
A medicina é uma das profissões mais antigas da humanidade e trata-se de uma das profissões mais bonitas que existem, afinal, é de total cuidado com o próximo e se você está prestes a se tornar médico (a), continue lendo o artigo para saber mais sobre o anel de formatura do curso.
A conclusão do curso de medicina é um momento muito especial, afinal, são 6 anos de muito estudo que perpassa pelo ciclo básico, clínico e internato, uma caminhada árdua e cheia de percalços e por isso, nada mais justo que uma joia que eternize essa trajetória.
O anel de medicina


O anel de formatura é uma joia de tradição e é costumeiro que os graduados recebam a joia no ato da formatura para eternizar esse momento único e especial que é a conquista do diploma e a cerimônia de colação de grau.
No curso de medicina, o anel é tido como símbolo e carrega um significado de grandeza e honraria pelo juramento de entrega total na prática da profissão, desse modo, se tornar médico (a) é admirável e merece uma joia que represente todos esses princípios.
O anel é realmente uma joia rara, singular e com toda certeza, um presente para a vida inteira, por essa razão, é tão tradicional e especial no curso de Medicina, sendo esta uma tradição persistente, de origem romana.
Os romanos possuíam a crença que usar anéis significava sorte e proteção, por essa razão, presenteavam seus soldados antes de saírem para a guerra com um anel especial, como forma de amuleto.
Essa tradição foi trazida no correr do tempo para o anel de formatura que simboliza hoje proteção na nova etapa de vida, que é o exercício, de fato, da profissão, além de marcar o encerramento de um ciclo, sendo no curso de medicina um símbolo de dedicação e persistência.
Significado do símbolo de Medicina


A medicina é uma profissão já conhecida e falada desde as primeiras civilizações e acredita-se que sua origem seja egípcia, sendo o primeiro médico da história um egípcio chamado Imhotep (2655 a.C. – 2600 a.C.), que através do Papiro de Edwim Smith, deixou um documento com 48 casos médicos, organizados em seções, com diagnósticos e possibilidades de tratamento para cada um deles.
No campo de conhecimento teórico, foi na Grécia antiga, a partir de Hipócrates (460 a.C. – 377 a.C.) que a medicina foi reconhecida como uma área autônoma em relação à Filosofia e desvinculada das artes místicas.
Considerado o pai da medicina, Hipócrates introduziu princípios teóricos importantes para a medicina, admitindo a possibilidade de múltiplas causas para as doenças e considerando a observação do paciente o principal meio de fazer diagnósticos e propor tratamentos.
A partir da instituição da medicina como profissão, um símbolo foi atribuído ao curso, sendo ele o Bastão de Esculápio que nada mais é do que a famosa serpente enrolada no bastão. Mas o que ele significa?
O bastão de Esculápio ou Asclépio, é uma homenagem ao deus que simbolizava a medicina na mitologia grega e conta a lenda que Esculápio foi arrancado do ventre de sua mãe que havia sido morta e entregue a um centauro que tinha como missão o ensinar a arte da cura usando plantas medicinais.
Esculápio aprendeu tudo muito rápido e ainda criança os seus conhecimentos se tornaram maiores do que os de seu mestre, contanto ainda a lenda que durante uma visita a um paciente, uma serpente subiu e se enrolou em seu cajado não saindo mais, por isso, esse foi o símbolo escolhido para o curso.
A pedra do anel de Medicina


A Esmeralda é a pedra símbolo do curso de medicina e dos cursos relacionados às ciências biológicas e de cuidado com o próximo como a enfermagem. A palavra “esmeralda” vem do latim “smaragdos” e significa “clarão, raio” e pode ser relacionada ao seu brilho e fortes sentimentos de afeto por algo ou alguém.
Acredita-se ainda que a Esmeralda é a pedra da medicina, pois era utilizada pelos egípcios como amuleto, acreditando que ela espantava maus espíritos, trazia cura e mantinha a pessoa sempre bela e jovem.
A pedra também é associada ao semideus Asclépio e se tornou símbolo da medicina, representando proteção dos profissionais, aguçando a tranquilidade na profissão.
Como escolher o anel de formatura


O anel de formatura de medicina é uma joia especial para os formandos deste curso, e por isso, deve ser escolhido com cuidado e carinho, uma vez que acompanhará o profissional por toda sua jornada no exercício da medicina.
Se você quer presentear alguém que está se formando em medicina, tente observar a preferência do formando, analisando seus gostos pessoais. O primeiro ponto é descobrir qual a sua preferência de metal.
Há pessoas que preferem ouro a prata e descobrir essa preferência facilitará potencialmente a escolha. Tentar entender também as preferências quanto ao formato pode ajudar muito a acertar em cheio no anel.
Se a pessoa é mais minimalista, os anéis mais delicados são os mais acertados e com toda certeza irão agradar quem irá receber.


Em contrapartida, há também quem preferia anéis mais chamativos com pedras maiores, como o nosso anel de formatura com pedra principal do curso grande, cravejado de pequenas pedras:


Precisa de mais dicas de como escolher o seu anel de formatura? Clique aqui e aprenda como escolher o anel de formatura com o seu estilo.
No nosso site você encontra uma categoria completa de anéis de formatura femininos e masculinos e todas as opções são personalizáveis com a pedra e emblema do curso que você desejar.
Você ainda encontra outras diversas opções de anéis de formatura para Medicina. Acesse e confira!
Confira algumas opções dos nossos anéis de formatura e inspire-se:

