Casal de noivos de frente um para o outro em um gazebo com flores de casamento escrito em uma moldura bordada em letras manuscritas Alianças de Noivado tem que ser de ouro?

À medida que o relacionamento evolui e o compromisso do casal fica mais sério, o caminho óbvio é o do noivado, e assim dar o próximo passo rumo ao altar.

Na maioria das vezes, o noivado vem acompanhado de novas alianças para marcar essa etapa tão importante do relacionamento. Atualmente, existem inúmeras opções desse tipo de acessório, mas a dúvida principal é se deve ser mesmo de ouro.

Afinal, as dúvidas com relação a essa fase da relação estão ligadas ao fato de que essa etapa é cercada de crenças que mudaram ao longo dos anos. O noivado é parte de uma cultura cristã.

Historicamente, teve início como um hábito cristão no século XV, por meio do Papa Inocêncio III, que dizia que os casais deviam tornar público o desejo de se casarem, e assim, essa fase de preparação ficou denominada como noivado.

Como surgiu a tradição de usar alianças de noivado?

Assim como determinou o período de noivado, o Papa Inocêncio era a favor também do uso de alianças nessa etapa do relacionamento, usando na mão direita, e posteriormente passando para a mão esquerda no momento do casamento.

Normalmente o noivado vem após o namoro, e como o casal já se conhece, as alianças de compromisso feitas em prata dão lugar às alianças de ouro, mas continuam na mão direita.

Alguns casais optam por utilizar o anel de noivado para formalizar o pedido de casamento, marcando, assim, a passagem do namoro para o noivado. O anel solitário é uma alternativa para se pedir uma mulher em casamento, opção usada em muitos países, como Estados Unidos.

A aliança de noivado precisa ser de ouro?

Apesar de ser uma dúvida frequente entre os casais, não existe uma única resposta, a verdade é que o material das alianças de noivado irá variar conforme a intenção do casal.

Se os noivos irão manter a mesma aliança após o casamento, o ideal é que a mesma seja de ouro 18k, por ser um material duradouro e sabe-se que a aliança de casamento deve ser de ouro, pois é o símbolo da imortalidade.

Já para os noivos que pretendem mudar o modelo da aliança na cerimônia de casamento, o material pode ser de prata, ou outro que o casal goste, como ouro rosê ou ouro branco.

Aliança de noivado ou anel, qual escolher?

As alianças representam um momento diferente do anel, por isso elas são mais usadas na cerimônia. Já o anel de noivado é feito para o momento inesquecível do pedido, aonde o casal decide que passarão o resto da vida juntos.

Se você está em dúvida entre usar alianças ou anel, saiba que, atualmente, as noivinhas também usam as duas joias juntas, os kits de noivado, confira mais essa joia no nosso artigo sobre qual é a diferença entre anel de noivado e alianças?

Agora que você sabe um pouco sobre a aliança de noivado, confira nosso catálogo e se apaixone com as alianças disponíveis, com certeza uma dela será perfeita para esse momento único do seu relacionamento.