Fundo rosa claro, centralizado em letra manuscrita lilás: Saiba quais são os formatos das alianças, abaixo um par de alianças em prata quadradas com aplique de ouro, um par de alianças em prata abauladas e um par de alianças prata com côncavas

Você sabe quais são os formatos de alianças disponíveis no mercado joalheiro? A escolha das alianças de casamento ou alianças de namoro dos sonhos envolve fatores como o design das joias e a personalidade dos noivos, mas o formato das mãos e o formato das alianças também podem influenciar na decisão. Anote todas as dicas deste post!

Primeiro, vamos retomar alguns conceitos básicos. Você sabe o que é largura das alianças?!

Desenho mostrando onde mede a largura da aliançaDesenho mostrando onde mede a largura da aliança

A largura é a parte da aliança que chama mais atenção, por isso a proporção mão x aliança deve ser respeitada. Mãos grandes combinam mais com alianças maiores e mais largas, já mãos pequenas combinam com alianças menores e mais delicadas. Procure uma aliança que tenha uma largura interessante para as mãos do casal. Confira mais detalhes sobre a largura das alianças.

Formatos de alianças: 

No mercado joalheiro atual, existem diversas e lindos formatos para alianças, alguns mais clássicos e outros diferenciados. Os mais populares são:

  • Quadrado ou chapa reta;
  • Abaulado ou redondo;
  • Quadrado com cantos chanfrados;
  • Côncavo. 
Ilustração mostrando os formatos e confortos das alianças Ilustração mostrando os formatos e confortos das alianças
Ilustração mostrando os formatos chanfrado e côncavo e chanfrado anatômicoIlustração mostrando os formatos chanfrado e côncavo e chanfrado anatômico

Todos eles estão disponíveis com o conforto anatômico, mas você sabe o que são alianças anatômicas?

Alianças anatômicas (também chamadas de alianças confort ou alianças abauladas internamente e boleadas internamente) são aquelas que possuem a parte interna arredondada.

O formato interno faz com que a aliança diminua o contato com a pele, o que proporciona maior conforto e permite uma melhor circulação do sangue.

Para que sejam anatômicas, as alianças necessitam ter uma espessura maior. Quanto mais material houver nas alianças, mais anatômicas elas serão, ou seja, mais confortáveis. Aqui no blog você encontra também um post completo sobre o conforto das alianças. Ao escolher suas alianças, observe bem os fatores: espessura, largura, numeração e peso.

Alianças para cada formato de mão:

Dedos finos, longos ou retos: 

Para dedos longos/finos, opte por um modelo mais largo e no formato quadrado. Inclusive, as alianças quadradas ou alianças chapa reta combinam muito com dedos retos.

Dedos curtos: 

As pessoas que têm dedos curtos geralmente preferem que eles pareçam mais longos, dessa forma, dê preferência para as alianças quadradas ou quadradas com cantos chanfrados.

Dedos afunilados ou arredondados: 

As alianças abauladas e côncavas combinam muito com dedos afunilados ou arredondados por se adequarem ao formato desse tipo de dedo. 

Ilustração dos formatos de dedos: fino, longo, curto, reto, afunilado, arredondadoIlustração dos formatos de dedos: fino, longo, curto, reto, afunilado, arredondado
Ilustração dos formatos de dedos: afunilado, arredondadoIlustração dos formatos de dedos: afunilado, arredondado

Mãos grandes: 

As alianças clássicas e que não possuem muitos detalhes são ideais para quem possui mãos grandes, mas cuidado com as alianças finas, pois elas podem ficar desproporcionais. O formato recomendado para mão grandes é o côncavo, pois ele é mais profundo no centro do que na extremidade da aliança. 

Mãos menores: 

Mãos pequenas combinam com diversos tipos e formatos de alianças, o importante é analisar se a combinação está equilibrada em relação à proporção da mão.

Desenhos com uma mão grande e uma pequenaDesenhos com uma mão grande e uma pequena

Lembre-se: as alianças de casamento ou alianças de namoro serão usadas por muito tempo e devem estar relacionadas ao seu estilo e formato de mão. Gostou das dicas? Queremos saber: qual é o seu formato de aliança favorito?

No site da Virtual Joias, você encontra todos os estilos de alianças!