Casal com o nariz encontando um no outro mulher segura o rosto do homem, escrito em verde letra manuscrita Quanto tempo dura um noivado?

Noivado: o que é? Quanto tempo dura em média?

Após ser pedida(o) em casamento, ou você pedir aquela pessoa amada, e a resposta for sim, vocês já estão noivos: isso é a definição do noivado. Esse momento existe para que, juntos, o casal busque encontrar maturidade no relacionamento

Para isso, muitos casais aproveitam a oportunidade para reunir a família e os amigos e comemorarem esse passo de amor no relacionamento do casal, e a partir desse momento, o tempo já começa a passar mais rápido, pois se iniciam os preparativos para o casamento.

Religiosamente, o noivado não é obrigatório, por isso muitos casais optam por não passar por essa fase. Já os que escolhem se tornarem noivos, acabam ficando em dúvida do tempo em que esse momento deve durar.

Os mais tradicionais dizem que o noivado deve durar muitos anos, outros dizem que devem durar no máximo 2 anos, e tem os que afirmam que esse período deve durar o tempo dos preparativos da casa e do casamento, o que pode ser meses ou anos. A verdade é que não há uma regra para o tempo de duração! 

Cada casal tem seu tempo! 

Esse é um momento em que a ansiedade é grande, e não apenas para achar o vestido de noiva perfeito, mas, vários outros tantos detalhes e burocracias. Porém, é hora de agir com a razão e, juntos, saberem se estão preparados, tanto na questão emocional quanto financeira. 

Somente o casal poderá dizer quando é o momento certo. Alguns casais, por exemplo, namoram por pouco tempo e depois ficam noivos por anos. Outros, namoram por anos e depois de pouquíssimo tempo de noivado já se casam. O importante é que pensem juntos sobre esse momento tão lindo e importante na vida de um casal. 

 

Por fim, é importante dizer que o noivado é um divisor de águas. Esse é o momento certo para fortalecer os laços e ficar ainda mais unido. 

Não há regras ou protocolo que determine um prazo específico de noivado, o que vale é que agora, definitivamente, vão se casar, então é só aproveitar esse momento lindo do relacionamento! 

E se você já é uma noivinha, confira nossos conteúdos sobre casamento que irão te ajudar nessa fase de preparação!