Fundo verde escrito em branco "Aliança de noivado: qual mão usar durante e no casamento, à direita foco na mão de uma noiva usando anel e aliança de noivado

Muitas pessoas têm dúvidas sobre em qual mão se usa aliança de noivado, principalmente nos momentos que antecedem o pedido de casamento e, por isso, querem saber exatamente quais são os costumes em relação a esse tema. Afinal, as alianças são peças que simbolizam o carinho e o compromisso de um casal. 

Com o tempo, cada cultura criou a sua própria etiqueta para o uso. Assim, a aliança de noivado pode ser usada na mão direita segundo a tradição de um país, mas ele pode pertencer à mão esquerda em uma localidade diferente. Saiba mais:

Como usar alianças de noivado?

No Brasil, os anéis de noivado ainda não são tão usados como é a tradição em outros países. No entanto, o costume tem se popularizado a cada ano, apesar do anel ainda ser um artigo bem luxuoso. Aqui, muitos casais costumam ficar noivos apenas com alianças, que são as mesmas que serão usadas após o casamento.

alianças de noivado em ouro e prata com pedra na aliança feminina alianças de noivado em ouro e prata com pedra na aliança feminina

Em qual mão usar alianças de noivado?

Normalmente o noivado vem após o namoro, e como o casal já se conhece, as alianças de compromisso feitas em prata dão lugar às de ouro, mas continuam na mão direita.

Uma curiosidade que merece destaque é que, em alguns casos, os casais optam por trocar o modelo das alianças quando substituem a de prata pela aliança.

Existem alguns casais que optam por utilizar o anel para formalizar o pedido de casamento, marcando, assim, a passagem do namoro para o noivado.

O anel, por sua vez, pode ser utilizado com uma aliança de ouro na mão direita, a explicação é que em tempos antigos as pessoas acreditavam que esse dedo tem uma veia que tem uma ligação direta ao coração.

Qual é a diferença entre alianças de casamento e o anel de noivado?

As alianças representam um momento diferente do anel, por isso elas são mais usadas na cerimônia. Já o anel é feito para o momento inesquecível do pedido de noivado, onde o casal decide que passarão o resto da vida juntos. 

Anel ou aliança de noivado: qual escolher? 

Como já dito, o anel e a aliança de noivado são peças diferentes que devem ser utilizadas em mãos diferentes.

Se após o pedido, a noiva for presenteada com uma aliança, essa deve ser colocada na mão direita e depois do casamento ou no altar, passada para a mão esquerda.

Já se na hora do pedido o noivo der um anel, a tradição diz que já deve ser colocado na mão esquerda. 

Assim, antes da cerimônia de casamento, eles devem ser passados para a mão direita. E, após a oficialização da união, a noiva pode escolher usá-lo junto à aliança na mão esquerda ou na mão direita.

Noiva com a mão estendida tocando flores silvestres expondo aliança e anel de noivado em ouroNoiva com a mão estendida tocando flores silvestres expondo aliança e anel de noivado em ouro

O que gravar na aliança?

A aliança da noiva, geralmente, tem as iniciais ou o primeiro nome do noivo e na dele ficam gravadas as iniciais dela ou o primeiro nome.

Apesar de essa ser a tradição, alguns noivos mais criativos têm inovado, gravando frases de amor e outros, como frases de filmes e músicas, saiba mais sobre o que gravar nas suas alianças em nosso post completo.

Se você ainda tem mais dúvidas em relação ao uso de anéis de noivados e alianças, leia o nosso post completo: qual a diferença entre aliança e anel de noivado