mulher com jaleco e instrumento de enfermeira e escrita com o símbolo do curso

A formatura é um momento especial em que se comemora o fim de uma trajetória de muito estudo teórico e prático e inicia uma nova trajetória de exercício diário da profissão escolhida.

No curso de enfermagem esse momento é ainda mais especial, afinal, trata-se de uma das profissões mais bonitas que existem, de cuidado e entrega total ao próximo e se você está cursando enfermagem ou técnico em enfermagem, continue lendo o artigo para saber mais sobre o anel de formatura do curso. 

O Anel de Enfermagem

anel de ouro de formatura com pedra solitária de zircónia verde e pequenas pedras cravejadasanel de ouro de formatura com pedra solitária de zircónia verde e pequenas pedras cravejadas

Se formar neste curso é honrável e merece uma joia que represente todo o significado de ser um profissional de enfermagem e os anéis de formatura possuem essa função de eternizar esse momento único de conquista do diploma e colação de grau. 

A joia é realmente uma joia rara, singular e com toda certeza, um presente para a vida inteira, por essa razão, o anel é tradicional e especial no curso de Enfermagem.

Essa tradição é persistente, pois os romanos acreditavam que usar anéis significava sorte e proteção e por isso, presenteavam seus soldados com essa joia como amuleto, antes dos mesmos partirem para a guerra.

O anel de formatura recebeu o legado dessa tradição e simboliza hoje proteção na nova etapa, além de eternizar um momento especial de encerramento de ciclo, sendo no curso de enfermagem um símbolo de dedicação e persistência. 

A tradição consiste em entregar para o formando no dia da cerimônia de graduação, um anel com a pedra e o emblema do curso como presente e símbolo da passagem da vida acadêmica para a vida profissional.

Significado do símbolo de Enfermagem

símbolo do curso de engermagem: lâmpada verde com uma cruz vermelha e uma cobra verde por cima.símbolo do curso de engermagem: lâmpada verde com uma cruz vermelha e uma cobra verde por cima.

A enfermagem é uma das profissões mais antigas da existência, pois trata-se de cuidados de saúde e bem estar do ser humano e por isso, seu brasão não poderia ser algo sem tamanho simbolismo, razão pela qual o símbolo do curso é no mínimo curioso, porém, muito especial.

O símbolo da enfermagem é composto de uma lâmpada como as dos gênios dos desenhos, uma cobra e uma cruz vermelha, mas que relação teriam esses itens e o que todos os desenhos juntos representam?

A lâmpada constante no símbolo é na verdade uma homenagem à enfermeira Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820. 

Florence se tornou um símbolo de cuidado e doação ao próximo durante a Guerra da Crimeia, pois liderou 38 voluntárias e coordenou o hospital de campanha, sempre com muito carinho e dedicação. 

Há relatos que durante esse período, Florence fazia rondas noturnas para cuidar de seus pacientes e sempre estava acompanhada de uma lâmpada à óleo, motivo pelo qual foi chamada de dama da lâmpada.

A enfermeira iluminava não só caminhos como também trazia luz e conforto aos doentes, o que fez com que a lâmpada se tornasse símbolo do curso em sua homenagem, significando luz no caminho de cada enfermeiro.

Mas e a cobra e a cruz vermelha?

Assim como na medicina, a cobra está presente no símbolo do curso como forma de representar a ciência e o ato de cuidar.

O animal faz referência ao semideus Asclépio da antiga Grécia, conhecido por tratar doentes em seu templo, pois conta a história que ao redor do templo de Asclépio existiam numerosas cobras que de algum modo ajudavam a curar os doentes.

Por esse motivo, a cobra é um símbolo que representa a área da saúde, se fazendo presente também no brasão da enfermagem, ajudando a tornar esse símbolo ainda mais representativo.

Por fim, a cruz vermelha representa os primeiros socorros, que é um dos fundamentos da profissão. A cruz e a cobra em conjunto simbolizam ainda a ciência, renascimento e cura.

Diferença entre o símbolo do Curso de Enfermagem e do Curso Técnico em Enfermagem

símbolo técnico enfermagem, lâmpada verde com seringasímbolo técnico enfermagem, lâmpada verde com seringa

No caso do curso Técnico em Enfermagem o símbolo é um pouco diferente, porém, possui o mesmo significado especial de cuidado e proteção ao próximo.

A cruz vermelha e a cobra são substituídas pela seringa e essa modificação acontece apenas para enfatizar características específicas do curso técnico.

Assim sendo, o símbolo do curso técnico é composto pela lâmpada de Florence Nightingale representando a área da saúde e a seringa simbolizando a técnica e precisão do ofício.

A Pedra do Anel de Enfermagem e Técnico em Enfermagem

pedras de esmeraldas grandes e  pequenas pedras de esmeraldas em voltapedras de esmeraldas grandes e  pequenas pedras de esmeraldas em volta

A Esmeralda é a pedra símbolo do curso de Enfermagem, bem como do curso técnico, assim como é também das outras profissões das ciências biológicas e significa “clarão ou raio”.

Ela também é conhecida como pedra do mês de maio, devido às civilizações antigas associarem as pedras preciosas aos meses do ano. 

Curiosamente, o dia da enfermagem e do técnico em enfermagem é comemorado também neste mês, respectivamente, nos dias 12 e 20 de maio.

Acredita-se ainda que a Esmeralda é a pedra dos cursos, pois era utilizada pelos egípcios como amuleto, acreditando que ela espantava maus espíritos, trazia cura e mantinha a pessoa sempre bela e jovem. 

Também associada ao semideus Asclépio, a pedra se tornou símbolo das profissões relacionadas à saúde e representa proteção dos profissionais, aguçando ainda a tranquilidade no ofício.

A preciosidade da pedra também se destaca, sendo mais um motivo para relacionar às profissões de saúde, por serem profissões de estimado valor social.

Como escolher o anel de formatura 

anel de formatura de prata com pedra solitária de zircónia verde e pequenas pedras cravejadas em voltaanel de formatura de prata com pedra solitária de zircónia verde e pequenas pedras cravejadas em volta

Por ser uma joia tão especial, o anel de formatura deve ser escolhido com muito cuidado e carinho, pois acompanhará quem o usa por toda a sua jornada de profissão e vida.

Além disso, a joia eterniza um momento único e muito especial para o formando, por isso, deve estar de acordo com seu gosto e personalidade.

Se você vai presentear alguém, considere a preferência da pessoa quanto ao metal, uma vez que há pessoas que preferem ouro, enquanto outras preferem joias de prata.

Observe também a preferência quanto ao formato do anel, pois há quem prefira anéis mais minimalistas como nosso anel de formatura com pequenas pedras cravejadas:

anel de formatura de prata com pedra solitária de zircónia verde e design moderno com filetes alternados ; anel de formatura de ouro com pedra solitária de zircónia verde e design moderno com filetes alternados anel de formatura de prata com pedra solitária de zircónia verde e design moderno com filetes alternados ; anel de formatura de ouro com pedra solitária de zircónia verde e design moderno com filetes alternados

Anel de prata / Anel de Ouro

Há também quem preferia anéis mais chamativos com estrutura mais grossa e pedras maiores como o nosso anel de formatura cravejado de pedras em torno da pedra principal do curso:

anel de formatura de ouro com espessura grossa e pedra solitária de zircónia com pedras cravejadas em volta; anel de formatura de prata com espessura grossa e pedra solitária de zircónia com pedras cravejadas em volta; anel de formatura de ouro com espessura grossa e pedra solitária de zircónia com pedras cravejadas em volta; anel de formatura de prata com espessura grossa e pedra solitária de zircónia com pedras cravejadas em volta;

Anel de prata / Anel de Ouro

Você também pode saber mais dicas de como escolher o seu anel de formatura de acordo com seu estilo.

No nosso site você encontra uma categoria completa de anéis de formatura femininos e masculinos, todos personalizados com pedra e emblema de cada curso.

Você ainda encontra outras diversas opções de anéis de formatura para Enfermagem. Acesse e confira!

Veja alguns dos nossos anéis de formatura e inspire-se:

três modelos de anéis de formatura, de prata e ouro, com pedras solitárias e aplicação de pedras em design moderno três modelos de anéis de formatura, de prata e ouro, com pedras solitárias e aplicação de pedras em design moderno