Em qual mão devo usar as alianças/anel de noivado?

Alianças são símbolo do amor e do compromisso entre o casal, mas existem diferentes tipos de alianças e várias maneiras de utilizá-las. Saiba tudo neste post!

O único ponto em comum sobre como usar as alianças é o fato de todas serem colocadas no 4º dedo da mão, costume baseado em diferentes crenças e histórias.

 

Por que usamos as alianças no dedo anelar?

Uma crença muito conhecida é a da Vena Amoris (Veia do Amor), que surgiu na Roma Antiga. Segundo ela,o quarto dedo da mão esquerda está conectado ao coração.

Os povos asiáticos acreditam que cada dedo simboliza um membro da família: os polegares simbolizam os pais, o indicador simboliza os irmãos, o dedo médio representa o próprio eu, o dedo anelar ou anular representa os laços do casamento (esposa/esposo) e o dedo mínimo, os filhos.

 

Em qual mão usar Alianças de Compromisso/Namoro? 

O namoro é uma fase de conhecimento, e, por isso, a aliança de compromisso ou aliança de namoro é usada na mão direita. As alianças de namoro, tradicionalmente feitas em prata,também podem ser acompanhadas por um anel de prata.

 

Em qual mão usar Alianças e o Anel de Noivado?

Normalmente o noivado vem após o namoro, e como o casal já se conhece, as alianças de compromisso feitas em prata dão lugar às alianças de ouro, mas continuam na mão direita. Uma curiosidade que merece destaque é que, em alguns casos, os casais optam por trocar o modelo das alianças quando substituem a aliança de prata pela aliança de noivado.

Existem alguns casais que optam por utilizar o anel de noivado para formalizar o pedido de casamento, marcando, assim, a passagem do namoro para o noivado.

O anel de noivado pode ser utilizado com uma aliança de ouro na mão direita (veja nossos kits de alianças de ouro + anel de noivado aqui). Caso a noiva prefira usar somente o anel, este deve ser colado no dedo anelar da mão esquerda.

 

Em qual mão usar Alianças de Casamento?

As alianças de casamento são as que vão acompanhar o casal por toda a vida. Feitas tradicionalmente em ouro, devem ser utilizadas na mão esquerda.

A tradição diz que as alianças de casamento podem ser as mesmas do noivado, mas é necessário mudá-las  da mão direita para a esquerda após oficializar o casamento. Se o casal preferir, pode escolher modelos de alianças de ouro diferentes para o noivado e para o casamento.

Na imagem abaixo você pode saber em qual mão usar a aliança e como usar o anel de noivado:

Agora que você já sabe mais sobre os tipos de alianças e em qual mão deve usar as alianças, visite o nosso site para conhecer lindos modelos de tirar o fôlego e que serão perfeitos para selar o amor do casal.