Fundo branco com uma lista de itens para uma festa de casamento coberta de confetes dourados. Em cinza claro está escrito 10 segredos para economizar na festa de casamento e dicas de lembrancinhas

Vamos dar uma super ajuda pra vocês se organizarem, economizarem e realizar a tão sonhada festa de casamento. Neste post você também encontrará dicas maravilhosas para a lembrancinha do casamento.

 

1. Coloque os gastos do casamento no papel: 

Mulher fazendo listas do planejamento do casamentoMulher fazendo listas do planejamento do casamento

O primeiro passo para se organizar uma festa de casamento é fazer listas:  de convidados, do Buffet, das bebidas, doces, decoração, do que se quer na recepção.  Desse modo, o casal terá ideia dos itens que devem ser priorizados e dos que podem ser cortados

 

2. Quanto você pode gastar com o casamento? 

Mãos de uma pessoa contando um dinheiro para o caixa do da cerimônia de casamentoMãos de uma pessoa contando um dinheiro para o caixa do da cerimônia de casamento

É muito importante ter um orçamento máximo para que saiba exatamente quanto pode gastar. Leve em consideração quanto tempo falta para o casamento, quanto o casal já tem e quanto pode guardar por mês. Vale lembrar que muitos locais pedem para o valor ser quitado até o dia do evento.

 

3. Pesquise muito no Google!

Tablet com a página do Google aberta, para pesquisar sobre festas de casamentoTablet com a página do Google aberta, para pesquisar sobre festas de casamento

Pesquise, pesquise e pesquise mais um pouco. Mande pedido de orçamentos para locais que te interessem, compare os preços e peça descontos ou alguns “presentes” dos buffets. Ter o dinheiro em mãos para o pagamento também é uma boa pedida.

 

4. Saiba quais são suas prioridades para o casamento: 

Mão de uma pessoa listando as prioridades do casamento, para saber onde economizarMão de uma pessoa listando as prioridades do casamento, para saber onde economizar

Com as listas em mãos junto com os orçamentos e preços, reveja o que e quem realmente é importante. Deixe apenas os convidados mais íntimos, como familiares e melhores amigos do casal.

Reveja também a lista de itens indispensáveis, filtrando-os por ordem de importância e cortando os mais supérfluos. Se você tem duvida de quais são esses itens, aqui vão alguns que não podem ficar de fora: 

  • Convite (físico ou online)
  • Local para  recepção
  • Comida, bebidas e doces
  • Decoração da festa
  • Fotos
  • Playlist de músicas, banda/DJ.
  • Vestido de noiva e traje do noivo serão diferentes do da festa?
  • Itens para deixar os convidados confortáveis como: chinelos, lenços umedecidos, desodorantes,leques e oferecer massagens para os pés durante a festa.

5. A importância de se confirmar a presença dos convidados: 

Papel com check-list escrito “sim” e “não” para confirmação do convidados no casamento Papel com check-list escrito “sim” e “não” para confirmação do convidados no casamento

É indispensável saber quantas pessoas comparecerão no seu casamento. Para isto, não deixe de confirmar a presença dos convidados e convidar somente quem é especial na vida casal.

Sabemos que, quando os noivos estão fazendo a lista de convidados, dá vontade de convidar a rua inteira, mas, ao convidar só quem realmente é importante, além de economizar, você se cerca de pessoas verdadeiras e que realmente se alegram com esta nova etapa na vida do casal.

 

6. Festa no mesmo lugar da cerimônia: 

Noivos felizes com os padrinhos em volta Noivos felizes com os padrinhos em volta

Fazer a festa no mesmo local da cerimônia é uma ótima forma de economizar nos gastos, já que não será necessário, por exemplo, fazer dois orçamentos de decoração: um para a igreja e outro para o local da festa.

Além disso, se for um espaço ao ar livre, além de ficarem lindos nos registros do casamento, eles precisam de menos decoração e iluminação, caso o casamento seja durante o dia.

 

7. Uma ótima dica para economizar com o casamento, escolha um bolo fake: 

 Bolo fake de casamento todo branco e com rosas na decoração Bolo fake de casamento todo branco e com rosas na decoração

Bolos clássicos "de verdade" e naked cakes são muito mais caros do que você pode pensar.

Para quem não abre mão de ter aquele bolo de casamento maravilhoso, a dica é investir nos bolos fakes, que têm a mesma beleza dos verdadeiros nas fotos, são mais baratos e ainda trazem a possibilidade de servir outros tipos de sobremesa.

 

8. Banda ou DJ? 

Local com vários instrumentos musicais para a banda do casamentoLocal com vários instrumentos musicais para a banda do casamento

Geralmente o DJ é mais barato, além de poder tocar uma variedade maior de estilos e agradar aos noivos e convidados. As bandas,além de serem mais caras, precisam de um bom espaço e fazem exigências de luz e aparelhagem de som.

Se o orçamento de vocês está apertado, contrate apenas o equipamento de som e a iluminação, não tenha meda de montar uma playlist personalizada.

 

9. Planeje o casamento com antecedência: 

Bússola representando que “tempo é dinheiro”Bússola representando que “tempo é dinheiro”

Planejem tudo com pelo menos um ano de antecedência. Dessa forma,vocês tem mais tempo para pesquisar e para juntar dinheiro. Cortem pequenos gastos como saídas de final de semana. E,se for possível,façam uma poupança.

 

10. Aposte nas comidinhas simples e deliciosas: 

Buffet com mini hambúrgueres na festa de casamentoBuffet com mini hambúrgueres na festa de casamento

As finger foods são uma ótima dica por causa da praticidade, rapidez para serem servidas e evitar que os convidados não fiquem com muita fome durante o casamento. Já os food trucks, além de serem uma tendência, ficam ótimos no ar livre. Se o seu orçamento estiver apertado, que tal pedir para aquela (e) parente que é o masterchef da família te ajudar a pensar na preparação de um prato que será sucesso na festa?

 

Dica extra: Lembrancinhas 

Ideia de lembrancinha de casamento com floresIdeia de lembrancinha de casamento com flores

Depois de meses planejando o casamento, é chegada a hora da decisão sobre as lembrancinhas, isto servirá para fechar com chave de ouro o processo de preparação para a cerimônia.Nada melhor do que agradecer a presença das pessoas que são especiais para os noivos, não é mesmo?!

A lembrancinha se tornou uma tradição com o passar do tempo, mas isso não faz com que ela seja um item obrigatório. Porém se você decidir que quer mimar seus convidados para que eles se lembram da história de amor de vocês, é necessário que o objeto tenha a "cara" do casal. A melhor é aquela que pode ser utilizada depois! Não adianta gastar muito dinheiro se os convidados não puderem aproveitar a lembrancinha em seu dia a dia. Preparamos um post com várias ideias de lembrancinhas para te ajudar!

 

Depois de anotar todas essas dicas, como seria a festa de casamento dos seus sonhos? Diz aí!