Mão feminina com aliança de ouro no dedo anelar da mão esquerda e um anel de noivado no mesmo dedo da mão direita. Uma mão masculina usando uma aliança de ouro no dedo anelar da mão esquerda. Em uma moldura branca: Em qual mão usar alianças de casamento?

As alianças são símbolo do amor e do compromisso entre o casal, reforçam o compromisso um com o outro, mas existem diferentes tipos de alianças e várias maneiras de utilizá-las. Saiba tudo neste post!

Muitos casais optam por usar alianças desde o primeiro momento em que firmam um compromisso, já outros preferem usar a partir do noivado e outros só quando se casam. Independente de qual casal você seja, as alianças farão parte do seu relacionamento! E elas precisam ser escolhidas com carinho e usadas da forma correta!

O único ponto em comum sobre como usar as alianças é o fato de todas serem colocadas no 4º dedo da mão, que é um costume baseado em diferentes crenças e histórias. Para saber mais, continue no post com a gente!

O que significa usar aliança?

A palavra aliança tem origem no latim alligare, que significa união, ou seja uma relação próxima.

Ao usar aliança, você assume um compromisso com a pessoa amada, esse é o significado máximo. O costume originou da Europa, porém de início, somente a mulher usava, e posteriormente, os homens também passaram a usar.

O formato circular da peça, é um simbolismo de eternidade, porque o círculo não tem começo e fim.

Em qual mão usar alianças de casamento?

As alianças de casamento são as que vão acompanhar o casal por toda a vida. Feitas tradicionalmente em ouro, devem ser utilizadas na mão esquerda.

A tradição diz que as alianças de casamento podem ser as mesmas do noivado, mas é necessário mudá-las da mão direita para a esquerda após oficializar o casamento. Se o casal preferir, pode escolher modelos de alianças de ouro diferentes para o noivado e para o casamento.

E como são alianças que serão utilizadas por muito tempo, confira o post para conhecer melhor o formato que mais combinará com vocês!

Alianças Casamento Ouro Polidas Friso Diagonal 5mm 9g e Alianças Casamento Ouro Polidas 6mm 10g com  e Pedra Alianças Casamento Ouro Polidas Friso Diagonal 5mm 9g e Alianças Casamento Ouro Polidas 6mm 10g com  e Pedra

Alianças de Casamento Ouro 18k

Na imagem abaixo você pode saber em qual mão usar a aliança e como usar o anel de noivado:

4 mãos mostrando como usar alianças de namoro, noivado e casamento e anel de noivado4 mãos mostrando como usar alianças de namoro, noivado e casamento e anel de noivado

Por que usamos as alianças no dedo anelar?

Uma crença muito conhecida é a da Vena Amoris (Veia do Amor), que surgiu na Roma Antiga. Segundo ela, o quarto dedo da mão esquerda está conectado ao coração.

Os povos asiáticos acreditam que cada dedo simboliza um membro da família: os polegares simbolizam os pais, o indicador simboliza os irmãos, o dedo médio representa o próprio eu, o dedo anelar ou anular representa os laços do casamento (esposa/esposo) e o dedo mínimo, os filhos.

Em qual mão usar alianças e o anel de noivado?

Normalmente o noivado vem após o namoro, e como o casal já se conhece, as alianças de compromisso feitas em prata dão lugar às alianças de ouro, mas continuam na mão direita.

Uma curiosidade que merece destaque é que, em alguns casos, os casais optam por trocar o modelo das alianças quando substituem a aliança de prata pela aliança de noivado.

Existem alguns casais que optam por utilizar o anel de noivado para formalizar o pedido de casamento, marcando, assim, a passagem do namoro para o noivado.

O anel de noivado pode ser utilizado com uma aliança de ouro na mão direita – veja nossos kits de alianças de ouro + anel de noivado – a explicação é que em tempos antigos as pessoas acreditavam que esse dedo tem uma veia ou nervo que tem uma ligação direta ao coração.

Kit Alianças Casamento Ouro 7mm + Anel Noivado Affetto e Kit Alianças Noivado Ouro Diamantadas 2mm + Anel Kit Alianças Casamento Ouro 7mm + Anel Noivado Affetto e Kit Alianças Noivado Ouro Diamantadas 2mm + Anel

Kits de noivado

Caso a noiva prefira usar somente o anel, este deve ser colado no dedo anelar da mão esquerda. Para as noivas mais clássicas, veja algumas sugestões incríveis no nosso artigo sobre a beleza das alianças clássicas.

De onde surgiu a ideia de usar anel de noivado?

Muitos casais optam por comprar alianças acompanhadas de um lindo anel de noivado.

É uma tradição que nasceu na Roma Antiga, juntamente com o costume de formalizar o noivado em um jantar com a família.

Sobre a mudança do anel da mão direita para a mão esquerda, existem algumas teorias: a mais famosa afirma que quando se casam, o anel passa para a mão esquerda porque esta se encontra mais perto do coração.

Em qual mão usar alianças de compromisso/namoro?

O namoro é uma fase de conhecimento, e, por isso, a aliança de compromisso ou aliança de namoro é usada na mão direita.

As alianças de namoro, tradicionalmente feitas em prata, também podem ser acompanhadas por um anel de prata ou ainda possuírem detalhes com símbolos, conheça mais dessas alianças: alianças de namoro com símbolos.

Alianças Compromisso Prata Foscas 5mm 10g com Friso e Alianças Namoro Prata Linha Classic 3mm Quadrada Polida Alianças Compromisso Prata Foscas 5mm 10g com Friso e Alianças Namoro Prata Linha Classic 3mm Quadrada Polida

Alianças de Namoro

Por que as alianças de namoro são de prata?

De acordo com a opinião de alguns especialistas da joalheria, a prata é escolhida para a aliança de compromisso por ter esse caráter de joia e também por ter um preço mais acessível, que permite que o casal invista no anel, ainda durante o namoro.

Se você é do tipo que quer um anel, que tal comprar um kit de namoro? Confira alguns disponíveis em nosso site:

Kit Alianças Namoro Prata + Anel Prata Affection e Kit Alianças Namoro Loveways + Anel Prata Eternity Kit Alianças Namoro Prata + Anel Prata Affection e Kit Alianças Namoro Loveways + Anel Prata Eternity

Kits de namoro

Agora que você já sabe mais sobre os tipos de alianças e em qual mão deve usar as alianças, visite o nosso site para conhecer lindos modelos de tirar o fôlego e que serão perfeitos para selar o amor do casal.