4 metais preciosos mais usados para fabricar joias
Você já parou para pensar quais são os metais mais utilizados na fabricação de joias? A joalheria tem uma grande variedade de materiais de fabricação, preciosos ou não, cada um dos materiais utilizados possui sua beleza e características únicas, que fazem das peças mais sofisticadas, agradando todos os gostos! Conheça mais desses materiais no post!
Na fabricação de joias, os metais preciosos mais usados são: o ouro, a prata, o cobre e o ródio, pois são mais fáceis de encontrar, além de oferecerem um brilho para as peças, as quais cada uma possui características específicas.
Metais preciosos para fabricar joias: veja!
- O cobre é o metal menos nobre dos 4 mais utilizados, é usado na combinação com ouro ou prata, do que para as joias em si, além disso, é um metal que não descasca e é também muito acessível;
- O ródio é precioso e vem da família da platina. Além de ser usado para fabricação do ouro branco, é usado como um acabamento especial em joias de prata, conhecido como banho de ródio, além disso é bastante raro na natureza.
- A prata é um dos mais utilizados para alianças de compromisso e joias mais delicadas. A prata pode ser 925 e 950, dependendo da quantidade do metal mais precioso. Outro detalhe, é que a prata é muito usada para tornar outros metais possíveis de malear na fabricação de joias.
- O ouro é a principal matéria-prima da ourivesaria, pois é muito maleável e possui muita resistência ao tempo, além disso, tem uma beleza exuberante até em sua forma mais pura, que possibilita a criação de joias incríveis. As variações de ouro se dão por amarelo, branco e rosé, que são fabricados com combinações de outros metais.
Além desses, existem outros materiais que são usados na fabricação de joias, mas os citados são os mais encontrados nas joalherias, e na Virtual Joias temos peças em ouro, prata e com banho e aplique de ródio com certificado de garantia e autenticidade da matéria prima!