O anel de formatura é um tradicional símbolo da graduação e representa um dos momentos mais especiais da vida do formando: a conquista do tão sonhado diploma. Continue lendo o artigo para saber tudo sobre o anel de direito, seus emblemas, pedra e o seus significados.
A joia carrega essa tradição, pois, os romanos acreditavam que usar anéis significava sorte e proteção, por isso, os soldados romanos eram presenteados sempre com essa joia antes de irem à guerra, como forma de amuleto.
Por força desse significado, no curso de Direito essa tradição é levada muito à sério, pois representa para os graduados a vitória de uma grande batalha de 5 anos, além de ser um amuleto na nova etapa de vida que é a prática da profissão.
A tradição consiste em receber no dia da entrega do diploma, um anel com a pedra e o emblema do curso, sendo o símbolo responsável por reforçar ainda mais esse costume que já ultrapassa gerações.
A balança:
Um dos símbolos do Direito mais popularmente conhecido é a balança que representa o equilíbrio entre o certo e o errado, e a máxima do Direito que é dar a cada um segundo a medida das suas capacidades e suas necessidades.
A balança também é resultado de uma antiga lenda que diz que Osíris, deus do antigo Egito, pesava o coração dos mortos em uma balança para decidir o seu destino após a morte, enquanto a deusa da justiça, Maat, auxiliava na decisão sobre a benção ou castigo de cada pessoa.
Esse emblema é bastante conhecido pelos profissionais e estudantes da área e está sempre presente nos cartões de visita, nas fachadas dos escritórios e exposto em itens de decoração nas mesas dos advogados.
Tábua das 12 Leis:
Outro símbolo importante do Direito é a LEX (Lex Duodecim Tabularum) ou simplesmente Tábua das 12 Leis.
A Lex é oriunda do Direito romano, grande influenciador das ramificações atuais do Direito e foi elaborada em 451 a.C por dez plebeus, devido uma iniciativa de um plebeu de nome Terentílio.
À época, toda a Roma era governada pelos patrícios e as leis existentes, elaboradas pelos pontífices e guardadas em segredo, eram aplicadas de forma majoritária contra os plebeus.
Com a desigualdade notória, o plebeu Terentílio propôs em 462 a.C, uma publicação legal do código oficial para que os plebeus também obtivessem conhecimento das leis, impedindo assim o abuso por parte dos patrícios.
Essa ideia foi reprovada por muitos anos, até que em 451 a.C dez homens se reuniram a fim de elaborar novas leis oficiais. Dessa reunião surgiram 10 leis que foram fixadas no Fórum Romano para conhecimento de todos e no ano seguinte incluída mais duas leis, formando assim, a Lex Duodecim Tabularum.
A Lei das Doze Tábuas se tornou um símbolo importante do Direito, pois ela representa a luta pela igualdade de classes e a diminuição de suas diferenças. Além disso, ela foi o primeiro documento legal a oficializar o Direito romano de onde se baseia toda a constituição jurídica do Ocidente.
A pedra do anel de Direito:
A pedra símbolo do curso é o Rubi, uma pedra preciosa conhecida por sua cor vermelho vibrante, que é também considerada a cor oficial do curso de Direito.
Dentre tantas pedras preciosas, o rubi foi escolhido pelo curso, pois representa sucesso e vitória, além de significar liderança, imparcialidade e justiça. Acredita-se ainda que a pedra é capaz de atrair boa sorte e novas oportunidades.
Encontrar o anel de formatura perfeito para você, pode não ser uma tarefa fácil, por isso, leia também como escolher o seu anel de formatura de acordo com seu estilo.
Veja alguns dos nossos anéis de formatura e inspire-se:
Todos os nossos anéis de formatura são personalizáveis com os emblemas e pedra de cada curso, confira as opções de todos os cursos no nosso site.