Fundo bege claro, à esquerda O significado e a importância das joias religiosas, à direita um colar de ouro 18k com pingente da medalha de São Bento

As joias religiosas são muito usadas como demonstração de fé e símbolo de proteção. Como são peças delicadas, combinam com vários tipos de composições de looks, desde o trabalho ao casamento. Venha conhecer algumas dessas peças carregadas de valor sentimental e espiritual.

O uso de joias é muito antigo e tem características diferentes de acordo com os povos e movimentos artísticos. Antes mesmo dos metais nobres, civilizações indígenas e africanas já faziam adornos com pedras, dentes de animais, conchas, pérolas, etc.

O ouro é considerado o metal mais precioso e sua utilização em joias data de mais de 6 mil anos. Já foi adorado por índios da Colômbia por ser parecido com o sol e acreditarem que poderiam se comunicar através dele com o deus sol.

Muitas joias foram influenciadas pelos egípcios, gregos e romanos, que as usavam para se proteger, se embelezar e até mesmo como demonstração de status social. Mas foi na Idade Média, que as joias passaram a ter maior conotação religiosa devido ao aumento do pensamento religioso.

Utilizar uma joia religiosa demonstra fé, proteção, devoção e também pode ser usada em momentos de oração. Além de terem significados atrelados a eles, esses acessórios são usados como peças estéticas e constantemente estão presentes em desfiles de moda e criações fashionistas.

Existem diversos tipos de joias sagradas de acordo com as religiões. Nas de matrizes africanas, encontramos peças inspiradas em símbolos da cultura afro, de orixás e suas ferramentas. No judaísmo e islamismo tem a famosa mão de Hamsá que tem um olho na palma e é considerada um amuleto contra energias negativas e mau olhado. Assim como o olho grego também.

mão de uma modelo monstrando o anel de terço em prata, uma medalha de são bento em prata e uma pulseira em prata com pingentes de cruzmão de uma modelo monstrando o anel de terço em prata, uma medalha de são bento em prata e uma pulseira em prata com pingentes de cruz

Categoria Joias Religiosas

Dentre as joias religiosas católicas estão os escapulários, medalhas, brincos, anéis e pingentes com imagens de santos e santas, símbolos de cruz, espírito santo, de amor, paz, entre outros que permeiam o universo da espiritualidade. Conheça um pouco sobre essas peças!

Qual é o significado de escapulário?

espaculario produzido em prata feito a lazer com a oração livrai nos do malespaculario produzido em prata feito a lazer com a oração livrai nos do mal

Escapulário Prata Livrai-nos do mal

A palavra deriva do latim “scapula” e significa ombro ou escápula, que remete justamente à região em que é usado. Uma medalha fica virada para frente e a outra para trás.

Por que se usa escapulário?

Usa-se o escapulário como símbolo de proteção física e espiritual, para sinalizar aquilo que está em seu íntimo, nos seus propósitos.

Segundo a tradição, o escapulário não deve ser retirado do corpo. Portanto, utilizando o escapulário da Virtual Joias, não haverá risco de estragar, pois é feito de ouro 18K e prata 925, materiais super resistentes e que são para a vida toda.

Tradicionalmente também se diz que o escapulário deve ser ganhado de alguém. Por isso, é uma ótima opção de presente para pessoas religiosas e para dar em datas comemorativas, como o Natal e a Páscoa. Mas não há problema em “se presentear” e pedir que um padre o abençoe antes de usá-lo. 

Como surgiu?

O escapulário é uma peça do hábito dos carmelitas ainda hoje, mas era usado como um avental durante o trabalho para não sujar suas túnicas. Para que os leigos também utilizassem, fizeram uma “miniatura” com dois pedaços de tecido presos por um cordão.

Originalmente essa peça tinha em uma medalhinha a imagem de Nossa Senhora do Carmo e em outra, a do Sagrado Coração de Jesus. Com o passar do tempo, foram surgindo novos modelos com orações, frases da bíblia, Nossa Senhora Aparecida , Cruz de São Bento.

Esse acessório pode ser utilizado em qualquer ocasião, formal ou informal e é uma peça interessante para compor um mix com colares de diferentes comprimentos. Veja nossas dicas para fazer um mix de sucesso!

Medalhas religiosas

medalha redonda de ouro 18k com desenho feito a lazer do são bento, santo famoso por ser protetormedalha redonda de ouro 18k com desenho feito a lazer do são bento, santo famoso por ser protetor

Medalha São Bento Ouro 18k Pequena

Essas medalhas representam um compromisso com a palavra de Deus, transmitindo a sensação de proteção e segurança proporcionada por um amor maior. São peças que dão um toque diferenciado em qualquer produção, sejam elas básicas ou mais elaboradas.

A delicadeza nos detalhes de nossas medalhas religiosas irão te conquistar: elas são icônicas, universais e consideradas um dos maiores simbolismos de sentimentos e crenças da religião.

Como surgiu?

A história da medalha religiosa teve origem em Paris, quando Maria apareceu à noviça Catarina Labouré revelando-se como Nossa Senhora das Graças, mostrando as faces da medalha e fez o pedido para Catarina mandar cunhar um modelo igual, dizendo que quem a usasse com devoção, alcançaria graças especiais.

Em pouco tempo, as medalhas estavam difundidas por várias partes do mundo.  Começaram a surgir vários relatos de graças alcançadas e, por esse motivo, a medalha ficou conhecida como milagrosa. Desde então as medalhas ganharam outras imagens de santos e santas e são as queridinhas dos devotos.

Usar uma joia religiosa, para além de ter um acessório lindo, carrega um significado sublime de ligação com Deus e seus ensinamentos. Confira mais dessas peças de fé em nosso site