Foco em uma mão com anel de formatura de pedra azul escura segurando uma caneta e escrito em azul Anel de Psicologia

A Psicologia é um dos cursos mais tradicionais, além de ser uma profissão de suma importância, pois cuida do que move todo o nosso ser: a nossa mente. Se você pretende cursar Psicologia, está cursando ou prestes a se formar, continue lendo o artigo e saiba mais sobre o anel de formatura do curso. 

O anel de Psicologia

mulher vestida com beca de formatura preta com azul segurando o canudo de diploma usando anel de formatura mulher vestida com beca de formatura preta com azul segurando o canudo de diploma usando anel de formatura

Os anéis de formatura possuem significados muito especiais, pois simbolizam e eternizam um momento único de uma conquista indescritível que é a colação de grau e o recebimento do diploma de graduação.

Como principal símbolo dessa grande realização, a joia com toda certeza é uma joia rara, singular e um presente para a vida inteira e por essa razão, tão tradicional no curso de Psicologia.

A joia é tradicional pelo seu significado histórico, uma vez que os romanos acreditavam que usar anéis significava sorte e proteção e por isso, presenteavam seus soldados com essa joia antes de irem à guerra, como forma de amuleto.

Por força desse significado, a tradição de presentear um formando com um anel é mantida ainda hoje e levada muito à sério no curso de Psicologia, pois representa uma jornada marcada por dedicação e persistência e uma grande vitória na vida profissional.

O costume consiste em entregar para o formando no dia da cerimônia de graduação, um anel com a pedra e o emblema do curso para simbolizar a passagem da vida acadêmica para a vida profissional.

Significado do símbolo de Psicologia

banner com símbolo trindente da psicologia com escrita psicologia abaixobanner com símbolo trindente da psicologia com escrita psicologia abaixo

O símbolo da psicologia é bastante conhecido não somente pelos profissionais da área, mas pelas pessoas em geral, uma vez que estão sempre expostos nos livros, nas universidades, nos cartões dos profissionais e nas mesas dos consultórios de atendimento.

No entanto, embora o símbolo seja bastante conhecido visualmente, a maioria das pessoas não conhecem o seu significado e chegam a confundir até mesmo com um tridente, o que não é o caso.

O símbolo na verdade faz referência à vigésima terceira letra do alfabeto grego Ψ (psi) que foi traduzida pelos romanos para “psique” que significa borboleta em latim e também sopro, brisa, respiração, energia e por fim, alma.

Em outras palavras, a palavra “psique” significa estudo da alma e espírito e se tornou o símbolo da psicologia devido a sua natureza de cuidado com a mente, representando a natureza do ser e o seu renascimento. 

No Brasil, o símbolo foi reconhecido oficialmente em 2006, através da resolução 002/2006 do Conselho Federal de Psicologia que esclarece o significado do símbolo e desmistifica a relação com tridente.

A pedra do anel de Psicologia

pedra safira azul grande com pedrinhas de safira azul em voltapedra safira azul grande com pedrinhas de safira azul em volta

A pedra símbolo da profissão é o Lápis-Lazuli que é uma pedra conhecida por promover efeitos terapêuticos como a cura de dores de cabeça e problemas relacionados ao sistema nervoso.

No entanto, para fabricação de joias, a pedra não se destaca no quesito beleza, além disso, não permite muitos tipos de lapidação e possui pouca durabilidade, por isso, a pedra utilizada para representar o curso em joias é a Safira Azul.

A Safira Azul é uma das pedras preciosas mais procuradas e desejadas, sendo conhecida por ter uma coloração natural azul escuro e por ser uma pedra preciosa de alta durabilidade.

Por todas suas características únicas, a Safira Azul foi a escolhida como pedra símbolo do curso de Psicologia para ser usada no anel de formatura, pois quando lapidada e colocada no anel de ouro ou prata, o anel se torna uma joia para a vida toda.

Como escolher o anel de formatura

anel de formatura psicologia ouro 18k com pedra de zircônia azulanel de formatura psicologia ouro 18k com pedra de zircônia azul

O anel de formatura de Psicologia é uma joia muito especial para os formandos deste curso, e por isso, deve ser escolhido com máximo cuidado e carinho, afinal, a joia acompanhará o profissional por toda sua jornada no exercício da profissão. 

Se você quer presentear um futuro psicólogo, tente observar a preferência do formando, analisando seus gostos pessoais, a sua preferência por metal de ouro ou prata, por exemplo, é a principal característica que você deve saber. 

Há pessoas que preferem o ouro a prata, e descobrir essa preferência facilitará potencialmente a escolha. Tentar entender também as preferências quanto ao formato pode ajudar muito a acertar na escolha do anel.

Se a formanda é mais minimalista, os anéis mais delicados são os mais acertados e com toda certeza irão agradar quem irá receber.

anel de psicologia feminino ouro 18k pedra de zircônia azul anel de psicologia feminino ouro 18k pedra de zircônia azul

Se o formando é um homem que se impõe, um anel com maior largura chamará mais atenção e será um ótimo presente, como nosso anel de formatura de prata baguete.

anel masculino de formatura em prata 925 com pedra de zircônia azul anel masculino de formatura em prata 925 com pedra de zircônia azul

Encontrar a joia perfeita para eternizar esse momento tão especial pode não ser uma tarefa fácil e para facilitar mais ainda, você pode clicar aqui e ler também um artigo completo sobre como escolher o seu anel de formatura de acordo com seu estilo. 

No nosso site você também encontra anéis e joias de formatura de todos os modelos e estilos e para todos os gostos. Visite o site e confira: https://virtualjoias.com/.

Todos os anéis de formatura do nosso site são personalizados com os emblemas e pedra de cada curso, confira algumas das nossas opções e inspire-se:

banner com quatro anéis de formatura. Dois anéis masculinos um de ouro 18k e outro de prata 925 e dois anéis femininos, um de ouro 18k e outro de prata 925banner com quatro anéis de formatura. Dois anéis masculinos um de ouro 18k e outro de prata 925 e dois anéis femininos, um de ouro 18k e outro de prata 925