Fundo branco gelo, centralizado em letra manuscrita verde: 4 metais preciosos mais usados para fabricar joias, à esquerda barras de ouro desfocadas, centralizado em uma plataforma um colar de ouro com pingente de coração

Você já parou para pensar quais são os metais mais utilizados na fabricação de joias? A joalheria tem uma grande variedade de materiais de fabricação, preciosos ou não, cada um dos materiais utilizados possui sua beleza e características únicas, que fazem das peças mais sofisticadas, agradando todos os gostos! Conheça mais desses materiais no post!

Na fabricação de joias, os metais preciosos mais usados são: o ouro, a prata, o cobre e o ródio, pois são mais fáceis de encontrar, além de oferecerem um brilho para as peças, as quais cada uma possui características específicas.

Metais preciosos para fabricar joias: veja!

  • O cobre é o metal menos nobre dos 4 mais utilizados, é usado na combinação com ouro ou prata, do que para as joias em si, além disso, é um metal que não descasca e é também muito acessível;
  • O ródio é precioso e vem da família da platina. Além de ser usado para fabricação do ouro branco, é usado como um acabamento especial em joias de prata, conhecido como banho de ródio, além disso é bastante raro na natureza.
  • A prata é um dos mais utilizados para alianças de compromisso e joias mais delicadas. A prata pode ser 925 e 950, dependendo da quantidade do metal mais precioso. Outro detalhe, é que a prata é muito usada para tornar outros metais possíveis de malear na fabricação de joias.
  • O ouro é a principal matéria-prima da ourivesaria, pois é muito maleável e possui muita resistência ao tempo, além disso, tem uma beleza exuberante até em sua forma mais pura, que possibilita a criação de joias incríveis. As variações de ouro se dão por amarelo, branco e rosé, que são fabricados com combinações de outros metais.

Além desses, existem outros materiais que são usados na fabricação de joias, mas os citados são os mais encontrados nas joalherias, e na Virtual Joias temos peças em ouro, prata e com banho e aplique de ródio com certificado de garantia e autenticidade da matéria prima!