Casal de noivos se beijam escondidos sob o véu da noiva que segura um buquê de flores brancas, à esquerda na parte superior em letra dourada manuscrita: Tendências de casamento de 2024

O universo dos casamentos em 2024 traz grandes novidades para os casais que vão subir ao altar nesse próximo ano. Para impressionar familiares e outros convidados, acompanhe comigo 13 inspirações que vão de cores até opções de convites, passando por modelos de vestidos, buquês e locais para a cerimônia. 

1. Cor de 2024

A Pantone definiu a cor de 2024 que é a Apricot Crush, um tom cheio de luminosidade. Remetendo a cores presentes na natureza nos tons de pêssego e as variações de cores de terra, como os cânions de pedras. Podemos definir esse tom como um coral alaranjado rosado.

 

A cor de 2024 fica chique combinado ao azul, roxo, branco e rosa. Essa tonalidade estará presente tanto nas vitrines, podendo ser usada nos vestidos das madrinhas, gravatas dos padrinhos e do noivo, quanto na decoração, em detalhes das flores e do bolo. 

 

Uma tendência, portanto, para os casamentos em 2024 é escolher a paleta pensando nessa cor. Mas claro que você pode optar por outras cores, se esse for o caso saiba como escolher a paleta de cores para seu casamento.

 

Visão de cânions em tons de laranja e coralVisão de cânions em tons de laranja e coral

2. Noivas diferentonas

Uma tendência indispensável, hoje e sempre, é espelhar a personalidade da noiva no vestido. Se você gosta de se destacar com uma estética não convencional, invista em vestidos que fujam do óbvio, com aplicações coloridas, estampas florais ou até em cores incomuns para as noivas como preto, bege e vermelho.

à esquerda uma noiva negra com vestido bege claro com bordados brancos, ao centro noiva asiática com vestido curto branco e rosa, à direita noiva nregra com vestido preto com renda e fenda profunda à esquerda uma noiva negra com vestido bege claro com bordados brancos, ao centro noiva asiática com vestido curto branco e rosa, à direita noiva nregra com vestido preto com renda e fenda profunda

3. Anti-bride e anti-wedding

O movimento anti-bride ou anti-wedding se baseia em quebrar as tradicionais regras do casamento. Se a norma é a noiva usar vestido longo, então a anti-bride usará algo curto, se o casamento tradicional é realizado na igreja, então o anti-wedding será feito no jardim, no quintal de casa, ou mesmo em locais inusitados, como cenários urbanos. 

 

Essa tendência ganhou o coração de noivos da geração Z, isto é, os nascidos até o ano 2000, e consiste em noivas com vestimenta inesperada como ternos, cropped e saia curta, vestidos super mini e a troca do salto pelos tênis. Para os noivos, o ideal é deixar de lado o paletó e a gravata, prezando pelo conforto e frescor, com um estilo mais moderno e descolado.

 

à esquerda noiva de cropped e terno branco com véu curto, à direita um casal de noivos abraçados, ambos estão de tênis e a noiva usa vestido curtoà esquerda noiva de cropped e terno branco com véu curto, à direita um casal de noivos abraçados, ambos estão de tênis e a noiva usa vestido curto

4. Convites estampados

O convite de casamento resume toda a cerimônia, definindo as cores e estilo do evento. Uma tendência para 2024 é personalizar o verso do convite, ou o interior do envelope, com uma imagem em aquarela do local onde será realizada a cerimônia, ou do tema do casal, como as folhagens tropicais e frutas. 

 

Você também pode criar um brasão para os noivos e utilizar carimbos com cera para lacrar o envelope, o que cria uma atmosfera de realeza. Para os mais clássicos, escolha uma cor sóbria para o envelope como o azul-escuro, verde e o preto, mas se preferir o tradicional branco com metálico, como o prata ou dourado, também são belíssimas opções que nunca saem de moda.

 

à esquerda convite de casamento branco com guirlanda de flores e folhas sobre envelopes pardos com o interior estampado de flores, à direita convites brancos com  envelope preto com o interior floridoà esquerda convite de casamento branco com guirlanda de flores e folhas sobre envelopes pardos com o interior estampado de flores, à direita convites brancos com  envelope preto com o interior florido

5. Casamento sustentável

O casamento sustentável estabelece um comprometimento com práticas que preservem o meio ambiente. Uma iniciativa interessante é procurar empresas de organização do casamento e buffet que promovam zero desperdício. Desde a escolha do cardápio, produção das cerimônias e decoração, até as louças utilizadas devem ser pensadas para promover a menor degradação possível da natureza. 

 

Procure decoradores que utilizem materiais recicláveis e ecológicos em seus projetos. Escolher um catering, isto é, uma empresa especializada na alimentação de eventos, com boas práticas, além de ser benéfico ao meio ambiente, é uma aposta econômica.

 

Falando em economia, conheça 10 dicas para economizar na organização do casamento.

 

Casamento na praia com cadeiras e altar em madeira com folhagens e flores brancas minimalistasCasamento na praia com cadeiras e altar em madeira com folhagens e flores brancas minimalistas

6. Weddings Chapters 

Uma tendência atual é o Wedding Chapter (Casamento em capítulos, em tradução livre), isto é, uma festa de casamento que tem camadas, começa dias antes da cerimônia e tem duração mais longa. 

 

Aproveite um feriado em uma quinta-feira, por exemplo, e se case no sábado, porém faça diversas comemorações com seus convidados e familiares de quinta a segunda-feira. É ideal para os baladeiros e também para quem escolhe um local exótico para a cerimônia, possibilitando que os convidados conheçam e desfrutem do lugar paradisíaco escolhido para a cerimônia. 

 

noivo sorridente coloca a aliança no dedo do noivo de cabelo curto verde enquanto os convidados aplaudem e sorriem no fundonoivo sorridente coloca a aliança no dedo do noivo de cabelo curto verde enquanto os convidados aplaudem e sorriem no fundo

7. Estética vintage e retrô

A estética retrô é charmosa e cria um clima acolhedor de boas lembranças. Atualmente, as décadas mais saudosas que os casais gostam de relembrar são os anos 1980 e 1990. Peça a banda, ou DJ, para tocar os melhores flashbacks, inclua na decoração itens de época, como os telefones antigos, fotos de infância ou escolha um estilo de vestido, ou terno bem estilizado que remeta aos velhos tempos. 

 

As noivas podem escolher detalhes no vestido que o deixem com estética retrô, como mangas bufantes, rendas e transparências.

à esquerda noiva de vestido branco em renda com brilho e decote em v nas costas, ao centro noiva de tomara-que-caia bege em renda e mangas bufantes, à direita noiva com coroa de pedras e flores, decote qaudrado e mangas bufantes em rendaà esquerda noiva de vestido branco em renda com brilho e decote em v nas costas, ao centro noiva de tomara-que-caia bege em renda e mangas bufantes, à direita noiva com coroa de pedras e flores, decote qaudrado e mangas bufantes em renda

8. Garden Style

As folhagens e flores sempre foram itens necessários para compor a decoração das cerimônias de casamento, porém elas se tornaram indispensáveis. O estilo jardim, ou garden style, é aquela estética que remete a muitas folhagens verde e flores, na qual podem ser inseridos itens metálicos, de madeira, ou com a estética industrial. 

 

Invista em iluminação aparente como as cortinas de led, lustres, bolas de discotecas, dentre outros. Esse estilo é a evolução do Boho Chic, que é uma estética romântica, muito aconchegante e moderna, que continuará em alta por muito tempo.

 

à esquerda mesas e cadeiras de madeira clara com lâmpadas pendentes e lustre de  folhagens, à direita mesa comprida de madeira clara com enfeites de folhas e flores roxas e pendentes de cachos de flores rosasà esquerda mesas e cadeiras de madeira clara com lâmpadas pendentes e lustre de  folhagens, à direita mesa comprida de madeira clara com enfeites de folhas e flores roxas e pendentes de cachos de flores rosas

9. Casamento Minimalista

Se o casal não curte a vibe de jardim urbano do garden style, uma boa opção é uma decoração minimalista. Os casamentos nesse estilo possuem uma decoração mais simplista, ressaltando apenas o necessário, os noivos.  As cores mais utilizadas são as neutras como o branco e o bege. É muito charmoso e acolhedor.

 

à esquerda mesa branca de madeira com cadeiras antigas de madeira clata, iluminação amarela e enfeite de flores secas na mea, à direita um casal de noivas gargalham com coroas verdes na caveça e um arco de folhagens ao fundoà esquerda mesa branca de madeira com cadeiras antigas de madeira clata, iluminação amarela e enfeite de flores secas na mea, à direita um casal de noivas gargalham com coroas verdes na caveça e um arco de folhagens ao fundo

10. Midnight fast food

A gastronomia é a parte alta da festa do casamento. O midnight fast food, em tradução livre “lanche da meia-noite”, é a tendência para 2024. Além do tradicional buffet do jantar, no fim da festa, ou até mesmo como prato principal, oferecer comidas como mini sanduíches, hot dogs, tacos e churros são uma opção irreverente para terminar a festa com diversão. 

 

Para minimizar a ressaca no dia seguinte com uma comida deliciosa de food trucks, barracas de rua ou comida de boteco. Os convidados vão amar.

 

Mesa de peticos em porcelana branca com molhos, azeitonas, azeites, tomate seco, mini hamburguer, saladasMesa de peticos em porcelana branca com molhos, azeitonas, azeites, tomate seco, mini hamburguer, saladas

11. Madrinhas coloridas

Casamentos all white (“tudo em branco” em tradução livre) são uma opção para os minimalistas, é uma opção chiquérrima, mas para os mais ousados é possível escolher uma paleta bem colorida para sua cerimônia. Isso quer dizer: abuse das cores, tanto nas flores, quanto na papelaria, e até no bolo de casamento e doces. 

 

A tendência Barbiecore permanece em alta, então que tal escolher o rosa para o vestido das madrinhas? Tons pastéis como azul bebê, verde, e até os paetês dourados e prateados são ótimas opções para destacar suas madrinhas. 

 

Essa cor em evidência também pode estar presente na gravata do noivo e dos padrinhos, nos guardanapos e toalhas de mesa, então não tenha medo de ousar na utilização das cores da decoração do seu casamento.

 

foco nos vestidos azul royal, marsala, coral e rosa forte. Elas seguram buquês de flores que destacam a cor dos vestidosfoco nos vestidos azul royal, marsala, coral e rosa forte. Elas seguram buquês de flores que destacam a cor dos vestidos

12. Não jogue o buquê!

Para os buquês-de-noiva a tendência desse próximo ano são flores monocromáticas, isto é, de uma cor só. O modelo cascata é um clássico, mas para inovar escolha o maxi buquê, que é um mega ramalhete que pode ser composto por flores secas, frescas e um mix de folhagens. 


O hoop buquê é inovador porque possui o formato de guirlanda e é fofíssimo, fácil e prático de carregar. Os buquês apenas de folhagens, sem flores, são ideais para os alérgicos ao pólen ou para quem quer algo mais minimalista e moderno, é bem chique.

 

Noiva de branco segurando um amplo buquê de flores coloridas, ao lado buquê de Gypsophilas, abaixo buquê em formato de guirlanda com flores rosa claro, ao lado noiva segura buquê de flores secasNoiva de branco segurando um amplo buquê de flores coloridas, ao lado buquê de Gypsophilas, abaixo buquê em formato de guirlanda com flores rosa claro, ao lado noiva segura buquê de flores secas

 

O buquê é indispensável e pode ser feito com medalhas, camafeus, frutas, flores e galhos secos, pérolas, terços ou rosários, ou até composto por uma única flor. Uma tendência é, após o casamento, fazer um quadro de seu buquê, ou colocá-lo em uma redoma, proteção de vidro, para se tornar uma lembrança e decoração da casa dos recém casados.

Buquê de noiva com girassóis, ao lado buquê de flores secas com frutas, abaixo buquê de flores silvestres secas e ap lado buquê de uma flor sóBuquê de noiva com girassóis, ao lado buquê de flores secas com frutas, abaixo buquê de flores silvestres secas e ap lado buquê de uma flor só

 

Na hora da festa, uma alternativa ao clássico buquê jogado é o sorteio para as convidadas, ou o buquê escondido que é uma opção divertida, como uma caça ao tesouro. O buquê de fitas, onde a noiva vai cortando fita por fita até sobrar apenas uma pessoa segurando, é outra oportunidade divertida. Distribuir a medalhinha ou o bonequinho de Santo Antônio também é considerada uma forma bem descontraída de dar sorte para as amigas que querem ser as próximas a se casar.

 

à esquerda noivo sorridente joga o buquê para os convidados, ao centro noiva corta fitas para o resta um, à direita noiva de costas para os convidados sorri segurando o buquêà esquerda noivo sorridente joga o buquê para os convidados, ao centro noiva corta fitas para o resta um, à direita noiva de costas para os convidados sorri segurando o buquê

13. Bolo de casamento

A tendência para bolos de casamento permanece sendo os queridinhos naked cakes com decoração de flores naturais. O glacé em degradê metalizado e all white também estão em alta. 

 

O bolo também compõe a decoração da festa por isso não tenha medo de ousar com topos de bolo divertidos ou enfeites clássicos de flores e laços. Para inovar, invista em uma torre de donuts, cup cakes ou profiteroles, são lindos e deliciosos.

 

à esquerda bolo de três andares naked cake com flores naturais brancas, ao centr torre de profteroles e à direita bolo de três andares coberto de glacê branco e flores baturais à esquerda bolo de três andares naked cake com flores naturais brancas, ao centr torre de profteroles e à direita bolo de três andares coberto de glacê branco e flores baturais

 

Gostou das dicas? Me conta nos comentários, qual decoração você mais gostou e qual você escolheu para o seu casamento?