Fundo rosa escrito à esquerda em letra manuscrita Curiosidades sobre joias e à direita uma pulseira de ouro com pingentes de estrelas vazadas

Presentes desde a pré-história, quando ainda eram feitas de madeira, pedras e até de ossos, as joias sempre existiram na história da humanidade. Ao longo dos anos tiveram várias funções além de adornos, elas já foram peças importantes para ressaltar o status das pessoas na sociedade e também usadas até como amuletos. 

 

Pedras:

Anel entrelaçado com uma pedra de ouro e dois brincos com pedra vermelhaAnel entrelaçado com uma pedra de ouro e dois brincos com pedra vermelha

VJ9050 | VJ9860

Existem joias com diferentes tipos de pedras, as mais comuns são diamantes e zircônias.

Sendo os diamantes as pedras naturais mais utilizadas para a confecção de joias.  No século XVII,no Brasil, os primeiros diamantes foram encontrados às margens dos rios. 

Diamante é o nome dado para a pedra em estado lapidado ou bruto, já para se referir a um tipo de lapidação feito no diamante, usa-se o termo brilhante.

Já as zircônias, existem dois tipos: versão natural, que é super rara, e versão sintética, feita em laboratório, é chamada de zircônia cúbica, é classificada como um tipo de pedra semipreciosa.


Pérolas:

Dois pares de brincos de pérola. O primeiro modelo possui duas pérolas, enquanto o segundo apenas uma. Dois pares de brincos de pérola. O primeiro modelo possui duas pérolas, enquanto o segundo apenas uma.

VJ9875 | VJ9830

A pérola é um dos itens mais cobiçados do universo das joalherias. Elas podem ser produzidas naturalmente ou de forma cultivada, mas o processo de produção dos dois casos é o mesmo. Joias com pérolas são delicadas, elegantes e cheias de feminilidade!

 

Prata: 

Conjunto de anel, colar e brinco com corações entrelaçadosConjunto de anel, colar e brinco com corações entrelaçados

VJ9507

No Brasil, desde o século XV, a prata 925 é conhecida prata de lei, pois nessa época, o rei de Portugal Dom Afonso II criou uma lei que punia severamente quem alterasse o teor da mistura da prata. Isso quer dizer que a prata tem qualidade excepcional, alta durabilidade e brilho. A prata é tão preciosa quanto o ouro e é usada por homens e mulheres desde a antiguidade. A Prata 925 é de ótima qualidade, já que tem 92,5% de prata pura e somente 7,5% de outros elementos.

 

Ouro:

Pingente de madrepérola com plaquinha com desenho da pomba da paz sobreposta e um par de brinco de bolinha de ouro.Pingente de madrepérola com plaquinha com desenho da pomba da paz sobreposta e um par de brinco de bolinha de ouro.

VJ10048 |VJ9831

O ouro é um dos primeiros metais a ser descoberto pelo homem, estudos arqueológicos apontam que na Mesopotâmia, em 4000 a. C. já se trabalhava com ele. Em sua forma 100% pura, o ouro é chamado de ouro 24K e é bastante maleável, por este motivo é o ouro mais utilizado para fazer joias em todo mundo, sendo uma liga composta por ouro, prata e cobre, com 75% em ouro e 25% em prata e cobre. Essa liga é conhecida como o ouro 18K. No site da Virtual Joias nós temos peças em Ouro Amarelo (queridinho), Ouro Rosê (super na moda) e Ouro Branco (o toque charmoso). 

 

Sabemos que cada pessoa tem um tipo de joia predileto. Tem quem prefira ouro, tem quem prefira prata. Alguns preferem diamantes, outros são apaixonados por pérolas.

Seja qual for o seu tipo de joia predileto, as melhores e mais bonitas joias e com o melhor preço, você encontra na Virtual Joias.