Fundo rosa claro com mostruário de cores diversas e o texto em coral: Paleta de cores para casamentos

A escolha da paleta de cores de um casamento é uma decisão muito importante porque definirá quase todo o evento, dos convites aos vestidos das madrinhas, gravatas do noivo e padrinhos e buquê da noiva, e claro, toda a decoração da cerimônia.

 

Há noivos já decididos sobre as cores que farão parte de seu grande dia, outros acabam pesquisando muito e até se perdendo diante de tantas opções. 

 

Para você que já se decidiu, mas principalmente para os casais indecisos, trazemos 5 sugestões de decoração para casamento em 2023

 

Leia nossas dicas, se inspire e decida as cores que farão parte dessa etapa essencial no enlace dos pombinhos:

  1. Siga tendências do momento de paletas de cores para casamento
  2. Combine com as cores favoritas do casal
  3. Converse com o cerimonialista e peça dicas
  4. Escolha sua paleta de cores para casamento conforme as estações do ano
  5. Selecione a cor conforme o local

 

Acompanhe cada uma delas a seguir!

1. Siga tendências do momento de paletas de cores para casamento

 

Se você é uma noiva fashionista, com certeza você deve se inspirar nas tendências da temporada para escolher a paleta de cores para o seu casamento. 

 

A Pantone define desde 1999 o tom de cor do ano que se torna a queridinha e mais desejada cor para moda e decoração. O tom de 2023 é o Viva Magenta 18-1750, um tom carmesim matizado, que remete a insetos chamados cochonilhas, que possuem um corante natural.

 

Essa cor é muito versátil e combina com todas as outras, fica linda com azul, verde seco, rosa, cria um destaque incrível com todas as paletas de laranja, roxo e tons pastéis. 

 

A cor vem da família dos vermelhos e combinada com branco ou dourado é uma escolha elegante e sofisticada. Fica magnífica como cor tema do casamento, podendo ser usada no buquê, no detalhe do bolo, e até para destacar a roupa das madrinhas, dos padrinhos e, também, do noivo.

Paleta de cores em tons magenta, madrinhas com vetidos magenta, convite de casamento com detalhe magenta, decoração de salão na cor magentaPaleta de cores em tons magenta, madrinhas com vetidos magenta, convite de casamento com detalhe magenta, decoração de salão na cor magenta

2. Escolha as cores favoritas do casal

 

O casamento é um evento especial, pensado e elaborado para os noivos, afinal é uma realização do sonho do casal. Por isso, personalize a cerimônia a deixando com a cara do casal, contando sua história de amor. 

 

Um exemplo, o noivo gosta de surfar e a noiva gosta de esportes radicais, nada impede que objetos que remetem a esses temas sejam incluídos na decoração, seja nos topos de bolo ou nas lembrancinhas do casamento. Inclua objetos que contem sua história, faça um mural de fotos ou recordações de uma viagem especial, por exemplo.

 

O evento é para e pelos noivos, por isso, se você vai casar, não tenha receio de incluir a personalidade de vocês na decoração da sua festa.  

 

Casal acariciando um cabalo, casal pulando na rua, casal abraçado com bicicletasCasal acariciando um cabalo, casal pulando na rua, casal abraçado com bicicletas

3. Consiga dicas com um cerimonialista

 

Quem saberia ajudar mais um casal prestes a se casar do que um organizador de casamentos? Com certeza, o cerimonialista ou assessor poderá indicar as paletas de cores e combinações que estão em alta, por isso, converse e tire dúvidas. Esse bate-papo pode ser impactante até para definir o local da cerimônia. 

 

O cerimonialista, por sempre realizar eventos diversos, pode apresentar ideias que trarão economias na decoração, por exemplo, informando as flores mais usadas no período por serem sazonais e, portanto, mais baratas, ou locais que combinem com sua temática e sejam mais acessíveis para sua festa.

Casal negro cobersando com cerimonialista de casamento Casal negro cobersando com cerimonialista de casamento

4. Escolha sua paleta de cores para casamento conforme as estações do ano

 

Defina sua paleta de cores conforme a data do seu casamento, ou melhor, conforme a estação do ano em que ele ocorrerá. O período em que acontecerá o casamento, decidir se ele será diurno ou noturno, também influencia na escolha da paleta.

 

Se sua cerimônia acontecer no verão ou primavera, estações que tem como características o sol, as flores e o calor, escolha cores quentes, demonstradas nas paletas do amarelo, laranja e vermelho.

 

Já para casais que vão se casar no outono sugerimos a paleta dos tons terrosos, laranja queimado e tons de nude. 

 

Se o inverno for a estação escolhida para a celebração, essa época combina com as cores frias da paleta do branco, azul, violeta e roxo.

 

Além dessas, provavelmente terá tons mais neutros, são consideradas cores neutras o branco, nude, cinza, prateado e dourado, imprescindíveis para compor a decoração, estando sempre presentes nos detalhes.

 

E para noivos mais clássicos e minimalistas, a escolha de uma paleta monocromática é a ideal. Nesse estilo de decoração são criadas variações de um mesmo tom criando um tema, sendo o branco a cor mais escolhida para esse tipo de cenário.

Casamento em branco, na praia ou no campoCasamento em branco, na praia ou no campo

5. Selecione a cor conforme o local

 

Decida sua paleta de cores conforme o local do casamento. Para casamentos ao ar livre a escolha são tons pastéis, mas uma boa dica é deixar em evidência uma cor. Destaque, por exemplo, um detalhe em uma cor quente no topo do bolo, que estará combinando com algum tom no buquê da noiva e nos arranjos da decoração. 

 

As cerimônias modernas realizadas em ambientes urbanos pedem uma paleta com tons mais frios. Componha sua decoração abusando dos tons e itens metálicos, além de objetos de cimento e madeira.

 

Os casamentos rústicos, por sua vez, são muito aconchegantes e tendem a ser ao ar livre, porém suas cores são diferentes, sendo comum o uso do branco, nude e verde. Na decoração o destaque fica no uso de folhas e flores secas e o queridinho do momento, o capim-dos-pampas.

Casamento no campo e casamento na cidadeCasamento no campo e casamento na cidade

Vale lembrar que para definir a paleta de cores de um casamento não há regras, porque o evento é algo único e que deve representar um momento especial para o casal. A dica é manter a coerência entre todos os itens, deixando convites, vestidos de madrinhas, ternos dos padrinhos, buquê da noiva, terno do noivo, flores, papelaria do casamento e tudo mais em harmonia. 

 

Temos certeza que com esse guia conseguimos te inspirar um pouco e atiçar sua criatividade para ter o casamento com a paleta de cores dos seus sonhos.  

 

Se você ainda tem dúvidas sobre outras etapas da organização de um casamento, temos um post com 10 passos essenciais para te ajudar nessa missão.