Alianças de casamento tradicionais em ouro amarelo

As alianças de casamento estão cada vez mais presentes nas mãos dos casais, já que representam compromisso, amor, fidelidade, união e esperança, independentemente da cor do ouro. Conheça algumas curiosidades surpreendentes sobre a história das alianças de casamento

Par de alianças de casamento em ouro com frisosPar de alianças de casamento em ouro com frisos

Alianças Casamento Ouro Diamantadas

Origem do termo aliança


A palavra aliança tem origem no termo em latim alligare, que significa ''ligar-se a'', ''compor''.' A aliança de ouro 18k representa a união entre dois corações e o compromisso que eles assumem de cuidar um do outro enquanto viverem, amando, respeitando e sendo fiéis.
O termo aliança (bérith - hebraico) possui o sentido de compromisso, significado que também pode ser encontrado nas palavras gregas diathéke e synthéke, e nas latinas foedus e testamentum. A aliança, pelo seu formato circular, representa a ideia de eternidade, uma ligação que não tem fim.
As alianças, na Antiguidade, eram feitas com diversos materiais como: couro, ferro, madeira,ouro e cobre, marcando histórias de amor em várias civilizações:

 

Aliança para os Egípcios: 

Alianças clássicas em ouro Alianças clássicas em ouro

Alianças Casamento Linha Classic Abaulada Polida

Primeiramente, os anéis de ouro eram muito usados por faraós, sacerdotes e nobres como representação de autoridade. Acredita-se que foi no Egito Antigo que surgiram as primeiras alianças de casamento, o símbolo encontrado para representar o amor infinito, e que deveria ser carregado pela vida toda.

Elas tinham um significado sobrenatural, pois entendia-se que uniam o casal com amor eterno.  Os egípcios tinham o costume de colocar no dedo da noiva um anel que substituía as moedas nos tempos em que ainda não era cunhadas (não possuíam ''desenho''). Com isso, demonstrava-se que a noiva estava sendo adquirida por meio da riqueza do seu marido.

 

Alianças para os Gregos:

Depois que Alexandre,o Grande, conquistou o Egito, o uso da aliança foi difundido entre os gregos. Para eles, as alianças de casamento representavam a confiança que o marido tinha na esposa, já que o anel também era usado como chave para dar acesso aos bens materiais de um homem. A mulher não recebia a aliança na cerimônia e sim quando chegava na casa.Na Grécia,  as alianças eram usadas como símbolo e selo de posse e fortuna.

 

Aliança para os Romanos: 

O costume de usar a aliança de casamento no dedo anelar da mão esquerda surgiu com os romanos, que acreditavam que nesse dedo existia a Veia d' amore (veia do amor), ligada diretamente ao coração.

 

Aliança para os Cristãos

Par de alianças em ouro rosé, uma delas possui uma pedraPar de alianças em ouro rosé, uma delas possui uma pedra

Alianças Casamento Ouro Quadradas Rosê Polidas com Brilhante

Após esse fato, surgiram superstições e diversas crenças envolvendo as alianças de casamento. Os escoceses, por exemplo, acreditavam que se  a mulher perdesse a aliança também estaria condenada a perder o marido.

Na Irlanda, a lenda diz que o anel de ouro serve como meio de reconhecimento, símbolo de uma força/um laço que nada pode romper.

Alianças de casamento com cantos chanfrados, uma delas tem uma pedraAlianças de casamento com cantos chanfrados, uma delas tem uma pedra

Alianças Casamento Ouro Amarelo Foscas E Polidas com Brilhante

Até o século XII, não havia aliança de noivado ou aliança de compromisso, elas começaram a existir após o Papa Inocente III declarar que deveria existir um período de espera entre o pedido de casamento e a realização do matrimônio.

É por isso que, nos dias de hoje, existe um anel/aliança de noivado e, posteriormente, as alianças de casamento para a cerimônia. O primeiro anel de noivado de que se tem notícia foi dado pelo Duque Maximiliano I à Mary de Burgundy. Confira mais sobre anéis de noivado neste post.

 

Alianças nos dias de hoje

 Alianças de casamento em ouro rosé, com o símbolo do infinito Alianças de casamento em ouro rosé, com o símbolo do infinito

Alianças Casamento Ouro Rosê Diamantadas Símbolo Infinito

Nos dias atuais,as alianças de casamento são usadas pelos noivos na cerimônia religiosa ou civil, em diversas culturas. A troca das alianças de casamento é feita ao final da celebração: a representação espiritual,amorosa  e material do pacto de união, que demonstra a ligação entre duas vidas.

É possível personalizar as alianças internamente

Existem vários modelos de alianças, cada um mais belo que o outro, mas o que faz a sua ser exclusiva? A gravação! Isso mesmo! Você sabia que é possível gravar a data de início de namoro dentro da aliança? Confira algumas dicas sobre o que gravar dentro de suas alianças.

 

Seu tipo de mão influencia na escolha da aliança

Escolher o modelo das alianças é um processo muito especial para o casal. Todos os detalhes devem ser bem observados para que a escolha seja perfeita, principalmente o equilíbrio visual.

O princípio é bem parecido com a regra que diz que vestir listas verticais alongam a silhueta do corpo e as horizontais alargam. Saiba como escolher a aliança perfeita para sua mão

 

Possuem diversos tipos de acabamento:

O acabamento das alianças pode ser polido, diamantado ou fosco, mas nada impede que os noivinhos escolham modelos que possuam mais de um tipo de acabamento. Quer conhecer qual é a diferença entre eles? Leia aqui.

 

Podem ser anatômicas: 

As alianças anatômicas tem o seu "lado de dentro" abaulado e, em algumas regiões do Brasil, são chamadas de alianças abauladas. Conheça um pouco mais da história das alianças anatômicas.

 

Muitas curiosidades e informações interessantes para você escolher o par de alianças de casamento perfeito! Tem alguma dúvida ou conhece alguma curiosidade sobre alianças de casamento? Conta pra gente aqui nos comentários.