Casal brindando a beira-mar em letra branca, manuscrita "Lugares para passar a lua de mel"

A Lua de Mel é um momento especial em que o casal relaxa de toda tensão do casamento e pode enfim aproveitar o início da nova fase à dois. 

Esse momento é costumeiramente vivido em uma viagem à dois, para algum destino romântico em que o casal pode usufruir da companhia um do outro e aproveitar momentos de descanso e amor. 

Vai se casar em breve ou acabou de se casar e quer planejar uma lua de mel especial? Continue lendo o artigo e confira nossas dicas de destinos para viver sua lua de mel. 

imagem com mão de casal segurando duas taças fazendo um brinde com mar ao fundoimagem com mão de casal segurando duas taças fazendo um brinde com mar ao fundo

O que significa Lua de Mel?

A lua de mel é um dos momentos mais esperados pelos noivos que sobem ao altar, afinal, fazer uma viagem planejada há tempos, para um destino que ambos desejam conhecer, é praticamente um momento de glória para o casal. 

No entanto, a maioria dos casais não conhecem a origem desse costume, tão pouco o significado do nome lua de mel e se esse é o seu caso também, confira um pouco dessa história conosco.

A famosa lua de mel surgiu dos costumes nórdicos do século XVI, onde os recém-casados celebravam bebendo hidromel (bebida alcoólica com fermentação de mel diluído em água), durante a primeira lua cheia ou a  mais próxima do casamento.

Os nórdicos acreditavam que tomar a bebida significava bençãos dos deuses da fertilidade, ou seja, uma benção para conceber filhos, afinal, essa era a bebida de Odin, sendo muito mais que uma simples bebida, mas uma poção mágica.

Com o passar do tempo, o costume foi se modificando e na Roma Antiga criou-se uma derivação do costume, tornando-se hábito o pai da noiva presentear o noivo com cerveja de mel durante a lua cheia para desejar sorte e fertilidade.

Além disso, na Idade Média, na Alemanha já era costumeiro que os casamentos ocorressem somente em noite de lua cheia, onde após a celebração, os casais bebiam hidromel, também com a função de trazer sorte e fertilidade. 

Mantendo a tradição, o mel e a lua ficaram marcados na história dos casamentos como celebração pela cerimônia que acabou de acontecer, assim surgiu a lua de mel, um momento do casal que passou a ser celebrado com uma viagem especial à dois. 

A lua de mel se tornou uma tradição aceita até mesmo pelo Vaticano que entendeu que o mel era tradicionalmente o símbolo da união, por ser um alimento que não se corrompe com o tempo, ao contrário, quanto mais o tempo passa, mais doce se torna, como deve ser o casamento. 

Hoje os casais celebram sua lua de mel em viagens românticas e esse é um costume já solidificado entre os noivinhos que mal veem a hora de trocar as alianças e partir para um destino novo e inesquecível para viver dias muito especiais. 

Como organizar a Lua de Mel

casal de noivos com trajes de casamento e mala ao centro indicando viagem de lua de melcasal de noivos com trajes de casamento e mala ao centro indicando viagem de lua de mel

Agora que você já sabe a origem da tradição e o que significa lua de mel, que tal começar a organizar a sua? Esse é um momento especial e por isso, deve ser planejado com tempo, paciência e muita calma, afinal, você deverá avaliar inúmeros destinos para escolher um lugar que ficará marcado na história do casal.

Além disso, há diversas questões como distância, deslocamento, hospedagem, passagem e principalmente ORÇAMENTO, que devem ser avaliadas com afinco, para que tudo saia conforme sonhado pelos noivos. 

O primeiro passo é entender que a lua de mel é um momento simbólico em que o casal passa momentos à sós, após todo tumulto do casamento, portanto, independente do lugar, o importante é que o casal possa se divertir juntos e curtir momentos especiais à dois. 

Pois isso, mesmo que o orçamento esteja curto, não deixe de viver a lua de mel e guardar esses momentos únicos que se tornarão lembranças inesquecíveis. 

Sabendo disso, coloque a lua de mel dentro do orçamento do casamento, assim, o planejamento será mais fácil. Sonha mais com o casamento do que com a lua de mel? Então reserve a maior parte do orçamento para o casamento e uma pequena parte para uma lua de mel mais intimista e simbólica, como um final de semana em um hotel fazenda ou somente uma noite de núpcias em um hotel.

Sonha mais com a lua de mel do que com uma festa ou uma grande celebração de casamento? Então reserve a maior parte do orçamento para organizar a sua viagem dos sonhos. Que tal uma Eurotrip ou um tour pelos destinos românticos do Brasil?

O importante é pesquisar, colocar no papel todos os gastos e analisar pontos importantes como destino e todos os possíveis "perrengues" que vocês podem passar. Vai viajar pra fora do Brasil? Lembre de pensar em destinos com bastante antecedência, afinal, há lugares que o passaporte é necessário e vocês terão que resolver essas partes burocráticas. 

Nos destinos internacionais, a língua também pode ser um impasse para o casal, portanto, avalie se isso será um problema ou se vocês saberão se virar bem com a língua local ou com o tradutor. 

Se o destino é o Brasil, você pode optar pelos famosos pacotes de viagens, afinal, muitas agências já possuem pacotes específicos de lua de mel, com destinos românticos e já conhecidos por receberem casais recém-casados. 

Agora, se vocês são do tipo que gostam de planejar absolutamente tudo e organizar toda a viagem desde as passagens, destinos, passeios e etc, vamos ajudar vocês com o principal, os melhores destinos para uma lua de mel

Destinos românticos para lua de mel no exterior 

casal de noivos com trajes de noivos, novo segurando noiva no colo e a beijando em frente a torre eiffel casal de noivos com trajes de noivos, novo segurando noiva no colo e a beijando em frente a torre eiffel

Viajar para o exterior é um sonho para a maioria das pessoas e muitas dessas pessoas optam por realizar esse sonho na lua de mel, e para esses casais que planejam uma viagem internacional por anos, esse é um momento de aproveitar destinos incríveis, sem deixar o romantismo de lado, claro.

Por isso, a cidade mais escolhida pelos casais recém-casados para passar a lua de mel, sem dúvidas, é Paris, na França. A cidade é uma das cidades mais românticas do mundo, sendo o destino perfeito para quem quer viver dias de muito grude e afeto. 

Conhecida pela maravilhosa Torre Eiffel, a cidade ainda conta com uma culinária incrível e uma arquitetura perfeita para fotos de pós-wedding. Quem conhece, verdadeiramente não esquece. 

Para os casais que vão se casar entre abril e junho, e setembro a novembro, esse é o destino ideal, pois esses são os períodos onde as temperaturas estão mais amenas no País, fugindo do verão escaldante de temperaturas super altas. 

Seguindo essa linha de romantismo, a Itália é o segundo destino mais procurado pelos casais, afinal, o País é conhecido por sua alta gastronomia, além de ter cidades encantadoras para se conhecer, como Milão, Roma, Florença e Toscana.

Se vocês vão se casar entre março e setembro e sonham em conhecer a Itália, vão fundo, afinal, durante esse período o País recebe a Primavera e o Verão que são estações perfeitas para passeios. 

Maldivas também é o destino dos sonhos para os amantes de praia. O lugar afrodisíaco é composto por ilhas paradisíacas e praias impressionantes que formam um cenário de filme de romance. Mar cristalino, paz e beleza intensa é o que marca o destino que é perfeito para lua de mel. 

O melhor período para visitar as ilhas é entre novembro e março, pois o tempo está claro e o clima quente como merece praia. Entre maio a outubro ocorrem as chamadas monções úmidas que causam fortes chuvas e ventos na região, o que pode atrapalhar os passeios, embora não durem por muito tempo e o clima permaneça quente. 

Grécia, Bali e Havaí também chamam atenção dos amantes de praias e são destinos românticos e afrodisíacos para os casais apaixonados. Se vocês querem dias de sol, praia e muita curtição, esses são destinos excelentes para viver os dias de lua de mel.

Além disso, esses são destinos de altas temperaturas o ano todo e você tem maior leque de escolha de datas para visitar quando for mais adequado para o casal. Os brasileiros também amam a Argentina e o México, países latinos que são muito românticos e sempre procurados para lua de mel. 

Na Argentina os vinhos, alfajores e o famoso tango são o que chama atenção dos casais, sendo um País mais encantador no período de inverno, portanto, o melhor período para visitar é entre junho e setembro.

Enquanto isso, o México chama atenção pela culinária e pelas belezas naturais como as praias de Tulum. Se esse é o destino dos seus sonhos, programe-se para ir entre dezembro e junho, que é quando as temperaturas estão altas e as possibilidades de chuvas e furacões são menores. 

Destinos românticos para lua de mel no Brasil

casal em frente a entrada da cidade de Gramado RS um de frente ao outro se olhandocasal em frente a entrada da cidade de Gramado RS um de frente ao outro se olhando

Apesar de ser um sonho viajar para o exterior, existem destinos incríveis aqui mesmo no Brasil e há pessoas que sonham em conhecer lugares maravilhosos por aqui mesmo e sim, essa é uma excelente ideia. 

Se vocês ainda conhecem pouco o Brasil, a lua de mel é uma excelente oportunidade, afinal, o Brasil possui cidades maravilhosas que vão de praias paradisíacas e encantadoras à cidades românticas e com clima europeu. 

A região do Nordeste é a mais pesquisada quando se fala em lua de mel no Brasil, isso porque, o Nordeste do País é coberto pelas praias que estão entre as mais bonitas do mundo . 

Dentre os diversos destinos, Fernando de Noronha é o lugar mais almejado pelos casais para a sonhada lua de mel. A ilha, que é conhecida pelo cenário paradisíaco, mexe com o imaginário do brasileiro e para os amantes da natureza, é o lugar perfeito. 

Um dos passeios mais cobiçados pelos turistas em Noronha é o famoso mergulho aquático, portanto, o melhor período para visitar a região é entre agosto e setembro, quando o mar está calmo e considerado “piscininha”, sendo perfeito, ainda, para banhos. 

Outro destino praiano muito buscado pelos brasileiros é Porto de Galinhas que fica em Pernambuco. A praia é um verdadeiro paraíso e é conhecida por um mar cristalino e calmo. Além disso, Pernambuco é uma cidade charmosa que carrega cultura e uma arquitetura incrível, além da deliciosa gastronomia nordestina. 

O melhor período para visitar Porto é entre outubro e fevereiro, quando o calor está em seu auge, o que favorece os passeios. E, além disso, a combinação do sol intenso com as águas cristalinas do mar dão a sensação de você estar visitando o Caribe.

Ainda pelo nordeste, Maceió é um destino encantador que pode ser perfeito para vocês que amam praia, verão e destinos cheios de agitos e badalações. A cidade é conhecida como o Caribe Brasileiro e suas praias são impressionantemente lindas. 

Se esse é o destino perfeito para vocês, planeje-se para de setembro a março, que é um período em que as temperaturas estão altíssimas, o verão está em seu auge e as chuvas são mais escassas. 

Agora, se praia não é muito o forte do casal e vocês preferem mais as cidades históricas e românticas ou até mesmo o clima mais frio, o sul do Brasil é simplesmente incrível e possui destinos lindos para lua de mel.

Gramado está no top 10 de destinos para lua de mel, a cidade que é uma cidade totalmente aconchegante e acolhedora, remete muito ao clima europeu e é perfeita para os casais que amam um clima de romance.

A alta gastronomia de Gramado também chama muito atenção e se você está pensando em curtir a serra gaúcha, prepare-se para o mês de setembro, que é o mês da chegada da primavera e é um período onde Gramado está menos movimentado.

Agora, se você prefere temperaturas baixíssimas, o inverno gaúcho é rigoroso, sendo este um período de alta temporada, também muito querido por quem quer realmente viver a realidade de Gramado.

O Natal Luz também é um evento em Gramado e se você pretende se casar no final do ano, esse, com certeza, é o melhor destino para a lua de mel do casal. 

Ali do ladinho, a cidade de Canela é também uma cidade que os casais não deixam de bater ponto, afinal, a cidade é turística e muito aconchegante, ideal para noites de vinhos, além de possuir a famosa Catedral de Canela que é centro de fotos maravilhosas de casais.

Nesse estilo de cidade pequena, fria e com estilo Europeu, em Minas Gerais você também pode ter uma lua de mel linda e aconchegante na cidade de Monte Verde, uma pequena vila de estilo holandês, no centro de montanhas que tornam a cidade fria e com clima romântico.

O forte da cidade são os restaurantes conceituados e os famosos risotos e fondues, além das cartelas de vinhos e passeios de quadriciclo nas montanhas. A cidade recebe turistas durante todo ano, mas a alta temporada é durante o inverno, onde as temperaturas são mínimas e o clima fica ainda mais europeu.

Campos do Jordão também é uma cidade brasileira localizada no Estado de São Paulo, dentro da Serra da Mantiqueira, o que a torna uma cidade fria. Sua arquitetura faz com que a cidade pareça europeia e o centrinho, como é chamado, é um verdadeiro charme. 

O forte da cidade são os rodízios de fondue e os infinitos passeios como roda gigante, bondinho, parque Amantikir, Pico do Itapeva e ainda o famoso bar de gelo que possui temperaturas abaixo de 0ºC. 

Os melhores períodos para se visitar Campos é durante o inverno, que é o período mais buscado pelos turistas amantes do frio e o período de Natal, onde a cidade está iluminada e com clima perfeito para passeios. 

Destinos para lua de mel durante o verão

imagem com placa na praia escrita lua de mel em amareloimagem com placa na praia escrita lua de mel em amarelo

Para te ajudar ainda mais no planejamento da sua lua de mel, segue mais algumas dicas de destinos que são perfeitos para visitar durante o verão:

  • Arraial do Cabo;
  • Jericoacoara;
  • Bonito;
  • Paraty;
  • Natal;
  • Jalapão;
  • Ilhabela;
  • Búzios;
  • Canoa Quebrada;
  • Trancoso;
  • Caraíva;

Destinos para lua de mel durante o inverno

 casal deitado em frente lareira tomando vinho em taças transparentes casal deitado em frente lareira tomando vinho em taças transparentes

E para os casais que curtem mais o intimismo, o clima de romance e programas de inverno, segue nossa listinha de cidades maravilhosas para lua de mel no inverno:

  • Canela;
  • Petrópolis;
  • Curitiba;
  • Monte Verde;
  • Holambra;
  • Tiradentes;
  • Bento Gonçalves;
  • Teresópolis;
  • Urubici;
  • Ouro Preto;
  • Porto Alegre;

Gostou das dicas? Salva o conteúdo para não esquecer os destinos quando for programar a sua lua de mel e planeje com antecedência para viver a lua de mel dos sonhos. 

Acesse nosso site e confira nossas joias especiais de relacionamentos. Clique aqui e confira nossa categoria completa de alianças de casamento. 

imagem casal de noivos, noivo atrás da noiva ambos com mão esquerda na barriga da noiva mostrando alianças de casamento imagem casal de noivos, noivo atrás da noiva ambos com mão esquerda na barriga da noiva mostrando alianças de casamento