Fundo bege à esquerda escapulário de São Bento em prata à direita em letra preta "Como usar escapulário? 5 dicas da Virtual Joias

O escapulário é originalmente uma joia religiosa que consiste em uma corrente com duas medalhas que em seu uso mais comum ficariam: uma sobre o peito e outra sobre as costas. As medalhas em sua origem eram representações religiosas, sendo que o primeiro escapulário trazia consigo as medalhas do Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora do Carmo. Saiba mais sobre o que é um escapulário e toda a sua história. 


Hoje, no entanto, é possível encontrar escapulários com os mais diversos temas, inclusive modelos que fogem da temática religiosa. Mas você sabe como usar essa joia? Caso não saiba, fica comigo que, neste post, vou te apresentar 5 dicas de uso dessa peça cheia de significado.

1. Sobre o peito e as costas sozinho para proteção

O escapulário é um acessório de origem antiga, sua criação remete à Idade média e possui profundo significado para os cristãos católicos. Desde sua criação até hoje, o uso mais comum do escapulário é o mesmo: sobre o peito e as costas, como símbolo de proteção. 

Escapulário por baixo da roupa

Para quem acredita, o uso do escapulário ajuda a manter a fé e conexão com Deus. As pessoas mais discretas podem preferir usar o acessório por baixo das roupas. Essa forma é um modo de manter a devoção mais íntima de maneira mais discreta 

Escapulário sobre as roupas

Já quem prefere deixar claro a sua fé, o uso por cima das roupas, valorizando o look e deixando o escapulário  à mostra é uma ótima opção. 


Uma curiosidade sobre o escapulário: inicialmente o acessório era feito de tecido, que rasgava e deteriorava rapidamente, com o passar do tempo, ele passou a ser confeccionado em outros materiais como madeira, couro e metais como prata e ouro, o que passou a conferir ao acessório maior durabilidade. 

 

À esquerda em um quadro estilo polaroido escapulário em ouro Sagrado Coração de Jesus, ao centro na mesma moldura um modelo negro olha para o lado com a joia, à direita  mesma joia em prataÀ esquerda em um quadro estilo polaroido escapulário em ouro Sagrado Coração de Jesus, ao centro na mesma moldura um modelo negro olha para o lado com a joia, à direita  mesma joia em prata

Escapulário ouro 18k Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora do Carmo frente e verso - Escapulário de prata Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora do Carmo

2. Como um acessório moderno e elegante 

Além de símbolo de fé, o escapulário é um acessório moderno e inovador. Na Virtual Joias, você encontra vários formatos criativos e diferentes para compor um look cheio de conceito de moda. 


Você pode optar por modelos religiosos, mas com símbolos mais sutis, como cruzes, palavras e orações, que ainda deixarão o look muito elegante ou ainda vão eternizar momentos como o nascimento dos filhos, com um escapulário com os dados de nascimento.

 

À esquerda em moldura formato polaroid escapulário formato placa com dados do recém nascido e silhueta do pezinho, à direita mesma joia em prataÀ esquerda em moldura formato polaroid escapulário formato placa com dados do recém nascido e silhueta do pezinho, à direita mesma joia em prata

Escapulário personalizável dados nascimento ouro 18kEscapulário personalizável nome e data de nascimento menino prata

3. Para incrementar um mix de colares

Por ser um acessório versátil, que pode ser usado por todas as idades, sexos e religiões, o escapulário pode compor um mix de colares sendo combinado a outras correntes, criando um visual arrojado e fashionista. 


Esse acessório pode ser encontrado em diferentes formatos e estilos, agrada a todos os gostos, por isso combine-o a diversos tamanhos e formatos de correntes para criar um look bonito e equilibrado. Como, por exemplo, este choker com pingentes de rosa combinado a um belíssimo escapulário com a oração do Pai-Nosso fica um look muito estiloso.


Para as fãs de acessórios dourados e inspirar seu mix de joias com escapulário conheça 19 peças douradas e como as usar.

 

À esquerda colar  choker pingente rosas, à direita escapulário placa com oração do Pai-NossoÀ esquerda colar  choker pingente rosas, à direita escapulário placa com oração do Pai-Nosso

Colar choker com pingentes flor ouro VJ9759 - Escapulário Pai-nosso ouro 18k

4. Pulsos, ombros e chaveiros

O escapulário também pode ser usado de formas não convencionais como: nos ombros, pulsos ou mesmo como chaveiro. 


Nos ombros, ele será usado com as medalhas cobrindo cada ombro e a corrente lisa ficará abaixo do queixo e abaixo da nuca. No pulso, ele será enrolado como uma pulseira, há quem prefira esse uso para facilitar a oração. Como chaveiro é o modo mais prático de carregá-lo, pela possibilidade de ser conectado a anéis, chaves, mochilas e bolsas, para esse uso é necessário que a corrente seja diminuída. 


O que achou das sugestões? Me conte nos comentários como você usa seu escapulário e qual a dica que mais te surpreendeu.