
No Brasil comemoramos o dia dos namorados em 12 de junho, já em outros países, como Estados Unidos, Itália e França, por exemplo, o dia mais romântico do ano é celebrado no dia 14 de fevereiro. Por aqui, a data que hoje simboliza o amor e união de casais, iniciou-se com apelo comercial para suprir um desaquecimento do comércio no mês de junho, e deu certo! O mês é um dos meses mais rentáveis do ano para o comércio. Neste post vamos descobrir curiosidades, tradições e sugestões de comemorações e presentes.
Como é o dia dos namorados ao redor do mundo?
Nos Estados Unidos o dia dos namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro, conhecido por lá como Valentine’s Day (Dia de São Valentim, em inglês). A data é festejada por adultos e crianças, considerado um dia de celebrar o amor. O costume é que os casais troquem presentes, mas crianças trocam doces e cartões com declarações de amor, muitas vezes feitos de forma artesanal. Quer saber mais? Conheça a história do Valentine’s Day.


Na Itália, o dia dos namorados também é celebrado no dia 14 de fevereiro. Os namorados trocam presentes e saem para jantar, porém, um símbolo nacional que representa o amor é presente obrigatório para os namorados italianos: o chocolate Baci Perugina. Vendido desde 1922 estes chocolates são considerados mensageiros do amor. Os bombons são recheados de cacau e avelã e possuem uma característica embalagem prateada com estrelas azuis.


No dia 14 de fevereiro também é celebrado o dia dos namorados no Japão e Coreia do Sul, porém há uma grande diferença nesses países: quem recebe os presentes são apenas os homens, e as mulheres normalmente são quem presenteiam.
Cada tipo de relacionamento exige um tipo de doce diferente, um amigo sem associação romântica recebe um “chocolate de compromisso”, os parceiros amorosos recebem marcas finas. Mas calma, as mulheres não ficam no prejuízo, um mês depois, no dia 14 de março, no chamado Dia Branco, cor escolhida por representar a pureza, é a vez dos homens presentearem as mulheres, e com doces muito mais caros do que o que eles ganharam. Já pensou se essa moda pega por aqui?
Na Coreia do Sul há também uma terceira data, dia 14 de abril, o Dia Preto, no qual os coreanos solteiros se vestem com esta cor e se reúnem para comer um prato típico do país.


Na França o dia dos namorados acontece entre os dias 12 e 14 de fevereiro. Durante estes dias, a vila francesa, Valentine, torna-se a capital do romance no país, que tem suas casas, fachadas, jardins e árvores enfeitadas com cartões com declarações de amor, rosas e pedidos de casamento, mas a data, é claro, é comemorada em todo o país.


Em Gana, o dia 14 de fevereiro é considerado o Dia Nacional do Chocolate, invenção de 2007 feita pelo governo do país para alavancar o turismo no país, uma vez que é um dos maiores produtores de cacau no mundo. Neste dia há shows, artísticos e musicais, além de menus temáticos em todo país.
Já na África do Sul, além da troca de cartões, chocolates e presentes, as mulheres solteiras escrevem o nome do amado em um coração de feltro costurado na manga de suas blusas para serem usadas no dia 14 de fevereiro. Uma espécie de simpatia, para que os pretendentes as peçam em namoro.


Argentina, assim como no Brasil, não se comemora o dia dos namorados em fevereiro, mas também não é comemorado em junho e sim em julho. A Semana de la Dulzura (Semana da Doçura, em espanhol), que ocorre do dia 1 a 7 deste mês, foi criada com intuito comercial para aumentar as vendas dos doces na época e acabou se tornando uma tradição argentina. Neste período as pessoas trocam todos os tipos doces, chocolates, bolos, cupcakes, pudins e tortas.


Qual a origem do dia dos namorados?
A origem do dia dos namorados remete ao dia de São Valentim, santo católico, celebrado no dia 14 de fevereiro. Mas quem foi São Valentim? Ele foi foi um bispo que colaborou com a formação do conceito do amor romântico como conhecemos hoje.
Em 270 dC, Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que proibiu o casamento durante as guerras na época, realizando os casamentos em segredo. Quando descoberta sua desobediência foi condenado a prisão e a morte.
Enquanto estava preso os jovens enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditam no amor. Já preso, teria se apaixonado pela filha cega do seu carcereiro e devolvido-lhe a visão em um milagre. Antes de sua execução Valentim escreveu uma mensagem de adeus a sua amada assinando com “de seu Valentim” termo que se tornou sinônimo de namorado. Sua morte é datada de 14 de fevereiro, mas só foi considerado santo dois séculos depois.
Há quem afirme que a origem da comemoração seja ainda mais antiga e remeta aos antigos romanos, que festejavam a Lupercália. Festa que era iniciada por um sorteio que os jovens realizavam, no qual sorteavam o nome de uma moça para acompanhá-lo durante este evento e as demais festas do ano, muitas vezes os casais se apaixonavam e se casavam a partir deste primeiro contato.


Quais as tradições do dia dos namorados?
As tradições do dia dos namorados possuem forte apelo supersticioso ao redor do mundo, confira algumas:
- Nos Estados Unidos há um costume de enviar cartões nesta data e essa tradição começou em 1840. Atualmente, o dia é marcado pela troca de presentes simbólicos como cartões em formatos de coração e de cupido.
- Na Romênia o dia dos namorados acontece dia 24 de fevereiro, é um feriado nacional chamado Dragobete, e é uma festa semelhante à Lupercália. Uma tradição que ocorre nesta região é que os noivos devem sair para colher flores e, em desejo de boa sorte, têm seus rostos molhados com a neve que resta nos campos.
- Na Dinamarca, as tradicionais rosas vermelhas que enfeitam o resto do mundo no dia mais amoroso do ano, são trocadas por flores brancas, e os chocolates dão lugar a pães doces. O correio elegante consiste em charadas enviadas para suas pretendentes, caso acertem ele deve enviar um ovo de páscoa para a moça, caso erre, ela quem deve presenteá-lo.
- Nas Filipinas, dia 14 de fevereiro é um dia tradicional para casamentos coletivos. A ação é organizada e custeada pelo governo e reúne centenas de casais que se casam ou renovam seus votos.
Na França alguns casais escolhem o dia dos namorados para plantar uma árvore juntos, para que, como seu amor, cresça e floresça. - Na Bulgária, o dia 14 de fevereiro é o dia do santo Trifon Zarezan, conhecido enólogo, por isso nesta data os casais e solteiros comemoram tomando bons vinhos búlgaros.


Curiosidades sobre o dia dos namorados
Como já vimos anteriormente, as tradições variam conforme o país em que se comemora a data, baseadas na religião, superstição ou apenas cultura do local. Confira algumas curiosidades sobre o dia dos namorados:
- A primeira caixa de chocolates para o dia dos namorados data de 1800, foi desenvolvida por Richard Cadbury, que também foi o designer e responsável pela popularização das caixas de bombons em formato de coração a partir de 1861. Este tipo de caixa agregou maior sentimentalismo ao presentear a pessoa amada. A caixa era considerada tão bonita que era utilizada para guardar lembranças.
- O cartão de amor mais antigo do mundo que se tem registro data de 1415, enviado pelo Duque de Orleans a sua esposa enquanto estava preso. Ele está reservado no museu britânico.
- Pode ser clichê fazer um pedido de noivado no dia dos namorados, mas não perca a oportunidade, esta data é a terceira mais escolhida pelos casais perdendo apenas para o natal e véspera de ano novo.
- Aproximadamente 35 milhões de chocolates em formato de coração são consumidos nesta data, além de 8 bilhões de balas neste formato são produzidas durante o ano.
- Os enamorados trocam em torno de 50 milhões de rosas todos os anos no Valentine’s Day.
- Os norte-americanos compram cerca de 1 bilhão de cartões de Valentine’s Day todos os anos, superando os de natal. Quem recebe são as professoras, filhos, mães, esposas, namoradas e até os bichos de estimação.
- Na Alemanha o presente para o dia dos namorados é um pouco incomum: um porco. Pode parecer estranho, mas para os alemães este animal representa luxúria e sorte, mas não precisa ser o bichinho vivo, pode ser como estampas em objetos ou joias.
- No país de Gales o presente ideal não são as flores e o chocolate e sim uma colher do amor, talhada em madeira e contém muitos detalhes com símbolos e padrões com diferentes significados.
- Em Taiwan a quantidade de rosas ofertada para a pessoa amada possui significado: uma rosa vermelha simboliza “amor único”; 99 rosas “amor para sempre” e 108 rosas simboliza um pedido de casamento.
- Em Verona, Itália, milhões de pessoas enviam cartas pedindo conselhos a Julieta Capuleto, famosa personagem de Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Os manuscritos são recebidos por uma equipe de voluntários e faz questão de responder a todos em nome da personagem.


Por que dia 12 de junho é o dia dos namorados?
Como o Brasil é um país majoritariamente católico, fazia sentido estabelecer o dia dos namorados na véspera do dia de Santo Antônio, que defendia em suas pregações a importância do amor e do casamento; por isso, é conhecido como casamenteiro. Por mais que a data tenha sido estabelecida com apelo comercial, se tornou uma data importante para celebrar o amor entre os casais.


Quem criou o dia dos namorados no dia 12 de junho?
O criador do dia dos namorado no Brasil foi o publicitário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo, João Dória Júnior. Ele importou a ideia de São Valentim, um dia para celebrar o amor e também aquecer as vendas do comércio no mês de junho.
A campanha criada por ele dizia que “Não é só com beijos que se prova o amor”, outro anúncio dizia “Não se esqueçam: amor com amor se paga”, incentivando dar e receber presentes. A campanha ganhou o prêmio da Associação Paulista de Propaganda e já no ano seguinte foi adotada em outros estados brasileiros e se estabeleceu como uma data de celebração do amor que segue até os dias atuais.


Como comemorar o dia dos namorados?
Como você vai comemorar este dia especial depende do que você e a pessoa amada gostam, mas posso te dar algumas dicas. Comece o dia surpreendendo quem você ama com um belo café na cama. No meio da manhã envie flores e chocolates, finalize o dia com um belo jantar à luz de velas e arremate este dia presenteando seu amor, reafirmando seu sentimento com belas alianças de namoro ou outras joias românticas que são perfeitas para essa data.


Agora que você conhece várias tradições e curiosidades sobre o dia dos namorados no Brasil e no mundo, me conte nos comentários como você vai comemorar o dia mais romântico do ano com quem você ama?