Duas alianças polidas em ouro 18K sobrepostas em um fundo rosa alaranjado escrito Tipos de ouro: entenda as diferenças e composições

O ouro, desde a antiguidade, é um símbolo poderoso. Por isso, ao longo dos anos, sua função, além de representar o alto valor monetário, passou a ser de acessório e até hoje é a matéria-prima queridinha de quem ama joias! Nesse post, vamos juntos aprender mais sobre esse elemento, seus tipos e as diferenças entre eles!

Considerado o metal mais precioso, o ouro possui uma beleza sem igual e que encanta as pessoas há muitas décadas. Podendo ser em amarelo, que é seu tom natural, branco ou rosé, ele sempre está presente em anéis, colares, brincos, pulseiras e outros acessórios.

Porém, em sua forma pura (24K), é difícil encontrá-lo em uma joalheria, pois nesse estado, ele é muito frágil e mole, o que compromete a durabilidade da joia e também dificulta o trabalho do joalheiro. Por isso, o tipo 24K é misturado a outras pequenas quantidades de metais, como o cobre, zinco e prata, formando uma "liga" necessária para que a matéria-prima seja mais durável e resistente.

Assim, existem variações quanto à pureza do ouro, e ela é determinada por um número seguido da letra K, que significa ‘quilates’ e é dividido em 24 partes, ou 24K. Os quilates mais encontrados no mercado são:

Infográfico explicando a porcentagem de ouro nos quilatesInfográfico explicando a porcentagem de ouro nos quilates

Uma importante informação é que para uma peça ser considerada ouro mesmo no Brasil, ela precisa ter acima de 14K, ou seja 14 partes de ouro puro e 10 partes de ligas metálicas, ou 58,3% de ouro puro e 41,7% de outras ligas metálicas.

As peças da Virtual Joias são em ouro 18K, que é o mais indicado para produção de joias e nossos clientes já sabem que aqui as joias são ouro mesmo!

Outra forma de definir o ouro é de acordo com sua coloração, na maioria das vezes quando ouvimos a palavra ouro já pensamos na cor amarela pois é o tom mais usado deste metal, mas existem várias tonalidades do ouro, sendo as duas mais conhecidas e usadas aqui na Virtual Joias, rosê e branco.

O rosê, muito utilizado em alianças pois além de ser elegante é super romântico, é composto por ouro puro, prata e cobre que é o que dá o tom para a matéria.

 Alianças em ouro rosê finas em um pano branco Alianças em ouro rosê finas em um pano branco

Alianças Casamento Linha Classic Ouro Rosê 2mm Quadrada Polida

O tipo branco é super sofisticado e muito utilizado por celebridades, é composto ouro, prata e paládio, a combinação desses metais proporciona a belíssima cor das peças.

Par de alianças em ouro branco em cima de um panoPar de alianças em ouro branco em cima de um pano

Alianças Casamento Linha Classic Ouro Branco 2mm Abaulada Fosca

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o ouro, já está preparado para escolher uma joia, ou aliança que combina com seu estilo! Você ainda pode optar por alianças com detalhes de aplique e filete disponíveis no site da Virtual Joias!

 

Ficou com dúvidas sobre o tema? Deixe nos comentários, que te ajudaremos!

Ah! E não deixe de conferir mais curiosidades sobre joias antes de comprar a sua!