A prata é um material nobre que tem grande qualidade, além do brilho e charme maravilhosos, mas uma joia de prata e uma semi, podem ser facilmente confundidas visualmente. Fizemos até um post explicando sobre as diferenças entre joia, semijoia e bijuteria para você ficar atenta, mas como saber de fato se o acessório é de prata com garantia? Continue com a gente e saiba mais!
A prata é um metal precioso utilizado em utensílios, talheres, peças e em joias. No caso da joia, existem dois tipos que são utilizados: a 925 e 950. Ambos possuindo ótima qualidade e variando conforme o tipo de joia, anel, corrente, brinco ou pulseira.
O que é a prata?
A prata é um metal nobre extremamente versátil e é encontrado na natureza, e tem o seu valor superado apenas pelo Ouro. A palavra Prata tem origem indo-europeia, de "arhhg", que significa brilhante, e vem sendo trabalhada desde o quarto milênio A.C.
É considerado um metal muito mole para ser trabalhado nas joalherias, por isso é feita uma "liga à outros metais mais duros" em sua fundição.
Hoje no Brasil, duas ligas são aceitas como pratas oficiais, ou popularmente conhecidas como Prata de Lei, a 925 e 950, que possuem em suas composições:
- 925 = 92,5% de Prata pura + 7,5% de outros materiais;
- 950 = 95% de Prata pura + 5% de outros materiais.
Como saber se um anel é de prata?
Para saber se um anel é de prata, a primeira dica é sempre realizar a compra das suas joias em uma loja de confiança, mesmo em e-commerce, confira a reputação da loja em suas redes sociais, reclame aqui e se possível selos e certificados de segurança.
Outra dica é verificar se o anel possui em seu aro uma escrita que indica a quantidade de prata que a peça tem, 950 ou 925. Além disso, é importante também que a peça seja vendida com o certificado de garantia, confirmando a autenticidade do anel.
Por fim, você ainda pode realizar alguns testes simples para saber se o anel é verdadeiro, um dos mais conhecidos e realizados, é o teste do imã: anéis ou joias verdadeiras não são atraídos pelo imã, use um imã forte e de boa qualidade!
Você ainda pode optar por ter uma opinião técnica, pedindo para que um profissional qualificado faça o teste necessário para saber qual a quantidade de prata.
Lembre-se: não realize qualquer tipo de teste para evitar que aconteça algo mais grave com seus anéis! Busque sempre informações em locais de procedência, como aqui no nosso blog, e lá no nosso site!
Mas o anel de prata pode escurecer?
As joias de prata podem escurecer por vários motivos, sendo alguns deles:
- Contato com água do mar ou de piscinas;
- Contato com químicos;
- Armazenamento em local com umidade;
- Contato com cosméticos.
Evite essas situações, pois mesmo um anel de prata autêntico pode escurecer, mas temos um post com algumas dicas de conservação das suas joias de prata, e outro de como limpar suas peças, evitando o escurecimento dela, fazendo com que seu lindo anel dure uma vida toda!
Agora que você já sabe como descobrir se um anel de fato é de prata, confira o post com dicas para montar lindos mix de anéis, uma tendência crescente nos últimos anos!