Fundo cinza, à esquerda com letra manuscrita verde: Estilos de anel solitário. À direita a modelo sorri com a mão no rosto mostrando o anel de prata com pedras brancas

O anel solitário é o clássico dos clássicos! Esta joia possui características que remetem à elegância e ao luxo. É uma peça utilizada tanto como anel de noivado, quanto como um acessório fashion. O modelo mais comum deste anel é o de ouro com uma bela pedra lapidada em formato de brilhante. 

Confira neste post tudo sobre esta joia: história, formas de uso e seus diversos estilos!

O que é anel solitário e qual é o seu significado?

Existem pelo menos duas histórias sobre a origem do anel solitário. Uma é de 1423 que conta que William Hankford, chefe de justiça e advogado inglês, encomendou ao ourives um anel de aro simples com uma grande pedra de diamante ao meio, para presentear sua neta que estava sendo batizada. Por ter essa pedra “solitária ao centro, é que o anel recebeu o nome de solitário.

Outra história diz que em 1477, o Arquiduque da Áustria, Maximiliano I pediu que fizessem um anel simples com o mais puro diamante que encontrassem, cravado no topo. 

Maximiliano presenteou sua noiva Maria, duquesa de Borgonha, como forma de oficializar seu pedido de casamento e colocou-o no dedo anelar da mão esquerda, que segundo uma crença antiga, é onde fica a veia do amor (vena amoris), que vai diretamente ao coração. Com isso, este anel tornou-se símbolo de amor e deu-se início à tradição de utilizá-lo como anel de noivado. 

Veja abaixo algumas outras formas de se usar o anel solitário.

Anel solitário de noivado

O costume no Brasil sempre foi noivar com alianças de ouro. O casal troca as alianças e usa no dedo anelar da mão direita, e depois do casamento, passa para a mão esquerda.

Nos Estados Unidos, a tradição é um pouco diferente. Quando uma pessoa pede a outra em casamento, entrega um anel solitário de noivado que é colocado na mão esquerda. Somente esta pessoa usa até o casamento. No casamento então, os noivos trocam as alianças de ouro para a mão esquerda e o solitário passa a ser usado junto com a aliança. 

Este hábito dos americanos é bastante conhecido por nós, já que vemos muito em filmes o gesto do homem se ajoelhar e pedir a mulher em casamento com uma bela joia, que por vezes é passada de geração em geração.

Com isso, esse costume não demorou a chegar ao Brasil. Portanto, está sendo cada vez mais difundido o uso do anel de noivado para pedido de casamento, porém, sendo usado na mão direita. 

Geralmente o anel de noivado é de ouro amarelo, branco ou rosé e como o nome sugere, é usado para oficializar o noivado e utilizado durante essa fase. Está passando por este momento, mas não sabe muito bem como fazer o pedido? Veja  essas 9 ideias de pedidos de noivado para se inspirar!

Temos opções lindíssimas de anel solitário para noivado em nosso site. Confira!

Aneis solitários em ouro 18KAneis solitários em ouro 18K

Além desses, tem o clássico que ainda é o queridinho. Ele possui uma única pedra redonda e aro simples:

Anel solitário de ouro 18k clássico com pedra de zircônia branca Anel solitário de ouro 18k clássico com pedra de zircônia branca

Anel solitário no namoro 

Por conta dessa incorporação do anel de noivado, uma peça passou a marcar e fazer parte da fase de namoro: o anel de namoro. O que o diferencia é que ele é feito de prata e assim como o solitário, tem uma única pedra ao centro. 

Em nossa Coleção “Deu Match” temos opções lindíssimas de anéis de namoro para usar solo ou com a aliança de compromisso de prata.

 Anéis solitários em prata Anéis solitários em prata

Aliança de casamento com solitário

Como dissemos acima, o anel de noivado tem sido bastante usado no Brasil para pedir uma pessoa em casamento. Independente de trocarem as alianças de ouro no noivado ou no casamento, quando tem o anel na jogada, ele passa a ser usado como um aparador de aliança. 

Tem pessoas que também dão um anel solitário para outra pessoa como um presente especial pela ocasião ou como presente de um ano de casamento. Veja alguns exemplos de kits de alianças + anel que são ideais para essas ocasiões:

kits de alianças de ouro de casamento com anel solitários de ouro 18kkits de alianças de ouro de casamento com anel solitários de ouro 18k

Anéis solitários para o dia a dia

Estes anéis solitários são tão lindos, que ganharam novos designs, ficaram mais modernos e capazes de deixar os looks ainda mais sofisticados, inclusive estão sendo usados no dia a dia também. Além disso, essa é uma joia que nunca sai de moda. Confira alguns modelos diferentes.

Coração

Anel solitário para com pedra em zircônia brancaAnel solitário para com pedra em zircônia branca

Nada mais romântico do que um anel solitário com pedra no formato do coração, são perfeitos para pedidos de casamento e namoro juntamente com lindas alianças. 

 Colorido

anel solitário de ouro 18k com pedra de zircônia rosa redonda e anel solitário de prata 925 navete com pedra de zircônia azulanel solitário de ouro 18k com pedra de zircônia rosa redonda e anel solitário de prata 925 navete com pedra de zircônia azul

Que tal ousar na cor da pedra? O anel solitário, apesar de super tradicional, tem agora pedras em cores diferentes. 

Com várias pedras

anel solitário de prata cravejado de pedras de zircônias brancas com pedra principal redondaanel solitário de prata cravejado de pedras de zircônias brancas com pedra principal redonda

Apesar do anel solitário ser conhecido por ter somente um pedra, atualmente alguns modelos possuem detalhes com mais pedras, mas claro, sempre com destaque para a pedra central.

Anel de debutante

Além de ser utilizado em outros momentos e fases do relacionamento, o solitário foi e ainda é usado como anel de quinze anos. A principal simbologia desse anel é representar o rito de passagem da infância para a vida adulta.

Normalmente usa-se o anel no dedo médio da mão direita e pode ser usado no dedo anelar junto com a aliança, como um aparador.

Entendendo a necessidade específica desse ramo, a Virtual Joias criou uma coleção especial de anéis de debutantes, onde cada anel representa uma linda flor que nasce para embelezar a primavera. 

Todos os modelos têm uma pedra central destacada, preservando essa característica do anel solitário, porém a maioria tem outras pedras menores distribuídas pelo aro, o que torna os anéis muito brilhantes.

três tipos de anéis solitários em prata e ouro com cravação de pedras de zicônias brancas e pedra principal rendonda três tipos de anéis solitários em prata e ouro com cravação de pedras de zicônias brancas e pedra principal rendonda

Com essas dicas esperamos que você consiga encontrar o seu anel solitário ideal! Agora aproveite para ver algumas ideias de como criar um mix de anéis com solitários e outros modelos.