Fundo acinzentado detalhe à esquerda do sorriso e da mão de uma mulher negra segurando um prontuário com estetoscópio no pescoço, em letra verde manuscrita? Anel de formatura de medicina: qual o significado do símbolo e da pedra do curso?

A medicina é uma das profissões mais antigas da humanidade e trata-se de uma das profissões mais bonitas que existem, afinal, é de total cuidado com o próximo e se você está prestes a se tornar médico (a), continue lendo o artigo para saber mais sobre o anel de formatura do curso.

A conclusão do curso de medicina é um momento muito especial, afinal, são 6 anos de muito estudo que perpassa pelo ciclo básico, clínico e internato, uma caminhada árdua e cheia de percalços e por isso, nada mais justo que uma joia que eternize essa trajetória. 

O anel de medicina

formanda com quepe de colação de grau, usando anel de formatura de medicina. formanda com quepe de colação de grau, usando anel de formatura de medicina.

O anel de formatura é uma joia de tradição e é costumeiro que os graduados recebam a joia no ato da formatura para eternizar esse momento único e especial que é a conquista do diploma e a cerimônia de colação de grau.

No curso de medicina, o anel é tido como símbolo e carrega um significado de grandeza e honraria pelo juramento de entrega total na prática da  profissão, desse modo, se tornar médico (a) é admirável e merece uma joia que represente todos esses princípios.

O anel é realmente uma joia rara, singular e com toda certeza, um presente para a vida inteira, por essa razão, é tão tradicional e especial no curso de Medicina, sendo esta uma tradição persistente, de origem romana.

Os romanos possuíam a crença que usar anéis significava sorte e proteção, por essa razão, presenteavam seus soldados antes de saírem para a guerra com um anel especial, como forma de amuleto. 

Essa tradição foi trazida no correr do tempo para o anel de formatura que simboliza hoje proteção na nova etapa de vida, que é o exercício, de fato, da profissão, além de marcar o encerramento de um ciclo, sendo no curso de medicina um símbolo de dedicação e persistência.

Significado do símbolo de Medicina

símbolo do curso de medicina, cobra enrolada no bastão e ao lado menina com jaleco e instrumentos de medicina, usando anel de formatura símbolo do curso de medicina, cobra enrolada no bastão e ao lado menina com jaleco e instrumentos de medicina, usando anel de formatura

A medicina é uma profissão já conhecida e falada desde as primeiras civilizações e acredita-se que sua origem seja egípcia, sendo o primeiro médico da história um egípcio chamado Imhotep (2655 a.C. – 2600 a.C.), que através do Papiro de Edwim Smith, deixou um documento com 48 casos médicos, organizados em seções, com diagnósticos e possibilidades de tratamento para cada um deles.

No campo de conhecimento teórico, foi na Grécia antiga, a partir de Hipócrates (460 a.C. – 377 a.C.) que a medicina foi reconhecida como uma área autônoma em relação à Filosofia e desvinculada das artes místicas.

Considerado o pai da medicina, Hipócrates introduziu princípios teóricos importantes para a medicina, admitindo a possibilidade de múltiplas causas para as doenças e considerando a observação do paciente o principal meio de fazer diagnósticos e propor tratamentos.

A partir da instituição da medicina como profissão, um símbolo foi atribuído ao curso, sendo ele o Bastão de Esculápio que nada mais é do que a famosa serpente enrolada no bastão. Mas o que ele significa? 

O bastão de Esculápio ou Asclépio, é uma homenagem ao deus que simbolizava a medicina na mitologia grega e conta a lenda que Esculápio foi arrancado do ventre de sua mãe que havia sido morta e entregue a um centauro que tinha como missão o ensinar a arte da cura usando plantas medicinais.

Esculápio aprendeu tudo muito rápido e ainda criança os seus conhecimentos se tornaram maiores do que os de seu mestre, contanto ainda a lenda que durante uma visita a um paciente, uma serpente subiu e se enrolou em seu cajado não saindo mais, por isso, esse foi o símbolo escolhido para o curso. 

A pedra do anel de Medicina

três pedras de diamantes verdes em formatos diferentes três pedras de diamantes verdes em formatos diferentes

A Esmeralda é a pedra símbolo do curso de medicina e dos cursos relacionados às ciências biológicas e de cuidado com o próximo como a enfermagem. A palavra “esmeralda” vem do latim “smaragdos” e significa “clarão, raio” e pode ser relacionada ao seu brilho e fortes sentimentos de afeto por algo ou alguém. 

Acredita-se ainda que a Esmeralda é a pedra da medicina, pois era utilizada pelos egípcios como amuleto, acreditando que ela espantava maus espíritos, trazia cura e mantinha a pessoa sempre bela e jovem. 

A pedra também é associada ao semideus Asclépio e se tornou símbolo da medicina, representando proteção dos profissionais, aguçando a tranquilidade na profissão.

Como escolher o anel de formatura 

anel de formatura em ouro 18k com pedra central de zircônia branca e pequenas pedras cravejadas em volta. anel de formatura em ouro 18k com pedra central de zircônia branca e pequenas pedras cravejadas em volta.

O anel de formatura de medicina é uma joia especial para os formandos deste curso, e por isso, deve ser escolhido com cuidado e carinho, uma vez que acompanhará o profissional por toda sua jornada no exercício da medicina. 

Se você quer presentear alguém que está se formando em medicina, tente observar a preferência do formando, analisando seus gostos pessoais. O primeiro ponto é descobrir qual a sua preferência de metal.

Há pessoas que preferem ouro a prata e descobrir essa preferência facilitará potencialmente a escolha. Tentar entender também as preferências quanto ao formato pode ajudar muito a acertar em cheio no anel.

Se a pessoa é mais minimalista, os anéis mais delicados são os mais acertados e com toda certeza irão agradar quem irá receber.

dois anéis de formatura de medicina: um anel de prata 925 delicado com pequena pedra de zircônia verde e símbolo e um anel de ouro 18k com pedra delicada de zircônia verde e símbolo do curso.dois anéis de formatura de medicina: um anel de prata 925 delicado com pequena pedra de zircônia verde e símbolo e um anel de ouro 18k com pedra delicada de zircônia verde e símbolo do curso.

Em contrapartida, há também quem preferia anéis mais chamativos com pedras maiores, como o nosso anel de formatura com pedra principal do curso grande, cravejado de pequenas pedras:

anel de formatura de medicina em ouro 18k com pedra central de zirconia verde com pedras cravejadas em volta da pedra central anel de formatura de medicina em ouro 18k com pedra central de zirconia verde com pedras cravejadas em volta da pedra central

Precisa de mais dicas de como escolher o seu anel de formatura? Clique aqui e aprenda como escolher o anel de formatura com o seu estilo. 

No nosso site você encontra uma categoria completa de anéis de formatura femininos e masculinos e todas as opções são personalizáveis com a pedra e emblema do curso que você desejar.

Você ainda encontra outras diversas opções de anéis de formatura para Medicina. Acesse e confira!

Confira algumas opções dos nossos anéis de formatura e inspire-se:

dois anéis de formatura de medicina em ouro 18k. Um anel feminino com pedra central de zirconia verde e um anel masculino com pedra central de zirconia verde e símbolo do cursodois anéis de formatura de medicina em ouro 18k. Um anel feminino com pedra central de zirconia verde e um anel masculino com pedra central de zirconia verde e símbolo do curso