Fundo creme, um modelo de óculos escuros com terno caramelo e camiseta branca, centralizado o texto em letras cinza: Looks masculinos para Casamentos

Você foi convidado para um casamento, mas não sabe como se vestir? Relaxa, hoje nós vamos ajudá-lo a escolher um look sofisticado para a festa! 

Seguindo os nossos conselhos, você será o segundo homem mais bem vestido do salão. Afinal, não seria de bom tom ofuscar o noivo! Continue lendo o post e veja as dicas.

Toda cerimônia especial merece atenção! Por ser uma data única, deve ser inesquecível. É preciso caprichar na escolha da roupa masculina para casamento para não fazer feio nessa ocasião, ainda mais se é a comemoração de pessoas queridas.

Anote as dicas e acerte nas escolhas:

1. Saiba o dress code:

O primeiro passo é sempre checar o dress code no convite. Em geral, os casamentos são esporte fino ou passeio completo. Enquanto o passeio repleto requer terno com gravata, o esporte fino é um patamar mais casual. 

Ou seja, você pode ir sem gravata e trocar o terno por um blazer, com calça social numa tonalidade diferente. 

2. Observe o caimento da roupa: 

Você pode comprar o terno mais lindo do mundo, mas se ele não estiver bem ajustado no seu corpo, o look não ficará legal. 

Quando você comprar o terno, opte por um com modelagem slim, que é mais moderno. 

3. Se atente aos detalhes: 

A maioria dos homens se veste de uma maneira muito parecida num casamento. Como se destacar da multidão? 

  • Vai usar cinto? O couro dele, do sapato e dos acessórios deve ser da mesma cor. Marrom com marrom, preto com preto. Você pode variar na tonalidade se quiser; 
  • Coloque um lenço de bolso branco no seu paletó. Fica super sofisticado;
  • Se vai usar gravata, use o prendedor de gravata, é um acessório que está super em alta; 
  • Deixe aparecer um ou dois dedos da camisa por baixo do blazer — isso mostra que você é um cara antenado e caprichoso.

4. Aposte no clássico:

Por fim, tente não ficar inventando muito na hora de escolher o seu terno. O clássico é infalível! Não tem como errar com um modelo azul-marinho, preto ou chumbo. 

Lembrando que o preto é o mais formal de todos, enquanto o azul-marinho e o chumbo oferecem uma maior versatilidade.

Agora, veja algumas ideias estilísticas para ir a um casamento como convidado: 

O que um homem deve usar em um casamento de manhã?

Um casamento diurno – antes das 16 horas – pede um traje mais suave. Aposte no esporte fino para não errar, optando por cores claras e alegres. O terno pode ser bege, areia, cinza claro ou azul – com um tom meio-termo entre o claro e o escuro.

Dica preciosa: Evite o branco e total white. Essa cor é muito específica e chamativa, então é melhor usar um bege claro ou off white. 

Fique atento! Nessa cerimônia, você pode ousar com uma gravata em cor quente e um sapato marrom. Não abra mão dos acessórios: pulseiras, óculos escuros e até um chapéu – por que não?

homem vestindo terno com gravata laranja sentado em uma escada homem vestindo terno com gravata laranja sentado em uma escada

O que um homem deve usar em um casamento à noite?

Geralmente, eventos noturnos são mais formais, então é bom apostar no black tie ou semi formal

A primeira opção é clássica, com smoking preto, camisa branca ou tradicional preta. Você pode complementar com lenço, pulseira e anéis.

Se o evento não exigir o black tie, aposte em uma gravata slim e terno slim também

homem de terno usando gravata borboletahomem de terno usando gravata borboleta

O que um homem deve usar em um casamento na praia?

Um look bem elegante para a cerimônia próxima ao mar inclui peças leves e frescas, como calça de algodão fino. 

A camisa branca fica ótima, combinada com acessórios de cores quentes e alegres, como relógios, óculos escuros, chapéu, colares, cinto e pulseiras. Para calçar, você tem três opções: mocassim, sandálias ou chinelo.

Noivos alternativos e arrojados têm escolhido cada vez mais o casamento na praia, para ficar em total conexão com a natureza. Para os convidados, também é um ambiente que permite a liberdade na escolha do dress code. 

homem olhando para a camara com roupa social em tom begehomem olhando para a camara com roupa social em tom bege

O que um homem deve usar em um casamento ao ar livre?

Assim como o casamento durante o dia, prefira um terno claro, com uma camisa branca, rosa, azul com listras. A gravata pode ter um tom bem forte e destacado, já a calça pode ser chino bem ajustada. Aposte num sapato mais casual e chapéu.

Se estiver frio, dá para incrementar com um cardigã ou cachecol discretos. Para dias congelantes, é bom vestir um bom casaco ou sobretudo (de preferência, da mesma paleta de cores da calça e terno/camisa.

homem parado na porta com terno marromhomem parado na porta com terno marrom

O que um homem deve usar em um casamento civil?

Nessa ocasião não há um traje padrão. A ideia é ficar um casual chic: Vale usar uma camisa mais descolada e até usar um jeans mais escuro desde que a combinação fique harmônica. O tênis também é uma opção, com modelos de cano baixo. 

homem com roupa social em tons terrosos usando óculos escuroshomem com roupa social em tons terrosos usando óculos escuros

Com esses looks, dá para ter uma boa inspiração na hora de escolher o seu para seguir o dress code do casamento, escolhido pelos noivos! Como convidado da cerimônia, vale a pena investir em um look especial para um momento tão importante