Fundo cinza claro à esquerda uma mulher com beca e capelo de formatura com a mão no rosto e sorrindo à direita em letra azul Anel de formatura pedagogia

Os anéis de formatura simbolizam um momento importante e especial que é a graduação e o recebimento do diploma profissional e no caso da Pedagogia, esse símbolo é ainda mais especial, devido ao papel importante que o pedagogo irá cumprir dentro da sociedade. 

O termo pedagogia é de origem grega e vem do termo paidogogós, “paidos” (criança) e gogía (conduzir/acompanhar) e traduzida significa, acompanhar ou conduzir a criança a um conjunto de saberes que compete à educação e crescimento do ser social.

Se você está cursando Pedagogia e em breve receberá a sua graduação, continue lendo o artigo para saber tudo sobre o anel de formatura de Pedagogia, seu emblema, pedra e o seus significados. 

O anel de formatura é uma joia clássica e a tradição de recebê-lo no dia da graduação profissional é uma tradição romana milenar que foi repassada de geração em geração e segue viva ainda nos dias de hoje. Saiba mais sobre o significado dessa joia, no post sobre anéis de formatura! 

Por acreditarem que usar anéis significava sorte e proteção, os romanos presenteavam seus soldados com essa joia antes de irem à guerra, como forma de amuleto, assim, o costume se manteve, sendo hoje, o presente típico da formatura e início da vida profissional.

Os alunos de Pedagogia recebem o anel com pedra e emblema do curso, no dia da cerimônia de graduação, como presente de amigos ou familiares (ou do próprio formando), simbolizando a passagem da vida acadêmica para a vida profissional.

Símbolo oficial do curso de Pedagogia, o caduceu de Hermes à frente de uma flor de lis Símbolo oficial do curso de Pedagogia, o caduceu de Hermes à frente de uma flor de lis

Significado do símbolo de Pedagogia

Apesar da maioria das pessoas acreditarem que o símbolo da Pedagogia é a coruja, na verdade, o símbolo oficial é o caduceu de Hermes à frente de uma flor de lis e gera bastante curiosidade por não ser muito conhecido pelas pessoas que não são da área.

O significado do emblema é proveniente de uma junção de características nobres que compõem o caduceu, quais sejam:

  • O bastão vertical representa o poder;
  • O par de asas representa o equilíbrio;
  • A flor de lis representa a nobreza;
  • As serpentes representam sabedoria e conhecimento;

Todas essas características compõem o símbolo oficial do curso que representa, em suma, o poder profissional do pedagogo e a sua capacidade de trazer mudanças com equilíbrio para realizar essas transformações e ainda, suas qualidades de agilidade e disponibilidade.

Apesar de ser o terceiro curso mais procurado no País, o símbolo ainda é confundido e seu significado ainda pouco propagado, por isso, se você cursa ou pretende cursar Pedagogia, é importante saber qual o verdadeiro emblema do curso e a relevância do seu significado.

Pedra central redonda da cor azu safiraPedra central redonda da cor azu safira

A pedra símbolo da profissão é a Safira Azul que é uma pedra preciosa encontrada na natureza em diversas cores, sendo a de coloração azul escuro, uma das mais desejadas por sua beleza rara e alta durabilidade.

Por suas características únicas, a Safira Azul foi a escolhida como pedra símbolo do curso de Pedagogia, pois acredita-se que é a pedra responsável por fortalecer a mente, além disso, ela também está muito relacionada à superação dos limites.

A combinação da pedra e do significado do emblema tornam o anel de formatura de Pedagogia ainda mais especial e simbólico, sendo a joia perfeita para eternizar esse grande marco de vida.

Encontrar o anel de formatura ideal para representar esse momento tão especial pode não ser uma tarefa fácil, por isso, descubra  também como escolher o seu anel de formatura e veja como escolher o anel ideal pra você.

Inspire-se com alguns dos nossos anéis de formatura: 

três anéis de formatura enfileirados com pedra azul e símbolo do curso de pedagogiatrês anéis de formatura enfileirados com pedra azul e símbolo do curso de pedagogia

Todos os anéis de formatura do nosso site são personalizados com os emblemas e pedra de cada curso, confira também as cores das pedras e emblemas de outros cursos no nosso site.