Pessoas numa mesa planejando um casamento com o título "8 passos de como planejar e organizar um casamento"

Quando se fala em casamento, logo pensamos em algo lindo e feliz, mas também pode causar um certo nervosismo pensar na lista de preparativos para o casamento. Por isso, reunimos aqui 8 passos de como organizar um casamento.

  1. Defina o orçamento
  2. Escolha a data
  3. Faça a lista dos convidados
  4. Defina quais serão os locais (cartório, igreja e recepção)
  5. Escolha os fornecedores
  6. Crie uma página online com a lista de presentes
  7. Escolha as alianças
  8. Defina a lua de mel

O ideal é iniciar o planejamento e organização do casamento com um ano de antecedência, no mínimo. Assim, as etapas podem ser feitas com cuidado e atenção, com tempo até para solucionar imprevistos. Além disso, o auxílio de familiares, amigos e/ou cerimonialista, é muito bem-vindo.

1- Defina o orçamento

Para começar, definam o orçamento para a celebração do casamento. É ele que regerá tudo. Separe uma quantia a mais para resolver possíveis emergências.

2- Escolha a data

A data é um item importantíssimo. Pode-se pensar em uma data de aniversário de namoro ou importante para o casal, ou ainda, uma véspera de feriado, que é uma ótima opção, visto que muitos convidados trabalham e alguns moram em outra cidade, facilitando assim a logística. 

É bom também levar em conta a estação do ano e o clima da região em que vão se casar.

Com a data definida, torna-se oficial o evento e é dada a largada para iniciar os preparativos para o casamento! Assim vocês podem começar a procurar o local e elencar as melhores opções para facilitar a escolha. 

3- Faça a lista dos convidados

Decoração de casamento bem natural, com folhasDecoração de casamento bem natural, com folhas

 nesta etapa que vocês vão decidir quem irá curtir esta celebração junto com vocês. A lista de convidados está intimamente ligada ao orçamento e é preciso ter isso em mente nessa hora.  

Para facilitar, uma ideia é cada pessoa do casal criar uma lista com seus convidados, depois juntarem para fazer uma revisão e chegarem a um consenso.

Provavelmente não dê para chamar todo mundo que vocês gostariam. Por isso, considerem conversar sobre qual será a linha de pensamento para isso. Vocês querem prezar por convidar os parentes ou as pessoas que fazem e fizeram parte de momentos importantes para vocês? 

Não se deixem levar por aquela sensação de obrigação de ter convidar um tio distante, de retribuir o convite de alguém ou ainda ceder à pressão dos pais. Este é o momento de dividir a alegria de vocês com quem realmente importa e que irão ficar em suas memórias para sempre. 

Obs.: adicionem na lista, os profissionais que estarão durante o evento, pois eles entrarão na conta do buffet, bolo, docinhos, etc.

4- Defina quais serão os locais (cartório, igreja e recepção)

Tradicionalmente, primeiro é feito o casamento civil, depois o religioso e por último, a recepção em outro lugar. Porém, hoje existem diversas opções que se encaixam com a preferência de cada casal.  

Independente do formato, aqui seguem algumas recomendações:

  • Casamento civil

Pode ser feito antes, no mesmo dia ou depois do casamento religioso, no cartório ou no lugar da cerimônia. Neste último caso, o juiz de paz vai  até o local e tem o custo de deslocamento.

É necessário ter duas testemunhas, levar alguns documentos e escolher o regime de casamento. As opções de regimes são: comunhão parcial de bens, comunhão universal de bens, separação de bens e participação final nos aquestos. O mais comum é o de separação parcial de bens

  • Casamento religioso

Cada religião tem suas particularidades, por isso é necessário se informar diretamente na instituição sobre custos, documentos, som, decoração, padrinhos e madrinhas, cursos e principalmente data. 

  • Recepção

Com o número de convidados, dá para partir para a visitação de locais. Listem aqueles que vocês desejam, verifiquem se a data está disponível, se comporta os convidados, vejam as regras do local, até que horas pode ir a festa com som alto e som ambiente,  se o local dispõe e empresta móveis, se tem buffet próprio e se tem estacionamento.

5- Escolha os fornecedores 

Para escolher os fornecedores vale pedir recomendações a amigos, pesquisar na internet e revistas do segmento, ler avaliações, etc. Procure não levar em conta apenas o menor preço dos serviços, pois o barato pode sair caro. Todos os itens são importantes, mas tem alguns que se forem ruins, compromete todo o resto. É o caso de fotos, filmagem e decoração, por exemplo. 

Sejam criteriosos e até um pouco “chatos”, afinal é uma data muito especial e vocês querem que tudo (ou o máximo possível), saia perfeito. Peçam portfólio e perguntem se podem acompanhar a montagem de um evento que eles vão fazer, assim podem ver como trabalham.

A maioria dos fornecedores pede que o pagamento total seja feito até a data da cerimônia. Por isso é importante começar a montar o cronograma do casamento antes e ir fracionando os custos em meses. Se deixar para fechar em cima da hora, terá que desembolsar um valor alto.

Importante: firmem contratos, leiam tudo com bastante atenção e solicitem recibos ou notas fiscais para poderem se precaver em situações adversas. É interessante constar uma cláusula no contrato sobre o que será feito em caso de força maior, como o acontecimento da pandemia.  

A quantidade de fornecedores pode variar de acordo com o modelo da cerimônia, mas no geral, vocês precisarão de:

  • trajes para noivos(as)
  • salão de beleza
  • decoração
  • buffet
  • bebidas
  • bolo
  • doces
  • DJ ou banda
  • fotografia
  • filmagem
  • celebrante
  • convites

Obs.: Uma opção é enviar o convite de casamento digitalmente para diminuir o gasto e o impacto ambiental, se isso for uma questão para vocês. Até porque nem todo mundo guarda convite de casamento (desculpa trazer verdades). De repente seja interessante imprimir os convites para pais, avós e padrinhos, que são pessoas mais próximas e que provavelmente guardarão essa lembrança.

Mesa para recepção do casamento e um altar com floresMesa para recepção do casamento e um altar com flores

6- Crie uma página online com a lista de presentes

Se desejarem, podem criar um site para adicionar fotos, contar sobre a história de vocês, adicionar informações sobre os presentes (se terá lista e em qual(is) loja(s)). Esta é também uma forma de manter interação com os convidados até o momento da cerimônia.

7- Escolha as alianças 

A aliança simboliza um círculo que não tem início e nem fim e oficializa a escolha de estarem juntos. Hoje em dia existem vários tipos de alianças, uma mais linda do que a outra. 

Está cada vez mais comum uma pessoa do casal receber um anel de noivado e depois o casal trocar as alianças de casamento na celebração. Se esse for o caso, aqui na Virtual Joias vocês encontram um grande catálogo de alianças em ouro amarelo, branco e rosé com diferentes acabamentos e até desenhos externos.

Após o casamento, o anel de noivado pode continuar sendo usado como um aparador e até mesmo para compor um mix com outros anéis.

Três fotos: bolo de casamento com folhas, noivos beijando e decoração de uma mesa de casamentoTrês fotos: bolo de casamento com folhas, noivos beijando e decoração de uma mesa de casamento

Alianças de Casamento em ouro amarelo, branco e rosé

8- Defina a lua de mel

Escolhido o destino, pode ser útil analisar os valores de passagem e estadia para a lua de mel e até mesmo, se é um período em que muitas pessoas se casam e os custos dos fornecedores estarão mais elevados. 

Em seguida, verificar se todos os documentos e exigências - como passaporte e vacinas - estão em dia para poderem viajar. Reúnam esses documentos, passagens e reservas num único lugar para facilitar e evitar esquecimento.

Se a ideia é fazer um destination wedding ou weekend wedding, também valem as recomendações acima, mas existem alguns detalhes diferentes. Acesse o post!

Aproveite para ver nossas sugestões de acessórios para usar em cada ocasião do casamento.

Gostou das nossas dicas de como planejar um casamento? Compartilhe o link com outras pessoas que podem estar  precisando delas neste momento.