Alianças de prata com pedras e alguns símbolos acima do que não fazer para que não ocorra oxidação da prata.

Você já passou pela frustração de comprar uma joia linda de prata e ela escurecer rápido ou já ouviu falar que não vale a pena comprar alianças de prata 950, pois elas escurecem e perdem o brilho muito rápido? 

Neste artigo, vamos esclarecer todas as suas dúvidas para que as suas joias de prata ou alianças de namoro estejam sempre brilhantes, belas e conservadas, continue lendo e confira.

O escurecimento da prata é normal?

mão segurando moeda antiga de prata mão segurando moeda antiga de prata

O escurecimento da prata 950 é um processo natural do metal, por isso, pode ser que com o tempo a prata escureça, mas isso não significa que o metal seja de má qualidade ou que não seja um metal verdadeiro. 

O que diferencia a prata de lei de uma falsificação não é o seu escurecimento, mas se ao ser conservada e mantendo a limpeza e cuidados necessários, ela se mantém sempre clara e brilhante.

Por que a prata escurece?

A prata sofre uma reação química natural que se chama oxidação. A oxidação é um processo químico que acontece quando um composto orgânico, como o metal de prata, entra em contato com agentes oxidantes, como, por exemplo, o enxofre.

O enxofre, em regra, é o maior causador de oxidação das peças de prata, isso porque, está presente não somente no ar, como também no nosso próprio organismo e ao entrar em contato com a prata, gera uma camada de óxido de prata que é o escurecimento do metal. 

Existem outros fatores que também podem influenciar, como uso de material químico de limpeza, suor e ácido úrico elevado.

Por que o ácido úrico interfere no escurecimento da prata?

O ácido úrico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo depois da digestão de proteínas, por ação de uma enzima chamada xantina oxidase.

Depois de utilizadas, as purinas (proteínas) são transformadas em ácido úrico que é eliminado através do suor, motivo pelo qual causa o escurecimento da prata.

A alta concentração do ácido úrico no organismo também causa problemas de saúde, por isso, é preciso avaliar os níveis da substância no organismo para evitar problemas de saúde e também o escurecimento das suas joias.

Como evitar o escurecimento (oxidação) da prata?

recipiente com várias bolinhas de prata purarecipiente com várias bolinhas de prata pura

Infelizmente, não há como evitar o processo de oxidação da prata, mas há cuidados específicos que você pode tomar para que as suas alianças de prata durem mais.

Posso usar produtos de limpeza com a minha aliança?

O ideal é você tire sua aliança e suas joias de prata toda vez que for utilizar produtos químicos de limpeza, já que eles podem tirar o brilho e acelerar a oxidação da prata.

Em relação ao uso de produtos de beleza e cosméticos, ao utilizar, retire a joia e espere um tempo (aproximadamente 5 minutos) para colocá-las novamente.

Posso ir para academia com a minha aliança?

Não é recomendado ir para a academia com a aliança de prata, uma vez que o suor acelera o processo de oxidação e, além disso, a aliança pode ser danificada devido ao atrito no uso dos aparelhos e levantamento de pesos.

Posso usar a aliança no banho, piscina e mar? E lavar louças e roupas?

Nem pensar! Se você deseja retardar o escurecimento da prata, saiba que tomar banho, nadar, fazer faxina, lavar as mãos ou lavar louças usando as joias pode acelerar o processo, e ainda causar opacidade e acúmulos de resíduo (ex: sabão, produtos químicos, sal e cloro).

Como guardar as alianças e joias de prata? 

porta-joias aberto vazio porta-joias aberto vazio

Suas alianças e demais joias de prata devem ser guardadas com cuidado para não ficarem expostas ao ambiente e em contato direto com gases oxidantes existentes na atmosfera.

Por isso, não guarde as alianças de namoro em locais úmidos e mantenha a prata longe da luz solar e da umidade para garantir que elas não escureçam rápido. 

Além disso, uma dica importante é escolher caixas organizadoras e porta-joias para garantir que a sua aliança de namoro não sofra arranhões.

Como limpar minha aliança e joias de prata em casa? 

 

mãos come escova de dentes escovando aliança de prata em um copo com água e sabãomãos come escova de dentes escovando aliança de prata em um copo com água e sabão

As alianças mais trabalhadas com pedras, frisos ou com acabamento diamantado são mais fáceis de sujar e merecem maior cuidado, pois é comum o acúmulo de resíduos, como cremes e sabonetes.

Por tal motivo, a rotina de limpeza da peça é importante e você pode fazer isso em casa utilizando nossas dicas de limpeza.

Uma forma eficaz de limpeza em casa é a fervura das joias em uma panela com água e sabão de coco, processo que também pode ser usado em alianças lisas. 

Para essa limpeza, basta ferver a água e escovar a aliança com uma escova de dente ou lado macio da bucha de lavar louças, assim, você eliminará os resíduos de forma rápida, segura e eficaz.

Como tirar arranhões das alianças de prata

O dano ao acabamento externo das alianças e, consequentemente, o aparecimento de riscos é muito comum e ocorrem até mesmo em alianças de pessoas bastante cuidadosas. 

O simples ato de lavar louças ou carregar sacolas pode causar pequenos impactos e arranhões e para renovar suas alianças, remover os riscos e devolver o brilho original, o ideal é que de tempos em tempos você faça um polimento. 

Os clientes da Virtual Joias podem solicitar esse serviço gratuitamente, sempre que desejarem, arcando apenas com os custos de frete para envio e reenvio das peças.

Depois de tantas dicas incríveis, não há dúvidas de que sua aliança de namoro se manterá conservada e você terá uma joia para a vida toda, sempre clarinhas e brilhantes. 

Na Virtual Joias você ainda encontra categorias especiais de joias de prata 950, visite e confira. 

Quer saber mais dicas de como limpar suas joias de prata? Clique aqui e descubra outros modos de manter suas joias sempre limpas.