Fundo azul claro, à direita um homem negro de beca e diploma na mão, à esquerda dois modelos de anel de formatura em ouro e prata e texto: Anel de formatura: conheça a história, como usar e cuidados

A conclusão de curso é um momento muito especial, simboliza conquista e merece se tornar inesquecível por meio de um lindo anel de formatura. Saiba como usar e escolher esta joia!

Modelo negra com cabelo cacheado sorri para a câmera com a mão no rosto expondo o anel de formatura em prata com pedra gota com haloModelo negra com cabelo cacheado sorri para a câmera com a mão no rosto expondo o anel de formatura em prata com pedra gota com halo

Anel Formatura Prata

Como surgiu o anel de formatura?

O anel de formatura surgiu na West Point, clássica academia militar dos Estados Unidos, em 1835. Um grupo de alunos teve a ideia de marcar a passagem deles pela escola e também identificar de qual turma eles faziam parte para indicar um rito de passagem. Após essa turma, a escola institucionalizou o anel de formatura.

No Brasil, o anel de formatura se tornou um tradicional presente dado pelos pais aos formandos, mas pode ser ofertado por familiares, amigos ou cônjuges também.

Pedras e emblemas dos cursos

As cores das pedras tem relação aos significados já estabelecidos em torno da pedra. Por exemplo: se ela for relacionada à sabedoria, será atribuída aos cursos correspondentes a ela, como o de comunicação. Já os emblemas podem ter símbolos e significados diferentes, porque existem os oficiais e não-oficiais. 

Confira abaixo os mais populares. 

  • Direito

O símbolo mais famoso do Direito é a balança, que remete à justiça, à igualdade e ao equilíbrio entre o certo e o errado. Outro símbolo também ligado ao direito é a LEX (Lex Duodecim Tabularum) ou tábua das 12 Leis, iniciativa tomada pelos plebeus contra a imposição das leis dos patrocínios sobre eles, representando assim, a luta pela igualdade de classes e a diminuição de suas diferenças.

A pedra rubi, representante deste curso, tem conexão com o dom da palavra, sucesso e imparcialidade. 

  • Pedagogia

Embora frequentemente se utilize a coruja como símbolo da pedagogia, em virtude de estar associada à sabedoria, este não é o símbolo oficial do curso. O emblema da pedagogia é o caduceu de Hermes à frente da flor de lis que além da sabedoria, é símbolo do espírito nobre e da orientação.

A pedra deste curso é a safira azul que remete à criatividade, sabedoria e também está relacionada à superação dos limites e fortalecimento da mente.

  • Enfermagem

O símbolo da enfermagem está associado a uma lamparina grega acesa. Muitas vezes o símbolo também é associado a uma cruz vermelha e uma cobra sobreposta. A lamparina representa o caminho; a cobra e a luz sobrepostas, simbolizam a ciência. 

A pedra do curso de enfermagem é a esmeralda e está relacionada à prosperidade, natureza, cura, proteção e tranquilidade. Por isso, representa muitos cursos relacionados à saúde.

Caso queira conhecer de outros cursos ou identificar o seu, leia este post mais detalhado com o significado dos emblemas de formatura.

Em qual dedo devo usar o anel de formatura?

O anel de formatura, no Brasil, é utilizado no dedo anelar esquerdo, que é ligado à simbologia do deus Sol, representando, dessa maneira, prosperidade, sucesso profissional e brilho. 

Como alianças e anéis de noivado também ocupam o dedo anelar, tem pessoas que preferem utilizá-lo no dedo médio. Já nos Estados Unidos, onde surgiu a tradição do anel de formatura, usa-se na mão direita, para justamente não ser confundido com outros anéis.

Mas isso não é uma norma. Você pode usar onde achar melhor, fica a seu critério. O importante é decidir em qual dedo será utilizado antes de comprar, para que você escolha o tamanho correto.

Mas afinal, quando usar o anel de formatura? 

Como vimos, o anel de formatura geralmente é dado pelos pais, mas familiares ou amigos também podem presentear com essa joia. 

Se a pessoa receber a joia antes da colação de grau, ela pode utilizar na colação e na festa de formatura, por exemplo, sendo um grande destaque nas fotos das cerimônias. Após as comemorações, pode ser usado diariamente no exercício da profissão, mas há as pessoas que preferem guardá-la somente para ocasiões especiais. 

O anel de formatura é apenas para graduação?

Não, o anel de formatura não é exclusividade do nível superior, apesar de ser o mais tradicional. Essa joia pode ser usada e dada como presente em conclusões de cursos de ensino médio, técnicos e tecnólogos, tendo suas pedras e emblemas específicos também.

Quadro branco sobre fundo rosado com tabela de cursos e suas respectivas pedras e cores que representamQuadro branco sobre fundo rosado com tabela de cursos e suas respectivas pedras e cores que representam

Quais são os modelos de anéis de formatura?

Os modelos seguem mais ou menos um padrão, com o emblema do curso na lateral e no centro, uma pedra com a cor que simboliza a profissão. Normalmente são feitos em ouro 18K ou prata 925, podendo ter aros únicos ou duplos, com uma única pedra central ou outras pedras ao seu redor. 

Também temos modelos diferenciados de anel de formatura feminino e anel de formatura masculino. Confira todos eles clicando aqui e escolha o que mais te agrada!

Modelo sorri olhando para a câmera com a mão no rosto expondo o anel de formatura em prata com pedra azulModelo sorri olhando para a câmera com a mão no rosto expondo o anel de formatura em prata com pedra azul
homem de terno com a mão na gravata expõe o anel de formatura masculino em ouro com pedra quadrada vermelhahomem de terno com a mão na gravata expõe o anel de formatura masculino em ouro com pedra quadrada vermelha

                          Anel Formatura Prata | Anel Formatura Masculino Ouro 18K

Cuidados com os anéis de formatura

Independente da frequência de uso, veja alguns cuidados importantes para você ter com o anel:

  • Como possui pedra, garras e vãos, os resíduos podem entrar por ali e danificar os materiais. Você pode usar uma escova de dentes fina e macia ou o lado macio da bucha de lavar louças para retirá-los.
  • O ouro e a prata utilizados pela Virtual Joias são materiais de extrema qualidade, porém são metais maleáveis e, por sua vez, suscetíveis a desgastes, arranhões, opacidade e quedas, podendo comprometer também a durabilidade da pedra. 
  • Evite utilizá-lo enquanto realiza limpezas com produtos químicos, usa equipamentos de academia, está em contato com o cloro na piscina ou com o sal do mar, pois tudo isso pode gerar oxidação.
  • Tome cuidado ao retirar roupas para não enroscar as garras do anel, assim como, enroscar em cobertores, lençóis e travesseiros ao dormir.
  • Guarde seu anel em um local seco, arejado, longe da luminosidade, de preferência em sua caixinha, separado de outros acessórios e evite deixar em lugares que sejam propensos a cair.
  • Se precisar fazer uma manutenção, você, cliente da Virtual Joias, pode solicitar esse serviço gratuitamente sempre que desejar, arcando apenas com os custos de frete para envio e reenvio das peças.

Para quem quer fugir do tradicional ou prefere outras joias além do anel, temos coleções de pingentes e pulseiras de formatura. Esses acessórios são feitos com a mais refinada arte da ourivesaria e o moderno corte a laser, onde cada peça possui o desenho extremamente fiel ao emblema do curso.

Fundo coral modelo sorri segurando o canudo de formando próximo ao rosto usando um anel de formatura com pedra verdeFundo coral modelo sorri segurando o canudo de formando próximo ao rosto usando um anel de formatura com pedra verde