
Aqui na Virtual Joias, acreditamos que o amor move o mundo, apoiamos e respeitamos todas as formas de amar e ser amado, por isso hoje, no dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ vamos falar um pouco desse dia tão importante para nossa sociedade.
Primeiro, é importante entender o que significa cada letra da sigla e o que elas representam dentro da comunidade.
Identidade de gênero, orientação sexual, sexo biológico e expressão de gênero
Para entendermos o significado de cada item na sigla LGBTQIAPN+ é preciso saber algumas definições:


A sigla inicial, criada nos anos 90, era GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes), evoluindo para a mais conhecida, LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), até a nomenclatura LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexo), adotada pela ONU, a LGBTQIA+, (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexo e outros (representado pelo sinal de +), porém a sigla mais utilizada atualmente no Brasil é a LGBTQIAPN+.
LGBTQIAPN+: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexual, Pansexual, Não-binário e outros (sinal de +).


Traduzindo a sigla LGBTQIAPN+:
L: Lésbicas são mulheres que sentem atração sexual e afetiva por outras mulheres.
G: Gays são homens que sentem atração sexual e afetiva por outros homens.
B: Bissexuais são pessoas que sentem atração sexual e afetiva por homens e mulheres.
T: Transexuais são pessoas que assumem o gênero oposto ao de seu nascimento. Esta identidade é ligada ao psicológico, e não ao físico, onde pode ou não haver mudanças fisiológicas para adequação ao gênero no qual se reconhece.
Q: Os queers são pessoas que fazem parte da comunidade LGBTQIAPN+ mas não se encaixam a heterocisnormatividade, isto é, a imposição da sociedade de performar a heterossexualidade e cisgeneridade. Traduzindo: a imposição de que relacionamentos só podem existir entre homem e mulher, e que as pessoas devam se identificar com seu sexo de nascimento.
I: Intersexo são as pessoas que não se adequam a uma forma binária de nascença, isto é, feminino e masculino. Ou seja, seus genitais e hormônios não se encaixam na forma típica de masculino e feminino.
A: Uma pessoa assexual é aquela que não possui interesse sexual, este grupo pode ser aromântico ou não, isto é, ter ou não relacionamentos afetivos com outras pessoas.
P: Pansexuais são pessoas que desenvolvem atração física e afetiva por outras pessoas independente da sua identidade de gênero.
N: Os não binários são pessoas que não se identificam com nenhum gênero ou se identificam com vários.
+: O mais serve para abranger as demais pessoas na bandeira e a pluralidade de orientações sexuais e variações de gênero.
Aprender sobre essas questões é uma forma de entender a importância desse dia e de se falar sobre esse assunto!
Mas como surgiu o Dia do Orgulho?


Apesar de atualmente ser uma data mais festiva, esse dia teve origem marcado por repressão policial e intolerância.
Em 1969, um grupo composto por gays, lésbicas e transsexuais curtia a noite, em Nova York, no bar Stonewall Inn quando policiais chegaram realizando uma “batida” no local. Os policiais diziam que precisavam prender esses clientes por “conduta imoral”, ação que era corriqueira nos bares frequentados pela comunidade LGBTQIAPN+ da época.
Mas dessa vez, o grupo decidiu reagir, juntamente com apoiadores realizaram uma mobilização para responder a essa perseguição policial contra a comunidade LGBTQIAPN+.
Os protestos ganharam força e duraram mais duas noites,dando origem a outras mobilizações em várias cidades americanas. No ano seguinte, surge a 1ª parada do orgulho LGBTQIAPN+.
O movimento e a comunidade ganharam forças ao longo dos anos e no mundo todo, se tornando o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+.
No Brasil, esse dia começou a ser comemorado em 1995 no Rio de Janeiro, com uma pequena marcha. O movimento cresceu tanto no Brasil, que a Parada Gay - como é chamada - na Avenida Paulista é o evento mais esperado no ano, com milhares de apoiadores nas ruas.
Atualmente o Dia Internacional do Orgulho Gay é comemorado não só pela comunidade LGBTQIAPN+, como também por todas as pessoas que apoiam a diversidade e respeitam o amor.
É uma mobilização importante para conscientizar a população mundial sobre a importância da inclusão, da igualdade e do combate à LGBTQIAPN+fobia. É importante que mesmo quem não se identifica com nenhuma letra dessa comunidade, busque sempre conhecer e entender sobre, com atitudes que valorizem como:


Por fim, conheça outras datas importantes da comunidade LGBTQIAPN+:


O Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ é muito mais do que um dia para celebrar o amor, mas uma data para sentir orgulho por poder ser quem é sem medo ou constrangimento.