Cena de um casamento com convidados ladeando um corredor e noivos ao centro da imagem escrito em marrom claro Dicas para realizar Casamento no campo

O casamento no campo é aquele tipo de casamento ideal para o casal que procura uma decoração rústica fora do tradicional como as festas feitas em salão, e sonham com um casamento bem romântico, simples e com uma linda paisagem natural como pano de fundo.

Para você que sonha com uma linda festa de casamento no campo este post é perfeito, pois está cheio de dicas de decoração, de como organizar e, também, com fotos inspiradoras de casamento no campo.Continue a leitura!

Natureza, pássaros e energia contagiante. Optar pelo ar livre para realizar o Grande Dia é o sonho de muitos casais. Até porque um casamento no campo com pôr do sol ou com o anoitecer repleto de estrelas é um cenário de tirar o fôlego. Confira agora dicas preciosas para tornar esse momento ainda mais especial!

1. Defina a data ideal

Primavera, verão, outono ou inverno? A estação ideal para realizar o casamento no campo varia muito e não há um período específico. 

Mesmo em dias sem sol, o ar bucólico se faz presente dando um toque de romantismo. E mais: o tempo não deve ser a maior preocupação, desde que haja estratégias para solucionar possíveis problemas. 

Para os organizadores de casamento, abril é uma ótima opção para cerimônias a céu aberto, pois a temperatura não é quente e nem fria demais, ou seja, é o equilíbrio perfeito!

noiva em um campo com flores rosasnoiva em um campo com flores rosas

2. Escolha o lugar perfeito

Antes de definir o sítio ou fazenda para esse dia tão especial, certifique-se se o local tem uma infraestrutura adequada para receber seus convidados. Esse passo precisa ser analisado com cuidado! Confira se há alguns pontos como:

  • Banheiro próximo ao local da cerimônia e da festa; 
  • Estrutura de apoio para os fornecedores; 
  • Geradores; 
  • Se atende o número de convidados desejado;
  • Se há espaço para a pista, coquetel, jantar, mesa de doces, lounges, estacionamento; e
  • Um local adequado para os noivos se arrumarem.

É bom saber também quais serviços já estão inclusos no pacote e quais precisarão ser contratados à parte. Alguns locais já incluem parte do mobiliário, segurança patrimonial, camareiras para cuidar da limpeza do banheiro, por exemplo.

mesa ornamentada em um sítiomesa ornamentada em um sítio

3. Monte a decoração do casamento no campo

Casamentos no campo combinam com uma decoração romântica, aconchegante e leve. Por isso, aposte nas flores sem hesitar! Se o evento for durante a primavera, abuse da variedade de flores. Uma ótima dica de decoração são as paredes ou cortinas de flores que ficam lindas e perfeitas como cenário de fotos.

Escolha também móveis de madeira, objetos decorativos de vidro e tecidos leves para cortinas e toalhas de mesa. Para compor o altar, arcos de flores e folhas são uma ótima opção. Para o período da noite, pode-se incorporar cordões de luz, lâmpadas com luzes mais quentes e até mesmo velas para compor a iluminação.

Por fim, a decoração vai depender do gosto dos noivos, aliado ao quanto pode ser gasto, inserir a essência do casal na decoração é uma ótima opção.

decoração com flores de um casamento decoração com flores de um casamento

4. Selecione a roupa dos noivos pelo conforto

Para que tudo ocorra bem no dia do casório, é importante se atentar ao detalhe mais simples no quesito trajes para casamento: o conforto.

Vestido da noiva: 

O vestido de noiva para casamento no campo tem que estar adequado para a ocasião. A utilização de caldas muito grandes, devem ser analisadas para não acontecer nenhum imprevisto, como sujar na grama ou rasgar.

O tipo de sapato também merece atenção, considerando que esse tipo de casamento pressupõe-se que tenham grandes áreas de grama ou de terra. Logo, é preciso ter cuidado com saltos muito altos e finos. É bom optar por aqueles mais grossos ou modelos que deem firmeza na hora de andar. 

Não se esqueça dos acessórios! Para a noiva eles são indispensáveis! Saiba os acessórios para usar nos eventos do casamento

Terno do noivo: 

Já para os noivos é importante levar em consideração a temperatura do local. A utilização de tecidos quentes em um casamento durante a tarde com sol, pode ser um problemão. Em relação às cores, elas variam de acordo com o horário do casamento: tons mais claros para o dia e escuros para a noite.

noivos se beijandonoivos se beijando

5. Elabore um dress code para os convidados

A preocupação do figurino não deve ser só dos noivos. Amigos e familiares, parte tão importante no dia da celebração, devem estar com roupas apropriadas para aproveitarem sem medo.

  • Para as mulheres: para o casamento no campo, o vestido ideal para as convidadas deve levar tons pastéis, estilos florais ou clássicos sem excesso de brilho. Xale e pashmina também podem ser utilizadas para se prevenir caso a temperatura mude rapidamente. Para as madrinhas, você pode acessar nosso post com dicas dos looks e cores para suas amigas importantes neste dia! 
  • Para os homens: quanto ao figurino masculino, se desprender do tradicional terno e gravata é permitido. Mas vá com calma, evite regata, bermuda ou chinelo de dedos – a não ser que os noivos possuam esse grau de despojamento, nessas horas vale sempre pôr em prática o bom senso. Quer mais dicas para o look masculino? Saiba mais no nosso post. 
casal vestido com roupas sociaiscasal vestido com roupas sociais

6. Defina o buffet

Salgadinhos, sanduíches, tortinhas, espetinhos, canapés, mini-escondidinhos, batata frita, queijos, patês, torradas. Tudo isso é uma delícia!

Inclusive, os convidados não precisam se sentar à mesa para comer e esses aperitivos são oferecidos pelos garçons – então ninguém tem que ir até um determinado lugar para se servir.

comidas variadas em buffetcomidas variadas em buffet

Dicas anotadas? Saiba que realizar o casamento no campo é uma boa opção para casais despojados que buscam cerimônias leves, longe da agitação da cidade

Ainda em dúvida de como realizar seu casamento? Veja nosso post com dicas para organizar esse dia único