Fundo cinza azulado, à esquerda em branco: Dicas para limpar suas joias! No canto superior direito flores brancas, abaixo pulseiras de ouro 18k com pingentes de trevo em dois tamanhos diferentes

Limpar joias é algo em que raramente pensamos, porém, mesmo os acessórios da Virtual Joias possuindo uma excelente qualidade e certificado de garantia precisam de uma limpeza de vez em quando. Por isso que vamos mostrar algumas técnicas nesse post, para limpar com eficácia suas joias e evitar que fiquem manchadas. 

Tão importante quanto investir em joias de qualidade e certificadas, é saber como limpar joias de ouro e prata. Por se tratar de um metal, as joias de ouro e prata precisam de cuidados, para não tirar o brilho e a beleza da peça. Isso vale até para as pulseiras. Desta forma, cuidar da limpeza das joias que você tem em casa garante que fiquem sempre como novas.

Veja como limpar suas joias abaixo: 

Como limpar joias de ouro e de prata?

Corrente Masculina Elos Alternados 60 cmCorrente Masculina Elos Alternados 60 cm

1. Use água com sabão: coloque a joia de ouro em uma mistura de água com sabão líquido (detergente) por 10 minutos, depois limpe a peça fazendo movimentos leves com uma escova e por fim seque a peça com uma flanela bem macia e limpa. 

2. Jogue fermento: jogue um pouco de fermento em pó sobre as peças e esfregue com uma com um tecido limpo, depois enxágue em água corrente e seque com outro pano limpo e macio.

3. Faça um suco de cebola: despeje o líquido nas joias de ouro e esfregue nas partes que podem estar manchadas com cuidado, depois enxágue em água corrente e seque a peça com uma flanela limpa. 

Veja também: as melhores joias para presentear a namorada!

4. Use sabão e água com gás: misture algumas gotas de detergente neutro com água com gás, ele ajuda a remover manchas difíceis, e deixe a peça de molho de 5 a 10 minutos. Use uma escova de cerdas macias para esfregar a peça, por fim enxágue e seque com pano macio, esse método de limpeza é ótimo para correntes de ouro. 

5. Experimente o vinagre: molhe um algodão no vinagre branco e aplique no anel, bem suavemente. Por fim, enxágue para retirar o vinagre. 

Veja agora dicas para limpar joias de prata: 

Pulseira com Pingentes Borboleta PrataPulseira com Pingentes Borboleta Prata

6. Use o bicarbonato: use uma escova de dente umedecida com bicarbonato e esfregue delicadamente a joia de prata, após limpar todo o acessório enxague em água corrente.   

7. Teste a cerveja: apesar de incomum é bem eficaz, coloque as joias de prata em uma caneca de cerveja durante a noite e enxágue no dia seguinte. 

8. Experimente o creme dental: primeiramente, lave as peças de prata com sabonete neutro, depois use um algodão para passar o creme dental pela peça, depois de uns minutos, limpe as peças com água corrente e seque as peças com um pano macio.

9. Aproveite uma borracha branca: limpe as joias de prata usando uma borracha branca. Em seguida, limpe com um pano macio.

Confira agora algumas dicas simples para manter suas joias:

  • Após a utilização, lave com água e sabão (ou com álcool), enxugue e guarde em um saquinho plástico vedado;
  • Não guarde suas joias em caixas ou saquinhos de veludo. O veludo possui vários produtos químicos que aceleram a oxidação da joia;
  • De tempos em tempos, realize a limpeza da sua joia, seguindo o passo a passo que ensinamos acima;
  • Se perceber que sua joia começou a oxidar, esfregue-a em uma flanelinha com pasta de dente. Isso removerá facilmente a oxidação;
  • Não use escovas com cerdas duras, nem esponjas de aço na sua joia. Elas tendem a riscar a peça e remover o brilho;
  • Periodicamente, traga sua joia em nossa loja, para revitalização. Oferecemos esse serviço como cortesia para todos os produtos adquiridos conosco.

E agora que você já sabe o que fazer, pode garantir que as suas joias fiquem com aquele brilho de joia nova, mais uma vez, por muito mais tempo, certo? 

Lembre-se de ter um cuidado especial com as peças com pedras, pois são mais sensíveis!  Aqui na Virtual Joias temos manutenção vitalícia para nossos clientes. Saiba como, clicando aqui! 

Apesar de não existir um jeito certo para limpar suas joias de ouro e prata, a única regra de verdade é saber que elas precisam de cuidado. Acesse nosso post de dicas para cuidar das suas joias em prata.