Fundo azul claro em primeiro plano um anel banhado em ródio negro com pedra central azul sobre uma pedra branca rústica escrito em azul escuro Descubra a diferença entre joias banhadas e folheadas

Um bom amante de joias precisa entender bem as diferenças e detalhes dos acessórios que compra, como a qualidade da estrutura e da matéria prima, a quantidade de pedras e até o significado das cores nas peças, são alguns exemplos.

Outro fator importante, e que muitas pessoas ficam confusas com essas nomenclaturas, é sobre as diferenças entre joias banhadas e folheadas! 

Neste post, você vai conhecer as principais diferenças entre joias banhadas e folheadas. Confira!

 

Quais as principais diferenças?

Também chamada de chapeada, a joia folheada recebe uma fina camada de ouro, ródio ou prata por cima de sua estrutura (que pode ser feita de níquel, prata, latão, cobre, cádmio ou paládio). Por meio de uma compressão bem forte, essa folha de metal se fixa no acessório. Como sua espessura é mais fina, a peça costuma ser mais barata.

Já a joia banhada passa por um processo chamado galvanoplastia. Nele, a estrutura metálica (ou seja, o corpo do acessório) recebe algumas camadas de metais como o cobre ou o bronze. Depois, é banhada em uma solução de sais de ouro, prata ou ródio, que fica em um tanque com um transportador de corrente elétrica e uma barra de metal nobre que vai cobrir a estrutura.

Por meio da corrente elétrica (eletrólise), o metal passa pelo líquido e é fixado na liga. Quanto mais tempo imersa na solução, mais espessa é a camada.

 

E quais são os tipos de banho?

Banho de ouro: 

Mais popular, o ouro é um metal maleável e muito valorizado pelas clientes, além de proporcionar resistência à oxidação. O valor da peça é medido pela quantidade de quilates (K) presente no item.

O aplique em ouro 18K também é considerado um tipo de banho, no site da Virtual Joias temos muitas alianças com esse detalhe delicado e lindo! 

Para entender mais sobre o que é aplique e filete, confira o post no blog: Saiba qual a diferença entre aplique e filete de ouro.

Banho de ródio: 

O mais resistente entre os metais citados, o ródio oferece brilho e durabilidade às joias. Ideal para peças em prata, o acabamento em ródio proporciona muito mais durabilidade, além de evitar marcas de arranhões e manchas. Na Virtual Joias temos no catálogo lindos anéis banhados no ródio

Anéis em prata com banho de ródio. Anéis em prata com banho de ródio.

Banho de prata: 

Embora não seja tão resistente quanto o ouro e o ródio, a prata oferece mais brilho e durabilidade à joia. Para que esse aspecto não se perca, ela recebe um acabamento de verniz no final.

 

Qual é o melhor? Joia banhada ou folheada?

A joia banhada é mais resistente e valiosa por ter uma quantidade maior de metal precioso em sua cobertura. Além disso, enquanto a folheada recebe apenas uma cobertura fina, a banhada costuma receber mais de um banho.

No entanto, há semijoias banhadas que não são de boa qualidade. Para reconhecê-las, você precisa priorizar peças que passaram por um bom banho de metal nobre, assim como as da Virtual Joias. 

Como você pôde perceber, embora sejam parecidas, há muitas diferenças entre joias banhadas e folheadas. Por aqui indicamos sempre o banho, por ser mais resistente e garantir resistência à peça!

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que iremos te ajudar!