Fundo cinza, à direita uma noiva de costas segurando um buquê de flores cor de rosa, à esquerda um desenho de um anel de noivado e escrito em branco: Por que maio é o mês das noivas?

Você já notou? Mal se aproxima o mês de maio e os convites de casamento começam a chegar e a agenda do mês logo é preenchida por incontáveis eventos e celebrações de casamento. 

Isso acontece porque o mês de maio é considerado o mês das noivas, sendo o mês preferido para cerimônias, seja na igreja ou ao ar livre, o que justifica a disputa acirrada de datas nas igrejas e casas de eventos.

Mas você sabe qual o motivo e a origem dessa tradição que consolidou o mês de maio como mês das noivas? Neste artigo vamos te contar todas as curiosidades sobre esse costume, continue lendo para saber mais. 

Origem da tradição :

Há quem diga que essa é uma tradição importada, visto que ela teve início no Hemisfério Norte e não aqui no Brasil, e como bem sabemos, o brasileiro ama importar costumes e tradições e com essa tradição não seria diferente.

No Hemisfério Norte os invernos são mais rigorosos e não há um clima misto e temperado como no Brasil, quase não se vê flores durante o ano e as temperaturas são extremamente baixas.

Por esses motivos, os casamentos são celebrados sempre na primavera, já que é o único período do ano em que o clima está mais ameno e agradável e as flores se abrem com uma beleza indescritível.

E você deve estar se perguntando, mas maio não é outono? Não no Hemisfério Norte!

Por lá, a primavera acontece entre março e junho e por isso, o mês de maio foi considerado o mês das noivas, pois este é o mês ápice da primavera e das flores no Hemisfério.

Aqui no Brasil, embora em maio estejamos no outono, a tradição foi adotada no País, pois, ainda se trata de um mês em que as temperaturas não estão tão altas como no verão e nem tão baixas quanto no inverno, além de haver pouca possibilidade de chuva.

Explicação Cristã:

Os mais religiosos contam uma versão diferente sobre a tradição e acreditam que o mês de maio é considerado o mês das noivas por influência da Igreja Católica.

Isso porque, no mês de maio também se comemora o mês de Maria, mãe de Jesus, e por isso, acredita-se que a mesma intercederá pelos noivos e derramará bênçãos sobre a nova família que se forma.

Ainda, há quem diga que por ser primavera no Hemisfério Norte, esse é um mês de muitas flores, que simboliza feminilidade e sensibilidade e por tal motivo, a Igreja também teria atribuído esse mês às noivas.

Casal de noivos agachados de frente para o padre em uma igreja Casal de noivos agachados de frente para o padre em uma igreja

Prós e contras de casar em maio:

Por ser outono, o mês de maio possui clima ameno e estável, assim sendo,  as chances de chover ou de estar muito calor são baixas e tanto a noiva, quanto as madrinhas, podem optar por vestidos elegantes de manga comprida.

Além disso, como o mês é considerado especial para as noivas, as agências de viagem costumam oferecer pacotes especiais para a lua de mel, com descontos e ofertas exclusivas para os casais.

No entanto, nem tudo são flores e casar em maio pode ser sim uma escolha mais onerosa, já que devido a demanda, os valores tendem a ser mais elevados, desde o salão de festas, buffet e decoração, até o aluguel do vestido.

Apesar de tradicional, maio não é o mês absoluto das noivas em todo o mundo e alguns Países preferem seguir seus próprios costumes, considerando outros meses como o mês das noivas.

Mês das noivas em diferentes lugares no mundo:

Alguns países adaptaram a realidade da sua localidade e adotaram outros meses como o mês das noivas por serem meses mais favoráveis para celebração dos casamentos.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o mês com mais índice de celebração de casamentos é o mês de fevereiro. 

Ocorre que em fevereiro os americanos comemoram o Valentine’s Day (dia dos namorados) e por isso, é o mês mais escolhido pelos noivos para a troca de alianças.

Já na Inglaterra, o mês mais buscado para celebração de casamento é o mês de junho. As britânicas optam por esse mês, pois, é o mês dedicado à deusa Juno, personagem mitológica que representa o matrimônio, a união e a monogamia.

no Brasil, embora maio ainda seja considerado o mês das noivas, não é mais o mês mais escolhido pelos brasileiros para a celebração do casório, sendo hoje o mês de setembro o mês preferido para as celebrações.

Setembro é o novo mês das noivas no Brasil:

Apesar de o mês de maio ainda ser muito disputado pelas noivinhas, o fato de haver muita concorrência de datas e o custo ser maior, muitos casais acabam por optar por um outro mês que se tornou queridíssimo pelos casais.

mês de setembro é o novo mês das noivas para o brasileiro e pesquisas já apontam que o número de casamentos nesse mês já chega a ultrapassar o mês de maio. A explicação é que em setembro inicia a primavera e por isso, a temperatura está agradável e as flores estão mais bonitas.

Outro motivo aparente é que setembro é o mês ideal para realização de casamentos ao ar livre e como esse tipo de casamento caiu no gosto dos casais, o mês tornou-se o novo mês de maio.

Vai se casar e ainda não sabe como escolher o melhor mês? Clica aqui e veja a melhor data para você celebrar seu casamento.

Sugestão de joias para casamento: