Ambiente de um jardim urbano, à direita em letra manuscrita branca: Tipos de alianças de casamento: os modelos mais lindos, à esquerda um casal de noivos de costas, a noiva segura um buquê

O casamento é o passo mais importante da vida de um casal, aliás, é o momento que ambos afirmam para Deus, testemunhas e juiz o desejo de viverem por muito tempo juntos. O primeiro passo para esse momento é a escolha das alianças, por isso separamos os modelos mais lindos para você escolher aquela que mais combina com você!

As alianças de casamento são um símbolo delicado do amor e da união dos noivos, por isso é um dos itens fundamentais no casamento e precisa ser uma escolha pensada com carinho!

É importante lembrar que existe uma grande variedade de estilos, e escolher aquela que mais agrada o casal nem sempre é uma tarefa rápida e simples, pois, a aliança é um peça que estará por muito anos com o casal, e além disso, possui grande valor simbólico e sentimental.

Qual o significado da aliança de casamento?

A palavra aliança tem origem no termo em latim alligare, que significa ''ligar-se a'', ''compor''. A aliança de casamento representa a união entre dois corações e o compromisso que eles assumem de cuidar um do outro enquanto viverem, amando, respeitando e sendo fiéis. Mas a simbologia pode mudar conforme a cultura e religião. Para saber mais confira nosso post sobre curiosidades de alianças de casamento!

Em qual mão usar alianças de casamento?

As alianças de casamento são as que vão acompanhar o casal por toda a vida. Feitas tradicionalmente em ouro, devem ser utilizadas no dedo anelar da mão esquerda.

A tradição diz que as alianças de casamento podem ser as mesmas do noivado, mas é necessário mudá-las da mão direita para a esquerda após oficializar o casamento. 

Se o casal preferir, pode escolher modelos de alianças de ouro diferentes para o noivado e para o casamento. E como são alianças que serão utilizadas por muito tempo, confira o post para conhecer melhor o formato que mais combinará com vocês! 

Estilo do casal e escolha das alianças: 

Antes de escolher a aliança de casamento é importante que o casal saiba qual é seu estilo, pois existem vários motivos, acabamentos, espessura, formato externo e outros fatores que precisam ser considerados antes que a aliança seja definida!

Por isso, detalhes como o conforto, praticidade da manutenção e modelo atemporal são fatores que devem ser pensados. Ah! E lembre-se de comprar a aliança com no mínimo 3 meses de antecedência para que no grande dia essa escolha não seja uma preocupação.

Tendências de alianças 2022: 

Antes de comprar sua aliança de ouro 18k, veja quais são algumas das tendências de 2022 em alianças.

Os modelos mais finos e delicados com até 2mm de espessura estão fazendo sucesso entre os casais, pois é uma peça que fica super delicada sem fugir do tradicional.

Alianças Casamento Linha Classic Ouro 2mm Abaulada Polida e Alianças Casamento Linha Classic Ouro 2mm Quadrada PolidaAlianças Casamento Linha Classic Ouro 2mm Abaulada Polida e Alianças Casamento Linha Classic Ouro 2mm Quadrada Polida

Alianças com até 2mm de espessura

Gostou do que viu até aqui? Veja agora os tipos e modelos de alianças para se inspirar:

Par de alianças quadradas em ouro com pedra no anel femininoPar de alianças quadradas em ouro com pedra no anel feminino

Alianças Casamento Ouro Foscas 6mm 12g

O que gravar nas alianças?

Alianças escolhidas é hora da gravação, aqui na Virtual Joias ela é feita gratuitamente e você pode escolher aquela que mais combina com você!

Gravar as alianças é uma prática iniciada no século XIX, mas diferente da forma como é feita hoje, a gravação das alianças era tradicionalmente feita dividindo as alianças ao meio e escrevendo na parte interna delas

Hoje em dia, essa tradição romântica continua mais super presente, além de gravar o próprio nome, que é o mais comum, muitos casais ainda optam por escrever frases que tenham a ver com a história do casal, ou uma frase romântica de algum filme. 

Para saber mais dicas do que gravar nas alianças, confira nosso post! 15 ideias de frases para gravar nas suas alianças de casamento. 

Com essas dicas e com as opções de modelos lindos que falamos nesse post, você com certeza vai acertar na escolha das suas alianças de casamento. Aqui na Virtual Joias temos diversos estilos para agradar os mais variados casais!