Fundo branco, à direita um anel solitário em prata trabalhada, à esquerda em letra manuscrita cinza e coral: Como usar o anel solitário com aliança?

O anel solitário é uma peça versátil e clássica, combinado a aliança cria um visual super elegante. Mas como fazer essa composição? Uso por cima ou por baixo da aliança? Posso combiná-lo com outras joias? Calma, fica comigo que descobriremos juntas o melhor jeito de usar essas joias.

 

Solitário como aparador


A aliança é uma joia que representa o comprometimento em um namoro, noivado ou casamento. Da mesma importância é o anel de noivado ou namoro, estilo solitário. O uso mais comum desse anel como símbolo de compromisso é no dedo anelar da mão oposta à aliança. 

Existe, no entanto, a tradição de que o anel solitário muda de mão no dia do casamento, sendo usado com a aliança.

 

Modelo loira sorrindo com a mão próxima ao rosto usando aliança e anel de noivado no dedo anelar da mão esquerdaModelo loira sorrindo com a mão próxima ao rosto usando aliança e anel de noivado no dedo anelar da mão esquerda

A indicação é que se use o anel primeiro que a aliança para que sua pedra se destaque, porém há quem prefira o contrário, então você quem decide como fazer a composição conforme o modelo de suas joias. Ele pode, inclusive, ser usado como aparador de alianças.

 

Casal sorri olhando um para o outro a mulher usa aliança na mão direita e na mão esquerda anel solitário  e meia aliançaCasal sorri olhando um para o outro a mulher usa aliança na mão direita e na mão esquerda anel solitário  e meia aliança

No dedo médio

Como esse anel é muito imponente, facilmente se destaca na mão. Por isso, tem quem prefira usá-lo no dedo médio, ao lado da aliança para realçá-lo. 


Essa decisão pode ser tomada quando, tanto o anel, quanto a aliança são extravagantes, para cada um receber a devida atenção. 

Saber como usar um anel é importante. Por exemplo, ao utilizá-lo no dedo médio significa sabedoria, equilíbrio e propósito, sendo associado a valorização da individualidade e identidade pessoal. 


Uma combinação sofisticada é usar o seu anel solitário no dedo médio e uma meia aliança junto às alianças no dedo anelar, por exemplo. Se quiser um look ainda mais criativo invista em meias alianças com pedras coloridas. 

 

à esquerda anel solitário de prata com pedras brancas , à direita anel solitário com detalhes vazados entrelaçando a pedra central à esquerda anel solitário de prata com pedras brancas , à direita anel solitário com detalhes vazados entrelaçando a pedra central

Anel de namoro prata Life - Anel noivado Felicitá ouro 18k VJ9063

Mix de anéis minimalistas

Combine anéis simples e delicados com seu solitário e sua aliança, criando uma composição requintada, formando um mix de anéis minimalistas. Escolha os dedos que preferir para criar esse visual moderno e sofisticado e prepare-se para os elogios.


Se preferir, cubra seus dedos com anéis de pedras coloridas e incremente esse conjunto com um anel solitário clássico para um mix mais glamouroso.


Quer saber mais? Então veja tudo sobre a tendência do mix de anéis!

 

À esquerda anel de namoro solitário em prata, à direita anel de noivado em ouro com pedras brancasÀ esquerda anel de namoro solitário em prata, à direita anel de noivado em ouro com pedras brancas

Anel de namoro prata Hug - Anel noivado Affetto ouro 18k VJ9047

Mix de anéis solitários e aliança

Você pode combinar três estilos de solitários, bem diferentes ou semelhantes, e usá-los nos três dedos da mão, nos dedos indicador e médio, por exemplo, e no anelar a aliança e o anel de noivado ou namoro. 


Para essa composição o ideal é que os anéis combinem entre si e sejam do mesmo metal.  Porém, como tudo na moda é uma questão de estilo e preferências pessoais, use sua criatividade. É uma composição arrojada, ideal para mulheres modernas.

 

à esquerda anel de namoro em prata estilo solitário, à direita anel de noivado em ouro com pedras brancasà esquerda anel de namoro em prata estilo solitário, à direita anel de noivado em ouro com pedras brancas

Anel solitario prata Veneza - Anel noivado Affetto ouro 18k VJ9047

O que é o anel solitário?

O anel solitário consiste em um aro de ouro ou prata com uma pedra ao centro, que geralmente é lapidada em formato de um brilhante, podendo também ser quadrada, retangular, ou formato de gota, por exemplo. É considerado o modelo de anel mais tradicional, clássico e cheio de significado.

Frequentemente é o primeiro anel que a mulher ganha na vida, geralmente nos seus 15 anos, depois, na idade adulta ela recebe outra versão mais elaborada dessa joia para o pedido de namoro e/ou noivado.

Trazendo um contexto histórico, o primeiro anel solitário surgiu em 1477, encomendado pelo arquiduque Maximiliano da Áustria para o seu pedido de casamento a Maria de Borgonha. Na ocasião foi encomendada uma joia com um imponente brilhante ao centro e o que mais para frente se tornou uma tradição para os noivos.

Adolescente negra sorri para câmera se segurando em um balanço com corda de flores usando um anel solitário Adolescente negra sorri para câmera se segurando em um balanço com corda de flores usando um anel solitário

Conheça os tipos de anel solitário.

Como usar anel solitário?

Como já dissemos anteriormente, o anel solitário é uma joia que pode ser usada de diversas maneiras, é geralmente usado no dedo anelar, mas não é uma regra. Esse costume surgiu com os egípcios que acreditavam que existe uma veia que sai do coração e termina neste dedo, a vena amoris. Mesmo essa afirmação não sendo verdadeira, usar alianças e anéis no dedo anelar se tornou uma tradição, pela praticidade e possibilidade de evidenciar a joia, porém a escolha de em qual dedo usar seu anel solitário cabe apenas a você.

 

Detalhe para foco da mão da modelo em seu ombro exibindo um anel solitário de prata Detalhe para foco da mão da modelo em seu ombro exibindo um anel solitário de prata

Você já conhecia essas combinações de solitário mais aliança? Conta para nós nos comentários qual você usa ou usaria em suas mãos.