Pai do noivo colocando a flor na lapela do traje dele

Muito se é falado sobre o vestido da noiva, mas como escolher a roupa do noivo? Descubra neste post!

Assim como na escolha do vestido, o traje do noivo também está relacionado ao casamento, por isso, antes de tudo, é necessário definir quais serão os elementos, horários e estilo que irão compor a cerimônia.

Vamos começar pelo terno, que nada mais é do que o conjunto formado por paletó, calça e colete, onde a camisa, geralmente, é branca. Mas essa cor não é obrigatória, pois varia de acordo com o horário da cerimônia: ternos mais claros são frequentemente utilizados durante o dia e os ternos mais escuros são recomendados para a noite.

Quer saber como combinar o terno do noivo de acordo com o estilo do casamento? Confira!

 

Casamento tradicional/ À noite

Casamento em uma igreja, os noivos estão de costas enquanto o padre celebra a cerimôniaCasamento em uma igreja, os noivos estão de costas enquanto o padre celebra a cerimônia

Reprodução: Pinterest

O local e o horário do casamento inteferem diretamente nessa escolha. Se o casamento segue o estilo clássico e será feito em uma igreja/salão de eventos, durante o horário noturno, a roupa do noivo deve ser escolhida de acordo com os seguintes tipos de trajes, que são utilizados também em momentos muito elegantes, como a entrega do Oscar e apresentação de orquestras:

 

Fraque/Meio-fraque: 

O fraque começou a ser utilizado por cavalheiros ingleses que viviam na época da Revolução Industrial. Era uma das vestimentas masculinas mais elegantes da época, inclusive, a sofisticação do fraque continua presente nos eventos formais até os dias de hoje.

O meio-fraque nada mais é do que uma adaptação brasileira ao modelo do fraque tradicional: os tecidos pesados foram substituídos por outros mais leves, retirando a cauda longa.

 

Smoking: 

O smoking, também conhecido como black tie, é um traje masculino semiformal para eventos realizados durante o período da noite, pois possui lapelas de seda ou cetim e é sempre utilizado com gravata-borboleta preta. A cor do casaco pode variar entre preto e azul-escuro.

Mas atenção: somente use os trajes citados anteriormente se a cerimônia for clássica!

Três exemplos de smokingTrês exemplos de smoking

Reprodução: Pinterest

Casamento durante o dia/menos formal

Cerimônia de casamento em um jardim com um altar com floresCerimônia de casamento em um jardim com um altar com flores

Em cerimônias menos formais ou diurnas, o traje do noivo também deve acompanhar esse estilo. As cores do terno são, preferencialmente, mais claras. Não é necessário que a vestimenta tenha muitos detalhes, e a cor da gravata e camisa do noivo/padrinhos varia de acordo com a paleta de cores do casamento.

Para casamentos na praia, são permitidas bermudas na altura do joelho e camisetas mais leves.

 

Como combinar sapato e terno? 

Várias ilustrações de ternos e sapatos, e suas diferentes combinaçõesVárias ilustrações de ternos e sapatos, e suas diferentes combinações

O que você achou dessas dicas sobre como escolher a roupa do noivo? Temos também várias dicas sobre estilo da noiva e dicas de joias para usar no casamento!