Fundo cinza claro, à direita casal se abraça com o rosto colado, à esquerda um desenho de alianças entrelaçadas e em azul: Tipos de alianças de namoro conheça as melhores opções

Atualmente, as alianças de namoro não possuem o peso de ser um símbolo de que o namoro vai avançar para o casamento, por outro lado, elas são usadas pelo casal desde os primeiros dias de namoro, o que faz dessas joias uma escolha muito importante.

Muitos casais optam por usarem lindas alianças de namoro, pois além de serem um símbolo delicado desse amor, as alianças de compromisso, que em sua maioria são de prata, possuem valor mais acessível para os jovens, além de marcarem o relacionamento de forma única.

Outra questão que envolve as alianças de prata, é que elas servem para representar o relacionamento de forma mais despretensiosa do que as alianças de ouro, que são comumente ligadas ao noivado e casamento. Veja dicas de como acertar na hora de escolher o par que mais combina com você e seu amor, mas antes, entenda o conceito.

Mas afinal, o que é a aliança de namoro?

A aliança de namoro ou de compromisso são consideradas símbolos que representam uma promessa entre o casal. Geralmente, o par de alianças é ainda utilizado pelo casal, como forma de representar o compromisso que os dois firmam com a relação, além da responsabilidade um com o outro.

Não existe uma data para que o casal comece a usar as alianças, alguns já usam desde os primeiros dias do namoro, outros preferem que um tempo maior passe, como 6 meses, ou 1 ano, o importante é que as alianças representam o amor.

Tipos de alianças de namoro mais queridinhas:

É importante que o casal, antes de comprar o par que mais gostam, também conheça aqueles que são os que estão em alta. Veja só:

Alianças com filete: 

Essas são as mais queridinhas, pois possuem o filete de ouro 18k que trazem todo um charme para a peça.

alianças de namoro produzidas em prata com detalhe de filte em ouro 18kalianças de namoro produzidas em prata com detalhe de filte em ouro 18k

Alianças Namoro Ouro E Prata Polidas 3,5mm 8g

Alianças foscas com detalhes: 

O fosco deixa a aliança com um toque de requinte, e os detalhes em pedras, deixam elas mais delicadas.

alianças produzidas em prata fosca com detalhes em um par com pedras zircônias transparentes e detalhe no cortealianças produzidas em prata fosca com detalhes em um par com pedras zircônias transparentes e detalhe no corte

Alianças Compromisso Prata Foscas Quadradas 5mm 12g com Corte Especial e Pedra

Alianças com coração vazado: 

Nada mais romântico do que representar o amor do que com alianças com detalhe de coração, o desenho vazado deixa a peça ainda mais charmosa.

alianças produzidas em prata fosca com detalhes de desenho do coração vazado com frisos lateraisalianças produzidas em prata fosca com detalhes de desenho do coração vazado com frisos laterais

Alianças Compromisso Prata Foscas Coração Vazado com Friso

Alianças ouro rosé: 

Perfeitas para aqueles casais que querem mais do que um simples par de alianças, essas alianças marcaram o compromisso de forma única.

alianças produzidas em ouro 18k rosé com acabamento polido e quadrado alianças produzidas em ouro 18k rosé com acabamento polido e quadrado

Alianças Casamento Linha Classic Ouro Rosê 3mm Quadrada Polida

Alianças com detalhes em ródio: 

As alianças com detalhes em ródio, possuem uma sofisticação ímpar, podendo ser um filete delicado, um desenho, ou personalizada com a letra do casal.

alianças produzidas em prata focas com aplique em ródio negro e detalhes de pedras zircônias brancasalianças produzidas em prata focas com aplique em ródio negro e detalhes de pedras zircônias brancas

Alianças Compromisso Prata Foscas 6mm 12g com Pedra e Aplique em Ródio Negro

Alianças ouro branco: 

As alianças de compromisso produzidas em ouro branco, são super elegantes, com a cor que lembra o prata, mas possuindo detalhes do branco.

alianças produzidas em ouro 18k branco com acabamento polido quadradoalianças produzidas em ouro 18k branco com acabamento polido quadrado

Alianças Casamento Linha Classic Ouro Branco 2mm Quadrada Polida

Em qual mão usar a aliança de namoro?

Lembrando que, diferente das alianças de casamento, que são usadas no dedo anelar da mão esquerda, as de namoro são utilizadas no dedo anelar da mão direita, ou seja, no quarto dedo da mão, contando do dedão.

Para explicar a escolha dessa maneira que se popularizou, existem algumas histórias, a mais conhecida é a da Vena Amoris ou “veia do amor”, é a lenda mais antiga e conhecida em muitos países além do Brasil.

Para saber mais sobre o porquê da escolha para usar as alianças de compromisso, confira nosso post completo com as informações e mais dicas!

Qual a diferença entre aliança de namoro e de compromisso?

Ambas as alianças servem para representar o amor de um casal, a diferença entre elas é bem simples. As opções de namoro, em sua maioria, são escolhidas por casais mais jovens, ou que o namoro está no comecinho, e são de prata, possuindo alguns detalhes que podem ser em ouro, ou ródio negro.

Já as alianças de compromisso são usadas por casais que muitas vezes estão preparados para o casamento, mas querem ou precisam esperar um pouco mais para esse passo, e elas podem variar quanto ao material, podendo ser ouro amarelo, ouro branco, ouro rosé, ou prata.

Alguns casais usam as alianças de compromisso como alianças de noivado também!

Quem deve usar as alianças de namoro?

Muitos casais ficam em dúvida se podem ou não usar alianças de namoro, pois por muito tempo a aliança era símbolo de que o relacionamento iria mudar de status, ou que era de fato um compromisso eterno.

Mas, com a mudança da simbologia das alianças, elas podem e devem ser usadas por todos os casais, àqueles que iniciaram o namoro agora ou àqueles que já estão há algum tempo juntos, não tem um tempo determinado, aliás, as alianças de compromisso possuem vários estilos, e podem representar um casal mas estiloso, ou um mais tradicional.

Quando usar aliança de namoro?

A decisão do momento exato para usar alianças de compromisso deve ser feita apenas pelo casal. Geralmente é usada pelos casais na fase inicial do relacionamento, ou seja, no momento em que ambos assumem a responsabilidade de serem um casal, mas não de uma forma formal.

Inclusive, alguns casais, para não dar um ar muito sério para a relação, optam por outras joias para simbolizarem o amor e o respeito que tem um pelo outro, como um anel mais simples, colar ou pulseira, o importante é criar um símbolo do afeto entre os dois.

Como escolher a aliança ideal?

No momento de comprar as alianças, é preciso pensar muito bem naquela que mais combina com o casal, pois são um símbolo que vai ser usado por muito tempo.

  • Se vocês são um casal mais romântico, as alianças com símbolos são perfeitas, pois expressam todo amor que vocês transmitem.
alianças de compromisso feitas em prata com acabamento diamantadas com desenho de cupido com aplique de ouro 18k amareloalianças de compromisso feitas em prata com acabamento diamantadas com desenho de cupido com aplique de ouro 18k amarelo

Alianças Compromisso Prata Diamantadas Cupido Aplique Ouro Amarelo

  • Para casais mais tradicionais, as alianças clássicas são a escolha ideal, com o acabamento polido que nunca sai de moda.
alianças de namoro produzidas em prata da linha classic com acabamento polido e abaulada +alianças de namoro produzidas em prata da linha classic com acabamento polido e abaulada +

Alianças Namoro Prata Linha Classic 2mm Abaulada Polida

  • Para casais mais estilosos, as alianças com acabamento diamantado ou com pedras, são a opção perfeita!
alianças de namoro produzidas em prata com acabamento diamantada com detalhes de pedrasalianças de namoro produzidas em prata com acabamento diamantada com detalhes de pedras

Alianças Namoro Prata Diamantadas Linha Carrê

  • Vocês ainda podem optar por alianças com todos esses detalhes, símbolos, e com dois tipos de acabamento.
alianças de namoro produzidas em ouro 18k amarelo com acabamento diamantado e polido com laterais rebaixadas e desenho de coração vazadoalianças de namoro produzidas em ouro 18k amarelo com acabamento diamantado e polido com laterais rebaixadas e desenho de coração vazado

Alianças Casamento Ouro Diamantadas Laterais Rebaixadas Coração Vazado

Quer saber mais como não errar na hora de escolher as alianças? Confira nosso artigo!

Essas alianças, são só algumas das principais e queridinhas pelos casais atualmente, mas existem outras diversas opções no site da Virtual Joias, e com certeza alguma delas vai combinar com o casal.