casal celebrando o noivado com taças de vinho

O noivado, ou a festa do noivado, é um momento especial em que o casal comunica a decisão de se casar para os seus familiares e amigos. Em famílias mais tradicionais, quem organiza e oferece a festa são os pais da noiva. Contudo, o mais comum atualmente é o próprio casal elaborar a comemoração, tendo como objetivo fazer a troca de alianças perante as pessoas mais próximas..

Para essa fase tão maravilhosa, que é o noivado, preparamos um guia cheio de dicas e inspirações para quem está planejando uma festa ou prefere algo mais íntimo. Vem conferir!

O que é o noivado? Como funciona? 

O noivado é o período entre o pedido de casamento até a realização do casamento, sendo assim, são coisas distintas. Além disso, o noivado significa maturidade no relacionamento, já que os dois deram esse passo para uma nova fase da vida a dois.

O ritual de pedido de casamento e noivado é uma tradição muito antiga. No passado, era comum o futuro marido negociar os termos do casamento com o pai da noiva. Lá na antiga Germânia (até cerca de 300 aC), se ambos concordassem, o noivo entregava o chamado dote de casamento ao pai da noiva como uma espécie de entrada. Este era considerado um compromisso oficial.

Mais tarde, a troca reversa de bens tornou-se comum, onde a família da noiva dava o dote do casamento. O significado, a promessa de casar um com o outro, permaneceu o mesmo e o noivado é uma ocasião emocional e romântica.

Gostou de conhecer a história? Inspiradora, não é mesmo? Agora, veja a seguir como organizar o noivado que você sempre sonhou!

Guia com 4 dicas para organizar o noivado dos sonhos 

1. Defina o orçamento:

Um dos grandes desafios do casal é organizar uma festa de noivado sem comprometer o orçamento do casamento, afinal, o grande investimento deve ser direcionado para a celebração oficial da união.

É a hora de pegar o papel e a caneta (ou abrir uma planilha no Excel) e decidir o quanto querem investir no evento. Nesse momento, é importante alinhar ao orçamento definido a quantidade de convidados e o tipo de celebração.

mulher com uma calculadora e contas ao ladomulher com uma calculadora e contas ao lado

2. Faça a lista de convidados: 

Orçamento definido, agora é aquele momento tenso, de escolher quem estará com vocês nesse momento. 

O noivado é uma celebração íntima, apenas para familiares e amigos próximos. Liste no máximo 50 pessoas. Em geral, as festas de noivado costumam ter em média 30 convidados. Além da família, foque em pessoas realmente essenciais, que participam ativamente na vida do casal.

mãos segurando um convite vermelho com letras amarelasmãos segurando um convite vermelho com letras amarelas

3. Escolha o local: 

A recepção pode ser na casa da noiva ou do noivo, em um salão de festa ou restaurante. Não há necessidade de uma decoração super elaborada, porque a ideia é que seja um momento bem informal, descontraído e agradável entre a família. Lembre-se que certamente vem uma cerimônia de casamento depois, por isso não é preciso fazer uma grande festa de noivado. 

Se você curte um evento ao ar livre e tem um jardim grande à disposição, vale aproveitar o espaço para fazer uma decoração mais informal

restaurante decorado para um almoço/jantar restaurante decorado para um almoço/jantar

4. Defina o cardápio: 

O cardápio dependerá do tom e horário da festa. Sendo um almoço ou jantar, você poderá optar por refeições que rendem bastante e sejam de execução relativamente fácil, como o estrogonofe, churrasco ou feijoada.

Caso queira algo mais sofisticado, você pode fazer um jantar com peixes, comida japonesa ou noite das massas, por exemplo. Nestes casos, dependendo da quantidade de comida, é provável que você precise contratar uma empresa para preparar os alimentos. 

mesa posta com talheres e pratos em tons de verde e douradomesa posta com talheres e pratos em tons de verde e dourado

Na comemoração do noivado o que importa de fato é que esse momento aconteça, e seja especial, por isso a troca das alianças e um brinde são indispensáveis. 

Por fim, pense que o noivado é nada mais que  um jantar de família para anunciar que um casamento vem aí. Gostou das dicas? Conta aqui pra gente nos comentários!