À direita uma noica tradicional com vestido princesa, ao centro uma noiva com cabelos cacheados e um buquê de folhas secas, à esquerda uma noiva com trajes vermelho e dourados indianos

O casamento é uma tradição pertencente a diversas culturas e em cada uma, carrega costumes diferentes, assim, a história do vestido de noiva  está ligada diretamente à própria origem do casamento, que surgiu com o objetivo de legalizar uma unidade familiar, seja para dar legitimidade aos filhos e a herança, o estabelecimento de alianças entre famílias e clãs ou a reunião e troca de bens e riquezas. 

Nesse post vamos falar um pouco do vestido de noiva em cada cultura e os simbolismos que essa roupa carrega consigo. 

Enquanto o casamento era visto apenas como um arranjo comercial, o vestido da noiva possuía o papel de mostrar à sociedade o poder econômico da família, então eles eram extremamente luxuosos e das mais variadas cores.

Vermelho, amarelo, estampado, e até o preto eram muito utilizados na Idade Média, Grécia Antiga e Espanha. Mas não se sabe ao certo de onde surgiu a tradição do uso do vestido branco, mas registros históricos indicam que a rainha Mary Stuart, da Escócia, foi a primeira a aderir à cor branca no século XVI. 

Apesar do branco após esse fato, ter se tornado a tradição em casamentos, muitas culturas ainda usam outras cores em suas cerimônias.

 

China: 

A cor predominante é o vermelho. Simbolizando a alegria e o amor, a cor está presente não só no vestido de noivas, mas também na decoração e nos convites. 

 

Índia:

Na Índia, assim como na China, o vermelho também se faz bastante presente nos trajes das noivas e representa fertilidade, prosperidade material, longevidade e boa saúde. O branco, diferente da tradição brasileira, é usado apenas por viúvas.

 

Israel:

Em Israel a cerimônia e a festa judaica fazem referência ao Antigo Testamento da Bíblia. Cada detalhe tem um contexto e um significado de acordo com o judaísmo. O vestido da noiva SEMPRE tem que ser branco representando a pureza.

 

Rússia, Grécia, Japão e Brasil:

O vestido da noiva tem muito volume e brilho, os acessórios, como chapéus, bolsa e sapato são brancos, assim como o vestido e como em Israel, o “branco” é considerado um símbolo da pureza. 

 

Seja como for, o vestido da noiva é o momento mais esperado no casamento, todos ficam ansiosos para que a noiva entre na igreja usando um lindo vestido! Se você não deseja se casar de branco, saiba que os vestidos das noivinhas têm se modernizado com o passar do tempo, inclusive com relação à cor. Confira 13 opções de vestidos de noivas que não são na cor branca! 

E você? Já sabe como será seu vestido de noiva? Conte para nós! Ah e para dar um toque de glamour no seu vestido, não deixe de comprar lindas joias no nosso site!