Zircônia: saiba tudo sobre a pedra!

Com certeza você já se apaixonou por uma joia com zircônia, não é mesmo? Mesmo que ainda não saiba nada sobre a pedra. Isso porque ela, muito parecida com o diamante, é sofisticada e oferece uma beleza singular para acessórios como anéis, colares e brincos.

Hoje, o objetivo deste conteúdo é trazer as principais informações sobre essa bela gema. Então, para você conhecer mais sobre a pedra que caiu no gosto dos joalheiros, te convidamos a continuar a leitura com a gente!

Mas afinal, o que é a zircônia?

As zircônias são pedras usadas na elaboração de joias e podem ser encontradas de duas formas: sintética e natural. A natural é um mineral bem raro formado por cristais monoclínicos, possuindo 3 eixos de comprimentos diferentes.

Já em sua forma sintética, é produzida em laboratório e conhecida como cúbica, possui 3 eixos iguais de comprimento, que geram um reflexo na coloração arco-íris. É a mais utilizada nos acessórios!

Além de ter um brilho magnífico, possui alta durabilidade e custo acessível, por isso, tem sido muito utilizada em peças sofisticadas e também para itens mais singelos que geralmente são usados no dia a dia.

Qual a diferença entre a zircônia e o diamante?

A principal diferença entre as duas pedras é o valor, mas outros pontos podem ser considerados, como o formato e a cor. Continue a leitura dos próximos parágrafos e entenda tudo!

Formato: a pedra sintética, que é a mais utilizada nas joias, é perfeita, isso porque por ser produzida em laboratório, possui mais especificações a fim de garantir seu aspecto polido, já o diamante possui algumas imperfeições por ser um mineral retirado da natureza.

Cor: os diamantes possuem uma coloração amarelada, já a outra pode ser produzida em qualquer tonalidade ou incolor, lembrando que dentro da psicologia das cores, cada tom possui um significado.

A zircônia, por ser uma pedra produzida em laboratório, é de baixo custo, pode ainda ser cravejada em diversas quantidades nas joias, como os anéis de noivado, garantindo brilho singular para a peça e um significado especial.

No site da Virtual Joias, a maioria das peças com esse aspecto são zircônias. Isso porque temos esse compromisso com o meio ambiente, visando a sustentabilidade e a diminuição da extração de minerais preciosos da natureza.

Agora que você conheceu mais sobre a pedra, já pode comprar seus itens favoritos no nosso site em várias cores e lapidações! Para saber mais sobre as peças do site, confira nosso post de curiosidades sobre joias.