Casal se olhando apaixonados à direita em letra manuscrita branca num fundo verde "Com quantos meses de namoro se usa aliança?"

Tradicionalmente o uso de alianças é para os casais que estão noivos ou casados, mas agora cada vez mais casais jovens e na fase do namoro optam por usar alianças de prata, firmando ainda mais esse compromisso.

A dúvida que surge é em qual momento do namoro as alianças devem ser usadas, já que é uma fase que o casal ainda está se conhecendo e o compromisso ainda é uma novidade.

O namoro é o momento ideal para conhecer melhor uma pessoa, por isso, é a primeira fase de uma relação entre duas pessoas, sendo uma fase muito importante para que o casal pensem se ele ou ela é a pessoa certa para ser sua companhia por muito tempo. Veja aqui no post quando você e seu pai devem usar as alianças de namoro.

Com quantos meses de namoro se usa aliança?

As alianças de namoro, tradicionalmente produzidas em prata ou aço, representam a seriedade que o casal tem pelo relacionamento.

Antigamente eram usadas somente após um ano de namoro, mas atualmente não existe uma data certa para que se use alianças. Alguns casais, desde o início já querem selar o compromisso e a fidelidade, já outros esperam alguns meses ou anos para se certificar sobre seus sentimentos um pelo outro.

Veja também: em qual mão e dedo se usa aliança de namoro.

Qual o tempo certo para dar as alianças de namoro?

Tradicionalmente, as alianças são dadas pelos homens após um tempo que o casal está junto, mas hoje, não existe mais essa regra, oficializar o relacionamento vai de casal para casal. Isso depende da intensidade dos sentimentos e da vontade de demonstrar quão séria é a relação para amigos e familiares.

As alianças de compromisso, diferente das alianças de noivado e casamento, revelam o amor dos namorados, mas não possuem o peso de uma relação que em breve será um casamento.

Quanto tempo deve durar um namoro?

O namoro é a fase que o casal tem para se conhecer, criando vínculos, estreitando laços e amadurecendo os sentimentos, por isso deve ser um tempo de qualidade e não importa sua duração, desde que o casal se dedique para que a relação evolua e se torne futuramente um casamento.

O importante nesse período é que ambos assumam o compromisso de estarem firmes um com o outro.

Como escolher o modelo de aliança ideal?

O material geralmente escolhido pelos casais de namorados, é a prata, além de terem um valor mais acessível pelos jovens casais, possuem uma sofisticação única que só a prata oferece.

Os detalhes da aliança ficam a gosto de cada casal, escolhendo o estilo que mais combina com eles, podendo ter detalhes como:

Além de outros modelos que você pode encontrar no site da Virtual Joias.

Para saber mais sobre relacionamento e principalmente sobre namoro, confira nosso post com dicas para comemorar bodas de namoro.