Ele conquistou o coração dos noivinhos apaixonados e já se tornou o mês mais querido pelos amantes de flores. Mais conhecido como novo mês das noivas, setembro chegou com tudo e com ele uma onda de casamentos de todos os tipos, com cores e flores que tornam a celebração encantadora.
Por isso, para falar tudo sobre o novo mês das noivas e explicar por quê esse mês se tornou tão querido para casamentos, preparamos um artigo muito especial com tudo que você precisa saber para se casar em setembro, continue lendo e confira.
Por que setembro está sendo considerado o novo mês das noivas?
Nem maio e nem dezembro, o novo mês das noivas é SETEMBRO e aos poucos tomou o lugar do mês de maio que durante muito tempo foi considerado exclusivamente o mês das noivas.
E a razão para setembro se tornar um mês tão especial para casamentos é bem climática, isso porque, em setembro inicia-se a primavera, sendo o período do ano mais colorido e florido, além de estável climaticamente, sem grandes possibilidades de chuva.
O motivo está também relacionado a tradição dos norte-americanos e europeus que por viverem em temperaturas mais baixas na maior parte do ano, optam pela primavera, que nesses países acontece em MAIO, para celebrarem casamentos.
O Brasil acabou adotando a tradição por vias tortas, tornando o mês de maio o mês das noivas, no entanto, por aqui, o mês de maio é um mês frio, afinal é outono, uma preparação para o inverno, sendo ainda um mês de poucas flores e pouca cor.
Assim sendo, o mês de setembro foi tomando espaço e se tornou o mês preferido para casamentos, principalmente ao ar livre, para que se aproveite luz, cor e flores naturais. Se você ainda está na dúvida sobre qual mês escolher para se casar, setembro pode ser um ótimo mês, mas você também pode clicar aqui e saber como escolher a melhor data para se casar.
Entenda as vantagens de se casar em Setembro
Se você ainda não marcou o seu casamento e está em dúvida sobre o mês perfeito para a celebração, veja as vantagens de escolher o mês de setembro que dão razão ao mês ter se tornado o preferido para casamentos.
Temperaturas agradáveis
O clima é o fator principal para que setembro seja um mês propício para o casamento e sabemos que a temperatura é algo que interfere diretamente na escolha da data, afinal, a chuva é o terror de qualquer noiva.
Como setembro é um mês de temperaturas estáveis e dá-se início a primavera, casar nesse mês é uma vantagem, visto que, com o início da estação das flores, ainda não está muito calor como no verão e nem tão frio como no inverno.
Além disso, em setembro as flores naturais desabrocham e há uma variedade enorme de espécies, deixando a decoração muito mais bonita, principalmente para os casamentos ao ar livre.
Casamento ao ar livre
O casamento ao ar livre é também uma das maiores vantagens do mês de setembro e se você busca por uma celebração bem primaveril, com muitas flores e um ambiente aberto, setembro é a sua melhor opção.
Esse tipo de casamento é muito comum em setembro devido ao clima e às poucas possibilidades de chuva, além disso, os ambientes ficam naturalmente mais bonitos e com possibilidade de decoração natural, o que poupa gastos com demasiada quantidade de flores e ornamentações.
Para quem sonha em um casamento de dia, o casamento ao ar livre no mês de setembro supera todas as expectativas e você certamente terá um pôr-do-sol incrível para deixar a sua celebração ainda mais especial.
Se você ainda tem dúvidas sobre realizar a sua celebração ao ar livre, confira aqui as melhores dicas para realizar o seu casamento ao ar livre.
Melhor custo benefício
Além da questão climática, o mês de setembro se tornou atrativo devido ao custo-benefício, afinal, esse é um mês que você certamente irá economizar com decoração visto a variedade de flores.
E se você já orçou decoração de flores naturais, com toda certeza se assustou com o valor das flores, principalmente nos meses mais frios do ano, que são mais difíceis de se conseguir variedades.
Deste modo, aproveitar a primavera é um excelente modo de poupar maiores custos e ainda por cima, ter uma decoração maravilhosa com flores de todas as espécies.
Baixa temporada para viagens
Normalmente, os meses de férias são os meses mais difíceis para se programar uma lua de mel, por isso, se você deseja celebrar seu matrimônio com uma viagem com seu amor, o mês de setembro é perfeito.
O mês é de baixa temporada e clima ameno, e você gastará muito menos com hospedagem, passagem e passeios, seja o destino escolhido, nacional ou internacional, afinal, em baixa temporada há promoções incríveis para atrair o público, principalmente noivos.
Além disso, você evita um problema permanente, visto que ano a ano quando desejar comemorar o aniversário de casamento você terá mais facilidade em encontrar roteiros atrativos e de baixo preço.
Variedade em buquê
O buquê é um acessório indispensável para a noiva e também muito especial, afinal, a noiva irá passá-lo para outra mulher, como determina a tradição, como sinal de boa sorte para ser a próxima a contrair matrimônio.
Além disso, o buquê faz total diferença nas fotos da noiva e dão realce e cor ao vestido branco e é na primavera em que se encontra os buquês mais lindos e cheios de vida para compor a beleza da noiva.
As flores naturais combinam ainda mais com os casamentos ao ar livre, típicos dessa estação, por isso, se você deseja se casar ao ar livre e ter uma decoração e um buquê de beleza inigualável, setembro é o seu mês.
Variedade de modelos de vestido de noiva
O vestido de noiva também é uma preocupação para as noivinhas que esperam que esse momento seja único e especial, e, claro, também querem arrasar no seu casamento.
E não tem mês melhor para abrir o leque de oportunidades e escolher o vestido perfeito que mais te agrade do que setembro, pois você pode optar por vestidos curtos, midis, longos, de manga curta, tomara que caia, manga longa e mais uma infinidade de modelos.
Ainda, você pode diversificar nas cores e tecidos, podendo fugir do tradicional branco ou apostar em bordados e estampas que remetam ao charme da primavera, como fez a atriz Isis Valverde em seu casamento.
A atriz optou por um casamento ao ar livre e um vestido branco com bordados em flores que combinou perfeitamente com o estilo da cerimônia e você pode se inspirar com o vestido que se adequa perfeitamente a um casamento em setembro.
Você também pode ousar mais nas cores e fazer como a modelo Júlia Pereira que optou por um vestido leve e fluido de cor lilás que combina lindamente com celebração diurna ao ar livre.
E não há nada de errado em escolher um vestido de noiva colorido, pois, apesar de clássico, o branco não é uma regra e você pode inovar e ficar deslumbrante com um vestido.
Na primavera você ainda possui um leque maior de opções de cores e pode usar de estratégias como análise de coloração pessoal e cartela de cores para definir a paleta do seu casamento e harmonizar vestido e decoração.
Variedade em decoração
E por falar em decoração, o mês de setembro se destaca pelas infinitas possibilidades de elementos para decorar a celebração, sejam elas ao ar livre, igreja, praia ou até mesmo em casa.
Além da variedade de flores que já citamos e do preço acessível, a depender do local escolhido é possível eliminar qualquer custo com decoração, aproveitando tão somente a paisagem natural, como as praias e campos.
Em setembro também é possível encontrar outros elementos típicos da primavera, como o girassol que é uma espécie muito buscada para casamentos, porém, pouco encontrada durante o ano, sendo setembro a melhor época para utilizar o girassol em toda a sua decoração e quem sabe até mesmo no seu buquê.
Variações no terno do noivo
O terno do noivo, que é sempre tão clássico e normalmente em cores mais pesadas como cinza e preto, em setembro ganham mais leveza e se tornam mais despojados em tons de azuis e branco.
Para os casamentos ao ar livre o noivo pode até mesmo abrir mão do terno tradicional e optar por uma roupa social que converse com o ambiente, como as roupas sociais com suspensório que conversam com casamentos em locais abertos ou traje passeio com cores off-white para casamentos na praia.
Variações de joias
Por fim, se casar em setembro também pode te proporcionar maior uso de acessórios e se você é amante de joias, pode usar dessa liberdade para usar joias com cores que conversem com a primavera.
As joias de cabelo, por exemplo, podem ser utilizadas com sutileza e delicadeza e se você optar por uma celebração ao ar livre, pode até mesmo utilizar as flores naturais para decorar o penteado.
Já as joias de corpo, usar cores é a grande vantagem para os casamentos de primavera, principalmente se você optar pelo vestido branco, assim terá as joias como realce no look, conversando com as cores da decoração.
As joias ponto de luz são um grande exemplo de joias com cor que são adequadas para casamentos primaveris e alinham perfeitamente clima e beleza.
Já as noivas que preferem dosar na cor, mas usar algo simbólico e representativo, as joias em formatos de flor são delicadas e conversam com toda a temática da celebração e estação.
E para as noivas clássicas que preferem manter o estilo e usar joias apenas para complementar o look e dar um pequeno brilho ao visual, as joias em formato gota são delicadas e dão brilho ao vestido de noiva.
No site da Virtual Joias você encontra joias de todos os tipos, com variações de pedras e cores para escolher as que mais combinam com o seu estilo de casamento e com a sua personalidade, visite e confira.
Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog e fique por dentro das nossas dicas de joias, moda, casamento e muito mais.