Fundo em degradê de azul formando nuvens, no canto superior esquerdo um escapulário em ouro com plaquinha de cruz e coração vazados, no canto superior direito em letra manuscrita branca: Escapulários em ouro 18k e prata 925

Escapulário é uma joia delicada, podendo ser utilizada em qualquer ocasião, demonstrando fé e proteção física e espiritual. Leia o post e descubra o que é e como usar essa peça tão popular.

Qual é o significado do escapulário? 

A palavra deriva do latim “scapula” e significa ombro ou escápula, que remete justamente à região em que é usado. 

História do escapulário

A origem do escapulário está ligada à Ordem dos Carmelitas, pessoas que fundaram uma igreja em homenagem à Nossa Senhora no Monte Carmelo, em Israel. Essa Ordem era nômade e quando chegaram à Europa, enfrentou resistência aos ensinamentos que queria passar e foi até ridicularizada pela forma como se vestia. Neste tempo, o escapulário era um avental colocado sobre os ombros, que os monges usavam para não manchar a túnica durante o trabalho.

Diante dessas dificuldades que encontravam, São Simão Stock, líder da Ordem e devoto de Maria, rezando, pediu à ela auxílio contra seus inimigos e foi então que recebeu dela um escapulário com a promessa de que quem o usasse estaria sob sua proteção, dizendo:  “Recebe, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não sofrerá a perdição do fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto eterno com Deus”.

Depois disso, fizeram uma miniatura do escapulário usado pelos monges, para que os leigos utilizassem também. Essa adaptação tinha dois quadradinhos de tecido ligados por um cordão. 

Como usar o escapulário? 

Segundo a tradição, o escapulário não deve ser retirado do corpo. Portanto, utilizando o escapulário da Virtual Joias, que é uma joia, não haverá risco de estragar e você poderá utilizá-lo sempre, bastando ter cuidados de manutenção.

Quanto à ordem dos pingentes, não faz diferença, mas geralmente usa-se a do Sagrado Coração de Jesus virada para trás e a de Nossa Senhora do Carmo, virada para frente.

Por que se usa escapulário?

Usa-se o escapulário para sinalizar aquilo que está em seu íntimo, nos seus propósitos, o envolvimento com os ensinamentos e vida de Jesus e, principalmente, é um sinal de aliança e devoção à Maria.

Assim como disse Nossa Senhora a Simão Stock, o Papa João XXII afirmou que quem morre usando um, será libertado do purgatório.

Escapulário precisa ser ganhado?

Tradicionalmente dizem que o escapulário deve ser ganhado de alguém ou dado por um padre. Porém, se você não quer esperar esse presente chegar, pode se autopresentear e também dar de presente para outras pessoas, demonstrando o carinho e cuidado que tem com elas. É ideal que o mesmo seja benzido por um sacerdote, assim como toda joia religiosa.

Quais são os tipos de escapulários?

Existem vários tipos de escapulários: o clássico de Nossa Senhora do Carmo, Sagrado Coração de Jesus, Espírito Santo, São Bento, com oração, escapulários em prata e ouro, com pingentes retangulares e redondos. Conheça agora alguns modelos disponíveis em nosso site:

Escapulário Nossa Senhora Aparecida

A padroeira do Brasil tem muitos devotos, não só em nosso país, mas pelo mundo afora. Reserve um espaço especial para Nossa Senhora Aparecida escolhendo um escapulário de ouro ou prata cheio de significado.

Escapulários de ouro e prata com a imagem de Nossa Senhora AparecidaEscapulários de ouro e prata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida

Escapulário Sagrado Coração de Jesus e Espírito Santo

O Sagrado Coração de Jesus representa o amor de Deus pela humanidade e o sofrimento de Cristo na cruz. Já o Espírito Santo é o Consolador que Jesus prometeu para os fiéis. O significado da joia está relacionado às 12 bênçãos que repousarão sobre os devotos: paz, graça, proteção, consolação, prosperidade, alívio das dores, misericórdia, compaixão, libertação do mal, alegria, segurança e saúde.

Escapulário com um pingente com a imagem do Espírito Santo e ou outro com o Sagrado Coração de Jesus Escapulário com um pingente com a imagem do Espírito Santo e ou outro com o Sagrado Coração de Jesus

VJ9711 | VJ9729

Escapulário Cruz Malta

A Cruz Malta é o símbolo da Ordem dos Cavaleiros Cristãos de Malta, organização que surgiu durante as Cruzadas e tinha como propósito prestar socorro aos feridos da guerra. O significado da Cruz Malta está relacionado aos 8 pontos que os cavaleiros desta Ordem deveriam seguir:

  • viver na verdade
  • ter fé
  • arrepender-se dos pecados
  • dar prova de humildade
  • amar a justiça
  • ser misericordioso
  • ser sincero e incondicional
  • suportar a perseguição

Escapulários de ouro e prata com a imagem da Cruz de MaltaEscapulários de ouro e prata com a imagem da Cruz de Malta

Escapulário Pai Nosso

A oração do Pai Nosso é conhecida como oração universal por unir lições de compaixão, fraternidade e amor ao próximo. Lembre-se sempre dos ensinamentos de Deus por meio do Escapulário Pai Nosso.

Escapulários com a oração do Pai Nosso e duas mãos unidasEscapulários com a oração do Pai Nosso e duas mãos unidas

VJ9715 | VJ9730

Escapulário São Bento 

São Bento é um dos principais santos católicos, pois a oração desse santo tem forte poder de libertação e proteção contra os maus espíritos.

Escapulários em ouro e prata com a imagem de São BentoEscapulários em ouro e prata com a imagem de São Bento

VJ9713 | VJ9731

Apesar de sua origem, atualmente existem escapulários usados como representação de algo com grande significado para a pessoa, sem necessariamente ter um significado religioso. Na Virtual Joias, por exemplo, temos colares estilo escapulário, que representam o amor de pai e mãe por seus filhos e filhas, personalizáveis com dados de nascimento do bebê.

Fundo branco, moldura redonda à esquerda: Escapulário em ouro 18k com silhueta de criança em uma placa e na outra dados de nascimentos, moldura redonda À direita escapulário de prata com silhueta pé de bebê em uma placa, na outra o nome da criançaFundo branco, moldura redonda à esquerda: Escapulário em ouro 18k com silhueta de criança em uma placa e na outra dados de nascimentos, moldura redonda À direita escapulário de prata com silhueta pé de bebê em uma placa, na outra o nome da criança

Depois de aprender sobre a origem e o significado do escapulário, conheça mais sobre as medalhas religiosas aqui no blog!