Fundo acinzentado com texturas nas extremidades esquerda e direita. À esquerda em letra manuscrita rosa: Prata 925 é boa? À direita um colar com pingente redondo com uma trevo de 4 folhas gravada

Para quem ama joias de prata, uma dúvida recorrente é a respeito da qualidade da prata, e qual a diferença entre a prata 950 e 925. Por isso, nesse post, reunimos as dúvidas mais frequentes relacionadas à prata. Continue lendo e tire suas dúvidas.

Na Virtual Joias, a maioria das nossas peças em prata é 925, que assim como a prata 950, é considerada prata de lei, ou seja, possuem garantia quanto a fabricação.

Mas afinal, o que é a prata 925? 

A prata 925 possui 92,5% de prata em sua composição e 7,5% de outros metais. Por ser um metal mais puro tende a escurecer naturalmente com o tempo, o que pode ser resolvido com cuidados devidos à peça. É importante não deixar a peça entrar em contato com produtos químicos, umidade e calor.  

E a prata 950? 

Peças feitas em prata 950, têm em sua composição 95% de prata e 5% de outros metais, como o cobre. É menos maleável que a prata 925.

E qual a diferença entre prata 950 e 925? 

É bem simples!  A Prata 925 possui em sua composição a fundição de 92,5% de Prata pura mais 7,5% de outros metais, como o Cobre ou o Latão. Já a Prata 950 possui 95% de Prata  e 5% de outros metais.

Aos olhos de quem não entende muito do assunto, a maior diferença entre um tipo do outro é que, por ser mais pura, a Prata 950 tende a escurecer um pouquinho mais que a 925.

E por que a prata é misturada a outros metais? 

Assim como o ouro, que também recebe misturas de outros elementos em sua composição, a prata 950 e a prata 925 são considerados metais preciosos. Por ser um metal muito rígido, a prata precisa ser misturada com outros metais para ficar mais maleável, para o ourives conseguir manuseá-los e torná-los em uma bela peça. 

O que é prata de lei? 

A Prata de Lei recebe esse nome graças a uma lei portuguesa do século XV. A lei previa que a prata deveria ter pelo menos 80% de pureza em sua constituição final. Isso, a fim de prevenir uma mistura com materiais menos nobres, diminuindo seu valor. 

Hoje, no Brasil, como já dissemos, a Prata de Lei pode ser 925 ou 950, dependendo do uso e da região. 

E qual prata comprar? 

Ambas são ligas de prata com maior durabilidade e qualidade! O que faz delas diferentes são suas composições, onde cada uma recebe uma mistura de metais. 

O mais importante, ao adquirir uma joia de prata, são os cuidados, pois são peças que exigem uma atenção maior, confira alguns cuidados:

  • Evite o contato com substâncias como perfume, cremes hidratantes, laquê, cloro, enxofre, shampoo, detergentes, sabonete, cosméticos e bronzeadores;
  • Evite utilizar a joia em banhos de mar ou piscina, trabalhos domésticos (lavar louça, roupa, etc.) ou atividades esportivas. Também proteja sua joia do sabonete. Ele retira temporariamente o brilho da peça;
  • Não passe perfume, cremes ou bronzeadores juntos com as joias de prata. Quando for usar algum cosmético, retire suas joias e espere alguns minutos até o produto secar. Só coloque novamente suas joias apenas quando sua pele estiver seca, pois esses produtos podem causar danos irreversíveis. 

Para saber mais, confira nosso post de cuidados e conservação com a prata 925.

Como usar a prata 925? 

As joias delicadas em prata são ótimas aliadas na hora de compor um look. Isso porque a cor prata é neutra e é considerada um metal nobre. Então, além das peças serem bastante discretas para o dia a dia, elas também possuem a sofisticação necessária para compor muito bem looks sofisticados. Veja algumas dicas para arrasar no seus looks com joias de prata: 

  • Colares de prata em camadas;
  • Mix de anéis de prata;
  • Brinco com ponto de luz;
  • Pulseira de prata delicada.

Agora que você já sabe tudo sobre a prata 925 e como arrasar com ela na hora de montar seus looks, compartilhe esse post e conheça mais do nosso catálogo de joias de prata!