Fundo amarelado, à esquerda o texto em azul escuro "Tudo que você precisa saber sobre a união estável", à direita um casal de abraça amorosamente

Muitos casais no cenário atual optam por diminuir cada vez mais os gastos com o casamento, decidem por não investir muito dinheiro em grandes festas, muitos escolhem selar sua união apenas com o casamento no civil, mas outros decidem pela união estável.

Mas o que significa estar em uma união estável? Preparamos um post com as informações que você precisa saber sobre esse tipo de acordo, e quem sabe optar pela união estável com seu mozão!

A união estável é uma forma de constituir família reconhecida pela Constituição Federal. De acordo com o código civil, para caracterizar a união estável é necessário que a convivência seja pública, contínua, duradoura e com o objetivo de constituição familiar.

Mas qual a diferença entre casamento e união estável?

O casamento é formalizado por meio de uma celebração feita por um juiz de paz ou de direito. Após o registro civil, a certidão de casamento é emitida. Tudo o que você precisa saber sobre o casamento civil está aqui!

Já a união estável é regularizada por meio do Pacto de União Estável, feito no cartório ou por advogados.

O Supremo Tribunal Federal também decidiu que para configurar a união estável não é necessário que o casal divida o mesmo teto.

Sobre os patrimônios, na união estável, prevalece o regime da comunhão parcial de bens, mas nada impede as partes celebrarem um contrato escolhendo outro regime de bens, assim como no casamento civil.

É importante considerar que na união estável o estado civil do casal não é alterado e os direitos de ambas as partes dependem do que foi acordado no contrato.

Ah, e na união estável é possível que o cônjuge que desejar adote o nome do companheiro.  

A união estável é bem simples, não é mesmo? E pode ser uma ótima opção para os casais que querem formalizar sua união. 

Depois de saber mais sobre a união estável, que tal ler esse post com algumas dicas sobre morar junto com mozão? 

A união estável também merece lindas alianças para esse momento tão marcante na vida de um casal, no site da Virtual Joias temos dos mais variados estilos, em ouro 18K e prata. Confira!