Formanda com jaleco, ela usa um anel de formatura do seu curso em ouro.

No Brasil, existem mais de 30 tipos de cursos superiores, cada um deles possuindo uma cor de pedra e um emblema que o representa, você já parou pra pensar o que cada um desses emblemas significa? Nesse post selecionamos alguns para te explicar.

 

Administração 

O símbolo da administração é formado por flechas ou setas e possui como base um quadrado que representa o equilíbrio e organização, valores essenciais na área administrativa. 

 

Arquitetura

O símbolo da arquitetura é composto por duas ferramentas de trabalho essenciais do arquiteto: o compasso e o esquadro.

O esquadro representa os conhecimentos do homem e suas ações materiais na natureza. O compasso simboliza a a precisão e a perfeição, já que ele é usado para construir o círculo.

 

Biologia 

O símbolo desse curso possui duas interpretações, em uma delas, se afirma que a imagem é de um espermatozóide fecundando um óvulo, a outra interpretação diz que a esfera seria o nosso planeta. 

 

Ciências Contábeis

O símbolo da contabilidade é formado por um bastão (também chamado de caduceu), com duas serpentes entrelaçadas e um elmo alado. A representação faz uma referência a Hermes, uma divindade grega que está relacionada com equilíbrio moral, de boa conduta e sabedoria.   

 

Direito

Vários símbolos representam o Direito. O mais famoso deles é a balança, que remete à ideia da justiça, da igualdade e do equilíbrio.

No Egito antigo, Maat, a deusa da verdade e da justiça, usava a balança para pesar a alma na morte de uma pessoa.

 

Educação Física

O símbolo da Educação Física é a estátua do escultor grego Discóbolo (lançador de discos). A obra representa o que é considerada a modalidade de arremesso mais antiga do atletismo. A obra foi escolhida pois representa os movimentos do corpo humano em ação.

 

Enfermagem

O símbolo da enfermagem está associado a uma lamparina grega acesa. Muitas vezes o símbolo também é associado a uma cruz vermelha e uma cobra sobreposta. A lamparina representa o caminho; a cobra e a luz sobrepostas simbolizam a ciência. 

Uma curiosidade é que a cobra sozinha, símbolo presente em muitos outros cursos, está relacionada à alquimia e à magia e se relaciona com o renascimento e a cicatrização.

 

Farmácia

O símbolo da Farmácia traz uma serpente enrolada em uma taça. Enquanto a taça costuma ser lida como a cura, a cobra (ou a serpente) possuem uma simbologia relacionada ao renascimento e a regeneração. 

 

Fisioterapia

O símbolo da Fisioterapia são duas cobras e um raio, podendo estar entrelaçados entre si ou não. 

As serpentes, que aparecem em diversos símbolos da profissão da área da Saúde, são entrelaçadas entre si para representarem a conexão entre os atributos de natureza humana, o raio representa uma manifestação divina dos valores e práticas corretas da vida.

Símbolos dos cursos: medicina, enfermagem, nutrição, veterinária, fisioterapia, farmácia, odontologiaSímbolos dos cursos: medicina, enfermagem, nutrição, veterinária, fisioterapia, farmácia, odontologia

Jornalismo

O símbolo do Jornalismo é um livro aberto com uma pena cruzando e outro livro com a escritura da palavra "LEX", que, no latim, significa Lei, representando o compromisso do jornalista com a verdade. 

 

Letras

A Flor de Lis simboliza a profissão de Letras. Pelas três pétalas, ela representa a articulação entre três áreas: a gramática, a linguística e a literatura. O traço que junta cada pétala representa a união dos conhecimentos dessas áreas.

 

Medicina

O símbolo da Medicina é a serpente que carrega o simbolismo do veneno e do antídoto, por trocar de pele, simboliza o renascimento e a renovação como já explicamos antes. 

 

Medicina Veterinária

O símbolo da veterinária é um dos poucos que carrega a letra da profissão. O emblema é composto por um Esculápio (ou Bastão de Asclépio), e por uma cobra entrelaçada, como o da Medicina, sendo contornado pela letra V.

 

Nutrição

O símbolo da Nutrição é composto pela balança, que representa o equilíbrio, a serpente, que significa a saúde, e dois ramos de trigo, que representam o alimento.

 

Pedagogia

Embora frequentemente se utilize a coruja como símbolo da pedagogia, em virtude de estar associada com sabedoria, essa ave não é o símbolo oficial do curso. 

O símbolo da pedagogia é a flor de lis, além da sabedoria, a flor de lis é símbolo do espírito nobre e da orientação.

 

Psicologia

A Psicologia é simbolizada pela letra do alfabeto grego "Psi" (Ψ). As três pontas da letra representam o poder, a força e o universo. O tridente também pode ser explicado porque reúne as três correntes psicológicas mais importantes (o comportamentalismo, o humanismo e a psicanálise).

 

Serviço Social

O Serviço Social é representado pela balança com a tocha acesa acima. A balança simboliza a justiça social e o desejo de equilibrar. A tocha ilustra o acolhimento, a solidariedade e o calor humano, essenciais para o exercício da profissão. A estrela dos Reis Magos também é um símbolo do Serviço Social.

 

Símbolos dos cursos: medicina, enfermagem, nutrição, veterinária, fisioterapia, farmácia, odontologiaSímbolos dos cursos: medicina, enfermagem, nutrição, veterinária, fisioterapia, farmácia, odontologia

São muitos emblemas com significados bem bacanas, não é mesmo? Alguns se parecem bastante por serem de áreas afins, outros, já são bem diferentes do que a gente imaginava! Clique aqui e confira a lista com os emblemas e pedras de cada curso. Lembrando que alguns emblemas podem ser diferentes considerando a especialização que você optar, mas é só entrar em contato pelo nosso chat do site que lá responderemos qualquer dúvida! 

 

Agora que você já conhece alguns dos significados, fizemos um post sobre os anéis de formatura para você saber tudo sobre esse acessório. Depois é só correr no site para escolher o seu!