Fundo verde claro, centralizado em letra verde escura manuscrita: Tipos de cravação das pedras, abaixo um par de alianças em prata com pedras

A cravação é uma característica relevante na produção de uma joia porque ela determina a aparência da peça e como ela irá refletir a luz. Por isso vamos conhecer um pouco mais sobre os Tipos de Cravação mais conhecidos e utilizados nas joias aqui da Virtual Joias. 

Mas o que é a cravação? A cravação se refere à base de metal que mantém uma pedra ou diamante no lugar. Existem variadas formas de cravar uma pedra, mas nesse post iremos falar das 8 principais.

 

Cravação com garras:

Neste tipo de cravação, a pedra é presa à joia através de garras, e pode ter três, quatro, cinco ou seis garras com acabamento variado.

Anel de prata com pedra em formato de coração, no fundo tem algumas pérolas. Anel de prata com pedra em formato de coração, no fundo tem algumas pérolas.

Anel Prata Passion

Cravação inglesa:

A pedra é presa à joia por um aro de metal que tem como objetivo pressionar todas as suas extremidades, e além disso esse é o método mais antigo e tradicional de anexar pedras às joias.

Brincos de ouro com pingente de coração em um estojo infantil.Brincos de ouro com pingente de coração em um estojo infantil.

Brincos Ouro 18k Coração

Cravação pavê: 

Esse tipo de cravação tem um estilo em que as montagens de uma pedra não são visíveis a olho nu, geralmente parecem conter um conjunto flutuante de pedras preciosas.

Anel com pedras pretas e cravação pavê Anel com pedras pretas e cravação pavê

Anel Prata Pavê Pedras Pretas

Cravação grão: 

A cravação grão é o mesmo processo utilizado na cravação pavê, porém com um encrave individual para cada pedra. O resultado faz com que pouco do metal seja visto e as propriedades refletivas da pedra se tornam mais proeminentes.

Anel em cima de um suporte de madeira, ele possui pedra verde em formato de gota.Anel em cima de um suporte de madeira, ele possui pedra verde em formato de gota.

Anel Prata Gota com Pedras Brancas

Cravação trilho ou carrê: 

As pedras são enfileiradas entre dois “trilhos” paralelos de metal, e fixadas entre o sulco feito nas laterais internas do metal e a borda superior do trilho.

Anel de prata rodeado de pedras azuis com cravação carrêAnel de prata rodeado de pedras azuis com cravação carrê

Anel Prata Carrê

Cravação tensão: 

As pedras são presas sob a tensão exercida  pela força que um metal tenso exerce sobre as pedras.

Alianças de compromisso, uma delas possui uma zircôniaAlianças de compromisso, uma delas possui uma zircônia

Alianças Prata

Cravação de pérolas e outras pedras esférica: 

Para estes formatos naturais há a opção de montagem com fio passante, e há a opção de colocar “conchas” com pino que é colado no interior da pedra. 

Brincos de ouro com duas pérolas em uma caixinha de veludo azulBrincos de ouro com duas pérolas em uma caixinha de veludo azul

Brincos Ouro 18k

Cravação de gemas em lapidação gota ou “briollet”: 

Nessa cravação, é feita a colocação de “conchas” com fio de prata ou ouro  que são colados no furo da pedra.

Colar ponto de luz prata em uma caixinha de presenteColar ponto de luz prata em uma caixinha de presente

Colar Ouro 18k

A cravação é uma técnica delicada que exige muito carinho e dedicação para que a joia possa ficar ainda mais bela.