Fundo verde claro à direita um formando de beca expondo o canudo com o diploma e o anel de formatura, em branco letra manuscrita à esquerda Como escolher anel de formatura de acordo com seu estilo?

O anel de formatura carrega um significado único, pois é um dos principais símbolos de uma grande conquista na vida profissional e/ou acadêmica, que com certeza foi marcada por muita dedicação e perseverança. Por isso, encontrar o anel de formatura perfeito é uma tarefa que merece dedicação, confira dicas que elaboramos para você não errar na hora de escolher o seu ou de quem você irá presentear. 

Concluir a faculdade depois de anos de estudo com muito esforço e abrindo mão de tanta coisa, sempre naquela correria,  é uma conquista mais que especial, não é mesmo? Não só para quem está se formando, mas também para a família e os amigos, que fazem questão de marcar esse dia importantíssimo com muita alegria, gratidão, cerimônias, festas e é claro, com um presente à altura do momento!

E quer presente mais especial que um anel de formatura? Na Virtual Joias temos inúmeros modelos que com certeza um deles irá ser o seu estilo!

A importância do anel de formatura:

Os anéis são acessórios que significam poder, força e hierarquia. Segundo a história, os romanos consideravam esse objeto um verdadeiro amuleto, presenteando os soldados com essas joias antes de irem para a guerra.

Nos dias de hoje, o anel de formatura simboliza recomeço, tarefa cumprida e o orgulho pela profissão escolhida. É por isso que ele é tão usado como presente de formatura: porque traz toda uma simbologia para a ocasião representada, mas pelas lindas pedras que possuem, com cores e quantidades diversas. 

Mas como escolher o anel de formatura? 

1. Descubra a pedra e o emblema do seu curso:

A primeira coisa que você deve fazer para comprar um anel de formatura maravilhoso, é descobrir a pedra e o emblema que representa o seu curso ou de quem você for presentear!

Depois de tantos anos de faculdade é possível que você ainda possua dúvidas sobre seu emblema, pois muitos cursos possuem símbolos oficiais e não-oficiais, como por exemplo a Pedagogia, que tem como símbolo oficial a flor-de-lís, no entanto, a coruja é muito associada à profissão. Então é importante uma pesquisa aprofundada em fontes confiáveis sobre o emblema do curso!

Sobre as pedras, a esmeralda é símbolo de proteção e cura, por isso, é a pedra de cursos relacionados à área de saúde.  Já a safira azul está relacionada com a criatividade, intelecto e sabedoria, características comuns de profissões ligadas ao raciocínio e à criação. Para saber mais sobre as pedras e também o emblema de outros cursos, acesse nossa página com todas essas informações! 

2. Decida o material do anel:

Essa é uma das decisões que irão confirmar seu estilo, então não abra mão de escolher o material que mais combine com você, uma dicas que damos é: se você é uma pessoa mais contemporânea, opte pela prata, já se você é uma pessoa mais tradicional, o ouro 18k é a opção perfeita! 

3. Escolha o formato ideal:

Outro detalhe que merece atenção especial na hora de escolher o anel de formatura é o formato, afinal de contas, cada pessoa possui uma característica específica diferente das mãos. 

De modo geral, existem dois formatos de anel de formatura: aqueles mais tradicionais, com pedras maiores e aqueles mais delicados, com pedras menores e detalhes discretos! 

Nossa dica: para dedos finos e longos, prefira os anéis mais grossos e horizontais. Eles darão mais leveza e volume aos dedos. Já quem tem mãos mais largas, deve optar pelos anéis maiores. 

Gostou das dicas? Agora você com certeza vai acertar em cheio ao escolher seu anel de formatura ou daquela pessoa querida que você irá presentear! Confira mais dicas de anéis para seu estilo:

Despojado(a)

Anel de formatura masculino em prata com pedra preta em fundo brancoAnel de formatura masculino em prata com pedra preta em fundo branco

Tradicional:

Anel de formatura feminino feito em ouro 18k com pedra central esmeralda e rodeado de pedras brancas com simbolo do curso no aroAnel de formatura feminino feito em ouro 18k com pedra central esmeralda e rodeado de pedras brancas com simbolo do curso no aro

Elegante:

Anel de formatura feminino produzido em prata com pedra central turmaliza rosa com aro duplo transpassado e simbolo do curso no ladoAnel de formatura feminino produzido em prata com pedra central turmaliza rosa com aro duplo transpassado e simbolo do curso no lado

Delicada(o):

anel de formatura feminino produzido em ouro 18k com aro simples e uma única pedra central lilas e simbolo do curso que é uma coruja anel de formatura feminino produzido em ouro 18k com aro simples e uma única pedra central lilas e simbolo do curso que é uma coruja

Confira mais modelos em nosso site! Lá você também pode optar por outras joias que irão representar esse momento, como os pingentes de curso e as pulseiras