Fundo verde, à esquerda em letra branca: Os 4 principais fechos de correntes, à direita a imagem de um fecho em ouro

Conhecer os tipos de fechos de correntes é extremamente importante, principalmente se você tem interesse em compor diferentes visuais. Saber sobre o assunto é fundamental em vários aspectos, mas sua principal relevância é na área da moda. Quer conhecer mais sobre esse assunto? Leia mais a seguir!

As peças para o acabamento de uma joia são tão importantes quanto seus protagonistas. Um fecho quebrado ou que dá muito trabalho para colocar ou tirar pode ser um fator decisivo na hora de montar a sua produção e, se existir algum problema nele, com certeza essa será uma joia que ficará "esquecida" no seu porta-joias.

Portanto, é muito importante pensar nesses sistemas ao montar as suas joias ou, se você ganhou ou comprou algum modelo pronto e ele tem apresentado algum tipo de problema, saiba que sempre é possível alterar ou reformar o seu acessório

O uso e aplicação de cada modelo de fecho deve levar em consideração o tamanho das joias e a funcionalidade de cada uma delas. 

Modelos de fechos:

Conheça os principais tipos de fecho de corrente para conhecer e te auxiliar nas escolhas. Confira!

1. Fechos com mola:

Os fechos mais utilizados na joalheria hoje em dia são os fechos com mola. Esses fechos são confeccionados em ouro 18K, porém possuem uma mola interna que permite que a trava faça o movimento de vai e volta, para abrir e fechar a joia quantas vezes for necessário.

Esse tipo de fecho sempre vai precisar de uma argola para se prender à outra ponta. 

  • Fecho Argola: é o modelo redondinho, disponível em diversos tamanhos. Ele é mais indicado para joias leves, quando não têm que suportar muito peso, como uma pulseira infantil;
  • Fecho Italiano: o fecho italiano é alongado, mas a abertura desse fecho é pequena, por isso eu sugiro que ele seja usado em colares leves, com acabamento de ouro e argolas bem delicadas;
  • Fecho Mosquetão ou Lagosta: o fecho lagosta é uma variação do Italiano, ele tem mais espaço em sua parte interna por causa de seu formato em gota alongada. Issoo deixa muito parecido com uma pata de lagosta. Para modelos de joias que precisam ser vestidas com uma mão só, como pulseiras ou braceletes, esse modelo de fecho facilita muito o trabalho; 
Fecho Ouro 18K MosquetãoFecho Ouro 18K Mosquetão
  • Fecho boia: geralmente confeccionado em tamanhos maiores, esse modelo de fecho possui detalhes nas bordas, que fazem com que ele se pareça uma boia de marinheiro mesmo. Esses detalhes servem para prender as argolas e deixá-las fixas. Esse posicionamento do fecho no colar faz com que ele fique muito bonito, funcionando como um adorno. 

Veja também: as melhores dicas para montar looks masculinos para casamento!

2. Fecho T: 

O fecho T consiste em uma argola grande de um lado e um pino do outro. Ele também fica muito bonito como adorno, para ser usado na frente do colar e facilita na hora de vestir braceletes.

3. Fecho com trava: 

No caso desse tipo de fecho, muito usado em colares de pérolas, ele possui dois estágios de fechamento.Um por clique e outro com uma trava de segurança, caso o primeiro não funcione, você ainda tem a trava de segurança para não deixar o colar cair.

Está gostando deste post? Então, aproveite para ver como usar escapulário!

4. Fecho gravata ou silicone:

Esse fecho tem sido muito usado nas joias mais atuais. É uma argola de ouro com um silicone bem grosso e resistente na parte interna. Ele corre pela corrente e permite o uso de comprimentos variados.

Na Virtual Joias você encontra os três modelos mais usados de fecho para suas joias terem o melhor acabamento: boia e mosquetão,pequeno e grande. 

Aproveite para continuar no nosso blog e veja quais os principais tipos de corrente de ouro!