Fundo verde água, canto superior direito duas correntes de ouro, canto inferior esquerdo em branco letra manuscrita: Correntaria: entenda e conheça os tipos

Correntes são joias lindas que combinam com diversas ocasiões. Sejam sozinhas, com um pingente ou em um mix de colares, usar um acessório como esse sempre será um diferencial em qualquer produção. 

Mas já reparou que algumas correntes são diferentes entre si? Neste post, vamos te mostrar quais são as principais características dos diferentes tipos de correntes e seus elos, para você não ter dúvidas na hora de escolher a sua! Saiba mais: 

Primeiramente, veja como as  correntes são divididas:

  • Banho da peça – pode ser ouro, prata, ródio etc.;
  • Composição – pode ser de metais nobres como ouro e prata, aço ou outros materiais;
  • Malhas e elos da corrente – são os variados tipos de formação que compõem a corrente.

Existem diversos tipos de correntes, na imagem abaixo você conhece algumas malhas disponíveis no nosso site:

Quatro tipos de malhas de correntes de prata: veneziana curta, veneziana longa, cartier longa e cartierQuatro tipos de malhas de correntes de prata: veneziana curta, veneziana longa, cartier longa e cartier

Quais são os tipos de correntes?

Vale dizer que o termo mais comum utilizado para denominar esses tipos de correntes é malha.

Existem cerca de 13 tipos de correntes, as principais delas são: Corrente Spiga/Trigo, Fígaro, Americana, Malha de Serpente, Cordão baiano, Singapura, Veneziana, Elo Português, Cartier e Groumet.

Saiba as características de algumas delas e que estão disponíveis na Virtual Joias:

CARTIER: criada por Louis Cartier, tem um estilo único. A Cartier é um ícone do ramo de joalherias, pois foi a pioneira de várias peças e padrões. Com elos achatados e de mesmo tamanho, possui um padrão perfeito.

Corrente com a malha cartier mostrando detalhesCorrente com a malha cartier mostrando detalhes

ELO PORTUGUÊS: os elos redondos dessa malha são intercalados entre si em um padrão maravilhoso na vertical e na horizontal, criando uma proporção superinteressante.

Corrente com a malha elo portuguêsCorrente com a malha elo português

GROUMET: a mais queridinha das correntes, possui o elo com espessura mais grossa. Seus elos também são longos e podem ser até duplos, o que são características bem marcantes dessa malha. 

Corrente com a malha groumet em ouro com elo com espessura mais grossa e mais longoCorrente com a malha groumet em ouro com elo com espessura mais grossa e mais longo

PIASTRINE: o efeito dessa malha é lindo, pois tem três pequenos elos, conectados a um elo maior, o que faz dela um destaque no aspecto malha.

Corrente com malha piastrine com três pequenos elos, conectados a um elo maiorCorrente com malha piastrine com três pequenos elos, conectados a um elo maior

SINGAPURA: essa malha possui um toque charmoso, pois seus elos tortos estão interligados de forma harmoniosa e formam um efeito torcido maravilhoso! 

Corrente com a malha singapura em ouroCorrente com a malha singapura em ouro

VENEZIANA: os elos dessa malha são bem unidos e quase não se vê o espaço entre eles — isso faz dela uma malha delicada e com muito brilho. 

Corrente com malha veneziana, com elos bem unidos e quase não se vê o espaço entre eleCorrente com malha veneziana, com elos bem unidos e quase não se vê o espaço entre ele

LOSANGO: a malha losango, assim como a groumet, é uma das queridinhas, pois é delicada com seu elos finos e em formato de losango. Possui um encanto único. 

Corrente com elos finos e em formato de losangoCorrente com elos finos e em formato de losango

Qual corrente é a mais resistente? 

A corrente mais resistente é a que é feita de um de material nobre, isto é, feita de Ouro 18K ou Prata 925. 

Por causa disso, os materiais mais vistos em correntes são ouro e prata, mas o que de fato comprova a qualidade é ser de uma loja de confiança, com selo de garantia, assim como a Virtual Joias. 

Qual a diferença entre corrente e colar? 

Além dos tipos de elos que diferem os modelos, temos também palavras para designar cada peça que se coloca ao redor do pescoço. São elas: corrente, colar e choker.

O colar foi um dos primeiros acessórios que os humanos usaram. No caso dele e da corrente, os dois podem ser feitos de vários materiais. E quando são feitos de metal, eles recebem o nome de corrente.

Já a gargantilha ou choker é usada mais colada no pescoço. E o que a diferencia do colar é que  o colar é o acessório que fica mais solto, sendo ele curto ou longo.

Agora você sabe quais são os tipos de correntes! Se  tem dúvidas sobre qual tamanho da corrente escolher no momento da compra, fizemos um post  com um guia especialmente para te ajudar, clique aqui

Agora ficou superfácil escolher a sua corrente lá no nosso site! Aproveite nossos preços maravilhosos! As malhas estão disponíveis também em outros acessórios, como pulseiras, colares e tornozeleiras.