Fundo em lilás claro, no canto superior direito uma pétala roxa, à esquerda em letra manuscrita cinza: Qual a diferença entre, em letra roxa: Joias, semijoias e bijuterias? À direita um anel estilo solitário cravejado de pedras em close up

Você sabe a diferença entre joias, semijoias e bijuterias?! Muitas pessoas pensam que é somente o preço, mas, neste post, você descobrirá ótimas dicas para diferenciar joias, semijoias e bijuterias.

Como são produzidas as joias, semijoias e bijuterias? 

As joias são feitas com metais nobres, como ouro, prata, platina, entre outros. Já as semijoias e as bijus são confeccionadas com metais de qualidade inferior. Geralmente, as semijoias são banhadas com um metal nobre, o que não ocorre com as bijuterias.

Ou seja: as joias são feitas com metais preciosos, garantindo alta qualidade e durabilidade, já as bases das semijoias e bijus são metais inferiores, o que faz com que se desgastem mais rápido.

É importante se atentar para o seguinte fato: o níquel (sulfato de níquel) é utilizado na composição de muitas semijoias e bijuterias, principalmente as mais baratas, o que pode desencadear alergias, vermelhidão, coceira e irritação no pescoço, braços e orelhas. Já no caso das joias, é quase improvável que elas ocasionem algum tipo de alergia. 

Ilustração com a quantidade de metal nobre em joias, e menos nobre em semi joias e bijuteriasIlustração com a quantidade de metal nobre em joias, e menos nobre em semi joias e bijuterias

Quais pedras são utilizadas nesses tipos de acessórios?

Grande parte das joias são produzidas utilizando pedras preciosas como: zircônias, esmeraldas, diamantes, topázios, safiras e rubis cravados na joia, evitando que se soltem com o passar do tempo. Na produção das semijoias, a maioria das pedras é artificial ou semipreciosas. Já as pedras das bijus são confeccionadas com materiais que imitam as pedras preciosas, por exemplo: plástico, acrílico e strass. Para saber mais sobre pedras, confira aqui

Por que devo comprar uma joia ao invés de semijoias ou biju?

Infográfico com a diferença entre joias, semijoias e bijuteriasInfográfico com a diferença entre joias, semijoias e bijuterias

O objetivo deste post não é te convencer a comprar somente joias, mas mostrar como a compra de joias, apesar de possuir um preço mais alto, é mais vantajosa em relação à durabilidade e qualidade da peça que você adquire. Afinal, joias não são simplesmente acessórios, mas trazem histórias, lembranças e elegância. 

Se você está em busca de acessórios diferenciados, elegantes, com durabilidade e qualidade incomparáveis, as joias são as melhores opções. Confira nossas joias feitas em ouro 18K e prata, que são excelentes para eternizar momentos presenteando pessoas especiais! Aproveite para conhecer mais curiosidades sobre joias no nosso post!